Início do conteúdo

Integrantes do NUPPOME participam de Seminário no PPG Ciência Política da UFRGS

Entre os dias 08 e 10/10/2025, integrantes da equipe do NUPPOME, participaram do Seminário Discente de Ciência Política (SDCP) – “Aos olhos da democracia: 40 anos do fim da ditadura militar”, evento organizado pelas/os discentes do curso e promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCP/UFRGS) e realizado no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH/UFRGS), em Porto Alegre.

No evento, os professores Bruno Boti Bernardi (UFGD) e Carlos Artur Gallo (coordenador do Núcleo), ambos integrantes do NUPPOME, participaram, conjuntamente com a professora Janaina de Almeida Teles (UEMG), da mesa de abertura do evento, intitulada “Memórias da resistência: quatro décadas sem ditadura”. A mesa foi mediada pelo também integrante do Núcleo, professor Christian Jecov Schallenmüller (UFRGS), e pelo doutorando Oscar Guillot (UFRGS).

Além da participação na mesa de abertura, outras/os integrantes da nossa equipe participaram do evento apresentando trabalhos.

Bruno Gazalle Cavichioli (Doutor em Ciência Política pela UFPEL), e Laura Silva Costa (mestranda em Ciência Política) participaram do GT 2 – Instituições Políticas e Estudos sobre Elites, apresentando, respectivamente, os trabalhos intitulados “Um fascismo interrompido? Notas sobre as particularidades do regime franquista durante a era dos fascismos” e “Relembrar o passado, disputar o presente: as narrativas distintas sobre o Golpe de 2009 em Honduras”. A estudante Laura S. Costa apresentou, ainda, o trabalho “A institucionalização da violência e o terrorismo de Estado no Brasil durante a ditadura de 1964” (em coautoria com Julia Rudrigues).

Filipe Botelho Soares Dutra Fernandes (doutorando em Ciência Política na UFSCAR), Laura Feijó de Souza (doutoranda em Ciência Política na UFPEL) e Paula Rieth de Oliveira Huf (graduanda em Ciências Sociais na UFPEL) participaram do GT 4 – Teoria política, democracia e participação, apresentando, respectivamente, os trabalhos intitulados “Comissões da verdade: um panorama do comissionismo no Brasil (2011-2024)”, “Transições democráticas e modelos de policiamento ostensivo: uma análise comparada das polícias estaduais no Brasil e provinciais na Argentina (1960-2024)” e “As lições que o silêncio não ensina: políticas de memória, ensino de sociologia e educação democrática”.

Publicado em 13/10/2025, na categoria Notícias.