Lifemed aposta em IoT e Big Data para o desenvolvimento do Healthcare 4.0

               A indústria Lifemed (https://www.lifemed.com.br/), formada por 100% de capital nacional, atua na atividade industrial há mais de quatro décadas. A empresa desenvolve e fabrica produtos e equipamentos médicos e hospitalares. Atualmente ela possui duas unidades industriais, a matriz em São Paulo, e uma moderna unidade de produção em Pelotas.

        A Lifemed destaca-se pela expressiva dedicação e empenho em P&D de novos produtos de qualidade e confiabilidade, buscando sempre melhorias e inovações para o mercado do setor médico hospitalar. A empresa está preparada para demandas dos constantes aprimoramentos e progresso científico nacional e mundial. É perceptível a relação da Lifemed com os conceitos da Indústria 4.0. Nos produtos e serviços da empresa, é notório a percepção de conceitos como IoT, ligando equipamentos a um sistema de rede, e Big Data, a fim de analisar os dados, em um ambiente de cybersegurança.

  • Desafios

               A empresa com seu conhecimento no ramo de tecnologia na área da saúde notou um gargalo dentro dos hospitais públicos e privados. A falta de tecnologias 4.0 dentro dos hospitais torna suas rotinas meramente manuais. Processos como a coleta de dados e seus lançamentos no sistema deixavam margens para possíveis erros humanos que viriam a interferir em resultados clínicos críticos.

         A Lifemed elabora produtos com conceito de conectividade, que podem ser integrados aos aparelhos e permitem o monitoramento em tempo real de todos os parâmetros fisiológicos, sinais vitais e dados clínicos do paciente. Tais aparelhos têm software específico para registro da coleta e análise de dados, o que promove o acompanhamento da evolução dos pacientes com maior qualidade.

  • Solução

              Foi em 2015 que a Lifemed adquiriu a empresa de software Signove a fim de concretizar o serviço de monitoramento remoto. Com o intuito de achar melhorias em relação ao acompanhamento manual dos pacientes, a empresa decidiu criar uma plataforma de monitorização, a INTEGRARE/LIFEVIEW. A INTEGRARE/LIFEVIEW permite enviar os dados clínicos dos pacientes em tempo real, eliminando também possíveis erros de registro manual.

  • Benefícios

               Desta forma, a Lifemed abre novas oportunidades de avanços tecnológicos na área da saúde, promovendo a melhoria nas condições de trabalho do profissional, otimizando o processo de assistência e aumentando a segurança do paciente.

Post original na Rede Indústria 4.0: https://redeindustria40.com.br/lifemed-aposta-em-iot-e-big-data-para-o-desenvolvimento-do-healthcare-4-0/

Trabalho elaborado pelo NEAI 4.0 (Núcleo de Estudos Aplicados em Indústria 4.0) da Universidade Federal de Pelotas, Thomas Fernandes e Leonardo Reichow da indústria Lifemed.

Esta entrada foi publicada em Publicações. Adicione o link permanente aos seus favoritos.