Rochas

O que são rochas ?

Fonte: Grand Canyon nos EUA-Arizona

O termo rocha é usado para descrever uma associação de minerais que, por diferentes motivos geológico, acabam ficando intimamente unidos. Embora coesa e, muitas vezes, dura , a rocha não é homogênea. Ela não tem continuidade física de um mineral e, portanto, pode ser subdividida em todos os seus minerais constituintes.

São classificadas em Ígneas, Sedimentares e Metamórficas.

Ciclo das rochas

As rochas, em geral, como sistemas abertos que são, compostas por mine­rais (que neste contexto podemos entender como sub-sistemas), perdem esta­bilidade sempre que saem do ambiente em que foram geradas. Ainda que muito lentamente, à escala humana de avaliação do tempo, os minerais dessas rochas tendem a adaptar-se aos novos parâmetros termodinâmicos e químicos, modi­ficando-se química e estruturalmente.

Fonte: https://abre.ai/cesk

As modificações geológicas, geográficas e biológicas estão registadas e preser­vadas nas rochas que se geraram ao longo de cada episódio da história da Terra. As rochas são geradas por processos naturais, desde épocas remotas, e teste­munham as condições em que se originaram. Quando a rocha é sujeita a outras condições, a sua textura e/ou os seus minerais transformam-se por modificações no estado sólido, por fusão parcial ou total ou por meteorização física e/ou química.

Portanto, rochas sedimentares, rochas metamórficas e rochas magmáticas estão profundamente relacionadas, pois a mesma matéria pode integrar diferentes tipos litológicos.

Fonte: http://cienciasdavidaedaterra25.blogspot.com/2011/09/ciclo-das-rochas.html

Nesta sequência de processos das rochas podem considerar-se diferentes etapas:

  • As rochas sedimentares são produto de processos externos que caracterizam o domínio sedimentar. Meteorização, erosão, sedimentação e diagénese são proces­sos característicos deste domínio.
  •  Se as rochas sedimentares aprofundam na crusta, ficam submetidas ao peso das rochas suprajacentes. Podem ainda ser comprimidas, devido a tensões que se geram no interior da Terra, experimentando simultaneamente um aquecimento progressivo.
  • Quando os valores das tensões e da temperatura ultrapassam os limites supe­riores da diagénese, as rochas entram no domínio do metamorfismo, em que se verificam alterações essencialmente no estado sólido. Formam-se assim novos minerais a partir dos minerais das rochas preexistentes, que assumem nova forma e orientação.
  •  Se as condições de temperatura e de pressão são tais que provocam a fusão dos minerais que constituem as rochas, passa-se ao domínio do magmatismo, origi­nando-se magmas. Os magmas, ao movimentarem-se na crusta, podem experi­mentar um arrefecimento progressivo, o que leva à consolidação e formação de rochas magmáticas.
  •  As rochas geradas em profundidade, quer sejam magmáticas quer sejam metamórficas, podem ser soerguidas devido aos movimentos da crusta. A remoção das rochas suprajacentes pela erosão acaba por pôr as rochas que se formaram em profundidade a descoberto, expostas na superfície terrestre.

 

Fonte: http://cienciasdavidaedaterra25.blogspot.com/2011/09/ciclo-das-rochas.html