Pesquisadores do Núcleo participam de eventos sobre os 40 anos da Lei da Anistia
Na quarta-feira passada, dia 28/08, completaram-se 40 anos da edição da Lei 6.683/1979, popularmente conhecida como a “Lei da Anistia”. Diversas atividades alusivas à passagem dos 40 anos da publicação da lei estão/estarão realizadas no país ao longo deste semestre.
Para tratar do tema, abordando o impacto da norma no passado, no presente, e, também, no futuro do país, participaram de atividades realizadas em São Paulo e em Porto Alegre, respectivamente, os professores Bruno Boti Bernardi (UFGD) e Carlos Artur Gallo (UFPel), ambos pesquisadores vinculados ao NUPPOME.
No seminário internacional “Os 40 anos da anistia e o legado das ditaduras na América Latina”, realizado em São Paulo entre os dias 26 e 28 de agosto, o professor Bruno Boti Bernardi partitipou da mesa “A anistia, o direito internacional e o STF”.
No ciclo de conferências “Anistia: um passado presente?”, realizado em Porto Alegre entre os dias 27 e 30 de agosto, o professor Carlos Artur Gallo participou da mesa “A lei de anistia e a justiça de transição no Brasil”.