8º Prêmio Afubra/Nimeq abre inscrições

O 8º Prêmio Afubra/Nimeq de Inovação Tecnológica em Máquinas Agrícolas para Agricultura Familiar está com as inscrições abertas, gratuitamente. Em qualquer uma das categorias, a inscrição deve ser feita por meio de formulário eletrônico disponível no site www.afubra.com.br/expoagro, onde se encontra o regulamento. Para maiores informações, pelo telefone: (51) 3713-7715/7727 – e-mail: expoagro@afubra.com.br). Para as categorias Pesquisa e Desenvolvimento e Inventor, o prazo das inscrições se encerra no dia 17 de fevereiro. Já para a categoria Empresa o prazo se estende até 03 de março.

O coordenador do Prêmio Afubra/Nimeq, Márcio Guimarães, salienta a importância do Prêmio, uma vez que as inovações tecnológicas, normalmente, partem de necessidades identificadas no setor. “O Prêmio é um dos caminhos para a busca de soluções inovadoras para o dia-dia do setor agropecuário”.

A categoria Inventor é para agricultores, inventores e/ou pequenas oficinas que não se caracterizam como fábricas ou empresas. Ambos precisam estar empregados na agricultura. A categoria é destinada para inventos de máquinas, equipamentos ou ferramentas agrícolas inovadoras. De todas as máquinas inscritas, a comissão julgadora selecionará três para serem expostas na 21ª Expoagro Afubra. Os critérios para seleção são: originalidade e criatividade, praticidade do equipamento em facilitar e agilizar o trabalho no campo, viabilidade de sua fabricação em larga escala, menor impacto social e ambiental e relação custo/benefício.

Na categoria Empresa, podem se inscrever empresas expositoras da 21ª Expoagro Afubra, que sejam fabricantes de máquinas, equipamentos e/ou componentes agrícolas, inclusive, sistemas informatizados para o uso no meio rural, produzidos e fabricados no Brasil. A comissão julgadora analisará: novidade na fabricação, constituam-se como inovação tecnológica ou aperfeiçoamento, contribuam para a produtividade agrícola e para a preservação do meio ambiente. Podem concorrer, também, as máquinas ou equipamentos agrícolas que estejam sendo desenvolvidos por fabricantes ou consórcios de fabricantes em conjunto ou não com instituições de pesquisa, ainda que em fase de protótipo. Os equipamentos devem estar expostos durante os quatro dias da feira.

A categoria Pesquisa e Desenvolvimento premiará inovações tecnológicas em máquinas, equipamentos e/ou componentes agrícolas, desenvolvidas por Instituições de Pesquisa e Instituições de Ensino Superior, Técnico e Médio. Serão considerados o objetivo (qual o problema que pretende resolver), originalidade e criatividade, praticidade do equipamento em facilitar e agilizar o trabalho no campo, viabilidade de sua fabricação em larga escala, menor impacto social e ambiental e relação custo/benefício.

Os ganhadores das categorias Empresa e Pesquisa e Desenvolvimento receberão troféus e certificados alusivos ao evento. Já os vencedores da categoria Inventor recebem, além de troféus e certificados, vales-compra nas lojas da Agro-Comercial Afubra, com os seguintes valores: vale-compra no valor de R$ 2.500,00 para o 1º Lugar; vale-compra no valor de R$ 1.500,00 para o 2º Lugar; e vale-compra no valor de R$ 1.000,00 para o 3º Lugar. A divulgação será feita durante a Expoagro Afubra 2023 (21 a 24 de março).

O Prêmio é uma promoção da Afubra com o Núcleo de Inovação em Máquinas e Equipamentos Agrícolas da Universidade Federal de Pelotas (Nimeq/Ufpel), e conta com a parceira da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Texto: Jorn. Luciana Jost Radtke/Foto: Arquivo/Afubra