Início do conteúdo
Rede PHI

EQUIPE  LINHA DO TEMPO  PRODUÇÃO ACADÊMICA TRABALHOS POSTADOS  SELEÇÃO DE TRABALHOS 

Resumo: Divulgação na Rede Patrimônio Histórico + Cultural Iberoamericano (PHI) dos trabalhos produzidos pelos acadêmicos da FAUrb-UFPel que abordam a temática das intervenções no patrimônio cultural. A rede PHI é um esforço conjunto de universidades de oito países de língua portuguesa e espanhola para divulgar projetos acadêmicos de intervenção no patrimônio histórico de seus respectivos países. Os trabalhos dos alunos podem ser de graduação ou pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado), desde que abordem projetos de intervenção arquitetônica ou urbana.

Sobre a Rede PHI:

“O projeto PATRIMÔNIO HISTÓRICO CULTURAL IBEROAMERICANO – PHI, iniciado em 2011, propõe o desenvolvimento de um sistema inovador de informação de escala global, baseado nas capacidades do mundo universitário, permanentemente atualizado através da produção discente no nível de pós-graduação e graduação (trabalhos de conclusão de curso). O sistema se apresenta em base de dados virtual,  no site: https://phi.aq.upm.es/static/#

O seu objetivo é criar uma plataforma que permita um melhor conhecimento da produção acadêmica de temas ligadas ao patrimônio cultural e o valor estratégico a ele associado. O PHI pretende, além disso, facilitar a difusão destes valores ao grande público e converter-se em um instrumento de pesquisa, catalogação e ajuda na tomada de decisões tanto na elaboração de trabalhos acadêmicos quanto dos principais agentes de cooperação e das instituições públicas ou privadas interessadas em programas de investimento no campo da reabilitação, conservação a proteção do patrimônio. Além disso, a Rede PHI Brasil se constitui no Fórum Brasileiro especializado em questões ligadas ao Ensino de Patrimônio no Brasil, possibilitando a troca de experiências entre docentes e discentes, de forma a garantir o avanço neste campo e área de conhecimento. A Rede PHI Brasil ainda se associa ao ICOMOS Brasil através do Comitê Científico para Educação para o Patrimônio e ICOMOS Internacional através do Scientific Committee for Training.

A internacionalização do desenvolvimento científico e da cooperação internacional é, hoje, uma necessidade premente e está na agenda de nossas principais instituições de ciência e universidades públicas. É incontestável a necessidade de esforços de cooperação para a busca de melhores resultados, a atualização da formação e o trânsito livre do conhecimento. Para tanto são necessárias ações específicas e coerentes que tornem esta interação adequada e possível. Neste sentido, a REDE PHI, através de comitês científicos internacionais e brasileiro, objetiva a realização de eventos, fortalecendo a articulação em rede, com vistas à preservação do patrimônio histórico ibero-americano.”