Linhas de Pesquisa

Gestão da Produção

Estudar sistemas que visam atender as novas demandas e novos desafios através da inserção da tecnologia é o foco desta linha de pesquisa. Nesta nova fase as máquinas passam a atuar de forma inteligente para apoiar as decisões dos gestores. A comunicação, integração e conectividade desses sistemas tornam os processos mais rápidos e flexíveis. Pretende-se propor soluções tecnologias tecnológicas integradas, conectando o mundo produtivo aos recentes avanços da computação em nuvem e dos aplicativos.

Gestão de serviços

No gerenciamento de serviços a tecnologia da informação torna as empresas competitivas. Nesse sentido, essa linha visa estudar os avanços na coleta e no processamento de dados em nuvem para propor soluções inovadoras na relação entre clientes e os fornecedores de serviços, utilizando ciência de dados e desenvolvendo soluções com inteligência artificial, criando soluções únicas e customizadas para cada modelo de negócio.

Saúde e Segurança do Trabalho

Realizar estudos sobre a utilização de elementos da Indústria 4.0 aplicados na prevenção de acidentes de trabalho. Percebe-se o uso destas tecnologias para o bem estar laboral dos colaboradores, como por exemplo, o uso de algoritmos para a análise de dados de acidentes de trabalho (princípio do Big Data), inserção de Inteligência Artificial (IA) e sistema IoT (Internet das Coisas) para controle simultâneo de situações de risco de acidentes. Logo, conhecer essas iniciativas são fundamentais.

Esta entrada foi publicada em Linhas de pesquisa. Adicione o link permanente aos seus favoritos.