Início do conteúdo
    Notícias
  • Chamada de resumos – 3º Workshop de pesquisas sobre políticas de memória [13, 14 e 15 de abril de 2026]

    Convidamos as/os interessadas/os a participarem do 3º Workshop de pesquisas sobre políticas de memória, evento organizado pelo Núcleo de Pesquisa sobre Políticas de Memória (NUPPOME | UFPEL).

    O workshop ocorrerá no formato híbrido (Online e presencial) entre os dias 13, 14 e 15/04/2026.

    O prazo para o envio de resumos encerra em 1º/12/2025 > Prorrogado até 10/12/2025.

    O evento conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCPOL | UFPEL), do Laboratório de História Política e Social (LAHPS | UFJF), do Núcleo de Estudos sobre o Estado, Instituições e Políticas Públicas (NEEIPP | UFF), do História da Ditadura (HD), do Laboratório de estudos sobre os usos políticos do passado (LUPPA | UFRGS), do Grupo de Pesquisa Memória, Democracia e Direitos Humanos (IFRS | Campus Erechim) e da Rede Brasileira de Pesquisadores de Sítios de Memória e Consciência (REBRAPESC).

    A chamada de trabalhos completa pode ser lida em:

    Chamada 3º Workshop NUPPOME 2026

  • Vigésimo primeiro número da Cadernos do NUPPOME é publicado

    Está disponível para leitura o vigésimo primeiro número da Cadernos do NUPPOME, uma publicação digital vinculada ao Núcleo de Pesquisa sobre Políticas de Memória da UFPEL.

    Nesta edição, a revista traz uma entrevista com Ana Rita Fonteles Duarte, professora de História na Universidade Federal do Ceará (UFC); um texto sobre a memória dos perpetradores das violações aos direitos humanos praticadas durante a ditadura brasileira, de Marcus Vinícius Assis da Costa; assim como outras novidades sobre políticas de memória.

    A publicação pode ser lida e baixada acessando a aba “Cadernos do NUPPOME“.

  • Coordenador do NUPPOME participa do IX Congreso Uruguayo de Ciencia Política

    Entre os dias 02 e 05/12/2025, o professor Carlos Artur Gallo, coordenador do NUPPOME, participou do IX Congreso Uruguayo de Ciencia Política. Promovido pela Asociación Uruguaya de Ciencia Política (AUCiP), e realizado na Facultad de Ciencias Sociales da Universidad de la República (UDELAR), em Montevidéu/Uruguai, o evento reuniu pesquiadoras/es de várias Instituições de Ensino e pesquisa do Cone Sul.

    No evento, o professor Carlos Artur Gallo participou do Painel ‘Contiendas contemporáneas por la democracia: derechas, memorias, conflictos y subjetivaciones’, na qual apresentou o trabalho intitulado “Más derechas, menos memoria? Un panorama sobre las políticas de memoria en un contexto de ascenso de las derechas en el Cono Sur (2015-2025)”.

    Ainda durante o congresso, a doutoranda Agustina Martiarena Pazos (UFSCAR) apresentou um trabalho realizado em co-autoria com Filipe Botelho Soares Dutra Fernandes (UFSCAR), integrante do NUPPOME, intitulado “Políticas de memoria en contextos conservadores en Uruguay y Brasil: los gobiernos Lacalle Pou, Temer y Bolsonaro”. O trabalho foi apresentado no Painel ‘Autoritarismos, memorias y órdenes políticos en América Latina’.

  • Integrante do NUPPOME participa de evento internacional na Scuola Normale Superiore (Florença, Itália)

    Entre os dias 13 e 14/11/2025, o doutorando Filipe Botelho Soares Dutra Fernandes (UFSCAR), integrante da equipe do NUPPOME, participou da Conferência Internacional “Memory and social movements in democratic crises”.

    Promovido pelo Center on Social Movement Studies (COSMOS) da Scuola Normale Superiore (SNS) de Florença (Itália), o evento foi realizado na Faculdade de Ciências Políticas e Sociais da SNS.

    No evento, Filipe Fernandes participou do Painel 8 – “Memory politics and the far-right”, no qual apresentou o trabalho intitulado “Politics of memory and right-wing governments in South America: a comparison between the governments of Mauricio Macri (Argentina, 2015–2019) and Jair Bolsonaro (Brazil, 2019–2022)”. O trabalho apresentado foi realizado em co-autoria com o professor Carlos Artur Gallo, coordenador do Núcleo.

  • Integrantes do Núcleo participam do II Seminário Discente de Ciência Política (SDCP) do PPGCPOL-UFPEL e de evento discente do PPGH-UFPEL

    Entre os dias 05 e 07/11/2025, integrantes da equipe do NUPPOME participaram do “II Seminário Discente de Ciência Política” (SDCP), evento discente organizados pelos/as estudantes do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCPOL) da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).

    No evento, Carlos Artur Gallo, Bruno Gazalle Cavichioli e Laura Feijó de Souza, todas/os integrantes do Núcleo, coordenaram o GT 5 – Justiça de transição, memória e direitos humanos, no qual apresentaram resultados parciais de suas pesquisas as/os pós-graduandas/os: Aline Soares Araujo (trabalho sobre legados autoritários no campo educacional), João Yerab Moura Carneiro (sobre justiça de transição e seus impactos no Timor-Leste), Laura Feijó de Souza (sobre legados autoritários na Segurança Pública) e Sibele Valadão Rossales (sobre lugares de memória no Brasil).

    No GT 6 – Iniciação científica, Camila Rocha da Cruz e Paula Rieth de Oliveira Huf, estudantes do curso de Ciências Sociais, apresentaram –  respectivamente – trabalhos sobre as Forças Armadas brasileiras e a tentativa de Golpe de Estado em 2023 e sobre o julgamento da ADPF 153 pelo STF em comparação ao julgamento dos golpistas do 08/01.

    Também entre os dias 05 e 07/11/2025, Sibele V. Rossales participou do “7º Encontro Discente” do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da UFPEL. No evento, coordenou, com Darlise Gonçalves (doutoranda em História), o ST – Ditadura civil-militar, e apresentou um trabalho sobre a Penitenciária Feminina Madre Pelletier (PFMP) durante a ditadura.

  • Coordenador do NUPPOME participa do 49º Encontro Anual da ANPOCS

    Entre os dias 22 e 24/10/2025, o professor Carlos Artur Gallo, coordenador do NUPPOME, participou do 49º Encontro Anual da ANPOCS.

    Promovido pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS), o evento foi realizado de forma Online, entre os dias 15 a 17/10, e presencial, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em Campinas, entre os dias 22 e 24/10.

    Na etapa presencial, o professor Carlos Artur Gallo participou do GT 54 – “Forças Armadas, Estado e Sociedade”, no qual apresentou o trabalho intitulado “Forças Armadas, políticas de memória e controle civil sobre os militares: perspectivas sobre o Governo Lula 3”.

    Durante o evento, foi lançado o número 141 da “Cadernos CEDEC”, no qual foi publicado um artigo do professor Carlos que foi elaborado com base em sua participação na MR 10 – “Implicados pelas crises do tempo presente: pesquisa e ação sobre memória em momentos de inflexão política”, realizada no 48º Encontro Anual da ANPOCS . A MR foi coordenada por Mariele Troiano (UFF), e contou, ainda, com a participação de Andrei Koerner (Unicamp), Celly Cook Inatomi (Unicamp) e Mírian Gonçalves (Instituto Declatra).

  • Estudantes do Núcleo apresentam trabalhos na 11ª SIIEPE / UFPEL

    Entre os dias 20 e 24/10/2025, estudantes que fazem parte da equipe do NUPPOME apresentaram resultados parciais de suas pesquisas na 11a. Semana Integrada de Inovação, Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal de Pelotas – SIIEPE / UFPEL.

    No dia 21/10, Isadora Vieira Chagas (PBIP-AF/UFPEL) – em co-autoria com Aline Soares Araujo – e Gabriela da Silva Terra, apresentaram seus trabalhos na 34ª Edição do Congresso de Iniciação Científica (CIC).

    Os trabalhos apresentados no CIC estão todos vinculados ao projeto de pesquisa “Políticas de memória em perspectiva comparada” ou aos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC’s) realizados pelas estudantes.

    Ainda no dia 21/10, João Yerab Moura Carneiro e Laura Feijó de Souza, estudantes do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCPOL), apresentaram seus trabalhos na 27ª Edição do Encontro de Pós-Graduação (ENPOS).

    Os trabalhos apresentados no ENPOS, por sua vez, estão todos vinculados aos projetos de pesquisa desenvolvidos pelas/os estudantes no âmbito da Pós-Graduação, e continham dados e análises parciais sobre Brasil e Timor Leste.

    Também no âmbito da SIIEPE, integrantes do NUPPOME divulgaram, na tarde do dia 22/10, o trabalho que vem sendo realizado pelo Núcleo na primeira edição da “Rua da Ciência”. Participaram desta atividade como representantes do Núcleo as estudantes Aline Soares Araujo, Camila Rocha da Cruz, Isadora Vieira Chagas, Laura Feijó de Souza e Paula Rieth de Oliveira Huf.

  • Integrantes do NUPPOME participam de Seminário no PPG Ciência Política da UFRGS

    Entre os dias 08 e 10/10/2025, integrantes da equipe do NUPPOME, participaram do Seminário Discente de Ciência Política (SDCP) – “Aos olhos da democracia: 40 anos do fim da ditadura militar”, evento organizado pelas/os discentes do curso e promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCP/UFRGS) e realizado no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH/UFRGS), em Porto Alegre.

    No evento, os professores Bruno Boti Bernardi (UFGD) e Carlos Artur Gallo (coordenador do Núcleo), ambos integrantes do NUPPOME, participaram, conjuntamente com a professora Janaina de Almeida Teles (UEMG), da mesa de abertura do evento, intitulada “Memórias da resistência: quatro décadas sem ditadura”. A mesa foi mediada pelo também integrante do Núcleo, professor Christian Jecov Schallenmüller (UFRGS), e pelo doutorando Oscar Guillot (UFRGS).

    Além da participação na mesa de abertura, outras/os integrantes da nossa equipe participaram do evento apresentando trabalhos.

    Bruno Gazalle Cavichioli (Doutor em Ciência Política pela UFPEL), e Laura Silva Costa (mestranda em Ciência Política) participaram do GT 2 – Instituições Políticas e Estudos sobre Elites, apresentando, respectivamente, os trabalhos intitulados “Um fascismo interrompido? Notas sobre as particularidades do regime franquista durante a era dos fascismos” e “Relembrar o passado, disputar o presente: as narrativas distintas sobre o Golpe de 2009 em Honduras”. A estudante Laura S. Costa apresentou, ainda, o trabalho “A institucionalização da violência e o terrorismo de Estado no Brasil durante a ditadura de 1964” (em coautoria com Julia Rudrigues).

    Filipe Botelho Soares Dutra Fernandes (doutorando em Ciência Política na UFSCAR), Laura Feijó de Souza (doutoranda em Ciência Política na UFPEL) e Paula Rieth de Oliveira Huf (graduanda em Ciências Sociais na UFPEL) participaram do GT 4 – Teoria política, democracia e participação, apresentando, respectivamente, os trabalhos intitulados “Comissões da verdade: um panorama do comissionismo no Brasil (2011-2024)”, “Transições democráticas e modelos de policiamento ostensivo: uma análise comparada das polícias estaduais no Brasil e provinciais na Argentina (1960-2024)” e “As lições que o silêncio não ensina: políticas de memória, ensino de sociologia e educação democrática”.

  • Integrantes do NUPPOME participam do VII Marcas da Memória em Santa Catarina

    Entre os dias 22 e 24/09/2025, Carlos Artur Gallo, Camila Rocha da Cruz, Isadora Vieira Chagas e Laura Feijó de Souza, todas/os integrantes do NUPPOME, participaram do VII Marcas da Memória, evento promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina (PPGCL/UNISUL) e realizado no Campus Pedra Branca da UNISUL, na cidade de Palhoça, em Santa Catarina.

    No evento, o professor Carlos Artur Gallo, coordenador do Núcleo, participou do Simpósio I – Direitos Humanos, apresentando o trabalho intitulado “Políticas de memória sob o Governo Lula 3: das expectativas á realidade”. No mesmo Simpósio, Isadora Vieira Chagas (graduanda em Direito na UFPEL e bolsista de iniciação científica) e Laura Feijó de Souza (doutoranda em Ciência Política) apresentaram, em coautoria, o trabalho “Do silêncio à sentença; a persistência da violência policial e a justiça internacional”.

    No Simpósio II – Ditadura, Camila Rocha da Cruz (graduanda em Ciências Sociais na UFPEL e bolsista de iniciação científica) apresentou o trabalho intitulado “Como se julga um Golpe de Estado? Paralelos entre 1964 e 2023 à luz dos legados autoritários”.

    Ainda durante o evento, Carlos Artur Gallo e Laura Feijó de Souza participaram de uma sessão coletiva de lançamento de livros, divulgando a publicação do e-book “Políticas de memória, democracia e sociedade: novas contribuições, perspectivas e experiências”, publicado em junho deste ano.

  • Integrante do NUPPOME participa do V Congresso Internacional da ABRE na Universidad de Salamanca (Espanha)

    Entre os dias 16 e 19 de setembro de 2025, Filipe Botelho Soares Dutra Fernandes, doutorando em Ciência Política na Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e integrante da equipe do NUPPOME, participou do V Congresso Internacional da Associação de Brasilianistas na Europa (ABRE), realizado na Universidad de Salamanca (USAL), na Espanha.

    No evento, organizado numa parceria entre a ABRE, a USAL e o Instituto de Estudios Brasileños da USAL, o doutorando, que atualmente realiza seu Estágio Doutoral com bolsa do PDSE-CAPES na Universidad de Santiago de Compostela (USC), participou do Painel 15 ‘Novas abordagens para compreender a ditadura militar brasileira e seus legados hoje’.

    No Painel, coordenado pelos professores James Green (Brown University, Estados Unidos da América) e Maud Chirio (Universidad Gustave Eiffel, França), Filipe Fernandes apresentou o trabalho intitulado ‘Políticas de memória no Brasil: novas perspectivas a partir de 2022’.