PIBID Música UFPel

Por Regiana Blank Wille

Bem-vindo, bem-vinda a nossa página!! Este é um espaço que construímos para compartilhar o que vem sendo feito pelo PIBID – Música da Universidade Federal de Pelotas. A sigla PIBID significa Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, e é uma das iniciativas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O PIBID é uma iniciativa para aperfeiçoar e valorizar a formação de professores para a educação básica. O programa concede bolsas aos alunos de licenciatura que participam desse projeto em Instituições de Educação Superior (IES), em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Este programa é um dos principais incentivadores da docência e proporciona parcerias entre escola e universidade em um processo de construção conjunta para a formação do licenciando. Acreditamos em uma Educação, e Educação Musical, que priorizem o humano e suas relações fundamentadas no diálogo, na curiosidade, na autonomia, na alteridade e no afeto. Para isso nossos futuros professores precisam ser conscientes sobre suas potencialidades e poder de transformação da sociedade. Mas que para que tenhamos uma educação musical de fato humanizadora, é necessário então formar professores mais humanizados, e que possam auxiliar no processo de humanização de seus educandos. Acreditamos que, na formação inicial, ao estarem inseridos em um projeto como o PIBID, os futuros professores aprendem e ensinam num processo que pode ser muito útil para sua futura atuação profissional como educador musical. O PIBID oferece a experiência para que os licenciandos conheçam, atuem e envolvam-se de maneira significativa na escola. Nesta edição, temos acadêmicos atuando em duas escolas municipais de ensino fundamental da Rede Municipal de Pelotas: EMEF Joaquim Nabuco e EMEF Santa Irene.

Nossa organização se dá em estudos e discussões sobre:

– os textos legais: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica, Base Nacional Comum Curricular, Projetos Pedagógicos das escolas;

– estudos teóricos-metodológicos e discussões sobre diferentes temas relacionados aos processos de ensino e de aprendizagem, relação teoria e prática, currículo, educação inclusiva, diversidade e profissão docente;

– encontros semanais do subprojeto, com a coordenadora de área, supervisores e licenciandos, para organização, planejamento, estudos, registro e sistematização das ações;

– encontros semanais nas escolas para diagnóstico, planejamento e desenvolvimento das ações, registro e sistematização das atividades realizadas, coordenado pelos supervisores da escola, com a participação dos alunos de iniciação à docência, sob orientação do coordenador de área;

– encontros mensais de coordenadores de área com a coordenação institucional, bem como reuniões ampliadas com todos os supervisores e representantes dos alunos de iniciação à docência;

Neste espaço queremos trazer um pouco do realizamos nas escolas, das experiências do ensinar e aprender, experiências essas que são significativas para nós que estamos envolvidos no, e com, o PIBID pois trazem aprendizagens da própria profissão pensadas com compromisso e respeito com práticas mais humanizadoras.

Publicado em 20/04/2021, na categoria Notícias.