Lançamento da coletânea “Ecos do comissionismo no Brasil” (Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2023)
Acaba de ser lançada a coletânea “Ecos do comissionismo no Brasil: as comissões estaduais da verdade, seus desafios e seus legados” (Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2023. 216p.). Organizada pelas/os docentes Carlos Artur Gallo, Andrés Del Río e Tatyana de Amaral Maia, todas/os integrantes do NUPPOME, a publicação foi financiada pela FAPERGS, no âmbito de um projeto de pesquisa contemplado com o Edital de Auxílio Recém-Doutor (Edital nº 10/2020).
O objetivo desta coletânea é contribuir para uma agenda de pesquisas sobre as Comissões Estaduais da Verdade (CEV), analisando sua atuação e seu legado para a recomposição do passado recente e para a construção de estratégias visando a não repetição. Os capítulos que compõem a obra abrangem experiências das CEV que foram criadas em diferentes regiões do país. Há capítulos, nesse sentido, que abordam especificamente o trabalho realizado pelas CEV da Paraíba, de Pernambuco, de Minas Gerais, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná. Há, ainda, um capítulo que traça um panorama das Comissões criadas em unidades subnacionais em todas as regiões do país. Encerra a coletânea um Apêndice sobre as CEV da Região Sul do Brasil.
Entre as/os autoras/es dos capítulos, encontram-se pesquisadoras/es vinculados à Universidades tais como a UFPel, UFRGS, UFJF, UFF, UERJ, UFSCar, UnB e UFPB.
A obra encontra-se em pré-venda no site da Amazon e um PDF com o Sumário e as primeiras páginas pode ser acessado em: 2023 Ecos do comissionismo – primeiras páginas
Link para aquisição da coletânea: Ecos do comissionismo no Brasil Amazon