Início do conteúdo
Histórico

O Núcleo de Estudos de Tecnologias em Geociências (NETGeo) surge a partir do contexto da Reestruturação e Expansão das Universidades Brasileiras (REUNI). Durante o período de implantação do REUNI, no ano de 2009, amplos debates na UFPel convergem para a criação de um curso de graduação dedicado a difusão dos conhecimentos das Geotecnologias, principalmente pelo déficit de profissionais habilitados para a execução de levantamentos multifinalitários e a produção de documentos cartográficos.

Visto esta demanda, em 2010 foi criado o Curso Superior de Tecnologia em Geoprocessamento, através dos esforços dos Professores Doutores Luis Eduardo Silveira da Mota Novaes e Adelir José Strider. Para a implantação do projeto pedagógico deste curso recém criado, foi realizada a contração dos primeiros Professores Doutores Angélica Cirolini e Alexandre Felipe Bruch.

A partir dos esforços investidos na consolidação do CST em Geoprocessamento, Engenharia Geológica e de Petróleo, os professores observaram a necessidade de divulgar eventos científicos, publicações, projetos de pesquisa e pesquisadores atrelados às Geotecnologias perante os acadêmicos e a comunidade em geral. Sendo assim, em agosto de 2010 foi criado o NETGeo, primeiramente com o nome “Núcleo de Estudos em Tecnologias do Geoprocessamento” e, em seguida, ampliada sua área para as Geociências, então sendo registrado como “Núcleo de Estudos de Tecnologias em Geociências”.