Datas comemorativas

Dia Nacional do Choro – 23 de abril.

Hoje é o Dia Nacional do Choro, e a gente quer saber: você sabe por que o dia 23 de abril foi escolhido para comemorar essa data? Neste dia, em 1897, nascia no Rio de Janeiro uma das figuras exponenciais da música popular brasileira: Pixinguinha! Além de ser um compositor de destaque na música nacional, ele contribuiu diretamente para que o choro encontrasse uma forma musical definitiva.

O choro surgiu no cenário musical brasileiro no final do século 19, tendo destaque os músicos Callado, Anacleto de Medeiros, Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth. Esse gênero era resultado da mescla entre elementos da música africana e europeia, sendo executado neste período principalmente por funcionários públicos, instrumentistas de baseadas militares e operários têxteis.

A escolha do termo ‘choro’ para denominar este gênero musical, perpassa diversas teorias, porém, umas das mais difundidas é que o termo surge devido aos sons plangentes, que induziam uma sensação de melancolia na musica. Popularmente chamado de chorinho, este gênero é tido como a primeira música popular urbana típica do Brasil, e hoje ultrapassa os 130 anos de existência!

Dia Nacional do Disco de Vinil – 20 de abril.

Você conhece a história do Disco de Vinil? Sabia que hoje é o dia dele? Aqui no Brasil, o dia 20 de abril foi escolhido para ser o dia do Disco de Vinil em homenagem a data de morte do músico brasileiro Ataulfo Alves, cantor e compositor de samba, que morreu em 1968.

O Disco de vinil, conhecido simplesmente como Vinil ou Long Playing Record (LP) [1] é uma chapa, fabricada através de processos eletromecânicos (como galvanoplastia e prensagem), feita de policloreto de vinila. Esse modelo de armazenamento de áudio foi inventado pelo engenheiro Peter Carl Goldmark para substituir os velhos discos de 78 rpm, e passou a ser utilizado em junho de 1948.

Utilizados para a veiculação de álbuns completos (ao vivo, coletânea, de estúdio, de grandes êxitos, ou de remisturas), os LP’s tinham a capacidade máxima de rodar de 23 a 30 minutos por cada lado do disco.

Desde o início da sua comercialização, em 1948, enfrentou a concorrência de diversos formatos similares, como a fita cassete e o cartucho ou stereo 8, porém nenhum desses chegou a ameaçar a posição dos LP’s como principal meio de armazenamento de áudio entre os anos de 1960 e 1980. Foi apenas com a invenção do CD que iniciou-se o declínio do disco de vinil. Apesar disso, a partir da década de 2000 a indústria registou um novo interesse neste formato de armazenamento musical, e o aumento das vendas dos LP’s até os dias de hoje.

Compartilhe com outras pessoas para conhecerem mais sobre o mundo da música!