Dia nacional do Choro – 23 de abril.

Hoje é o Dia Nacional do Choro, e a gente quer saber: você sabe por que o dia 23 de abril foi escolhido para comemorar essa data? Neste dia, em 1897, nascia no Rio de Janeiro uma das figuras exponenciais da música popular brasileira: Pixinguinha! Além de ser um compositor de destaque na música nacional, ele contribuiu diretamente para que o choro encontrasse uma forma musical definitiva.

O choro surgiu no cenário musical brasileiro no final do século 19, tendo destaque os músicos Callado, Anacleto de Medeiros, Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth. Esse gênero era resultado da mescla entre elementos da música africana e europeia, sendo executado neste período principalmente por funcionários públicos, instrumentistas de baseadas militares e operários têxteis.

A escolha do termo ‘choro’ para denominar este gênero musical, perpassa diversas teorias, porém, umas das mais difundidas é que o termo surge devido aos sons plangentes, que induziam uma sensação de melancolia na musica. Popularmente chamado de chorinho, este gênero é tido como a primeira música popular urbana típica do Brasil, e hoje ultrapassa os 130 anos de existência!

Publicado em 24/04/2021, na categoria Datas comemorativas.