MUSEU DE SOLOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

O solo está presente em cotidiano e têm uma importância significativa para a sociedade, sendo utilizado para diversas finalidades. Este é um recurso natural encontrado em diferentes posições na paisagem, originado a partir da atuação do clima e dos organismos vivos sobre o material de origem, sendo modificado pelas atividades do homem. É um componente fundamental do ecossistema terrestre, pois exerce múltiplas funções ambientais e antrópicas, tais como: regulação do fluxo hídrico do planeta (armazenamento, escoamento e infiltração das águas da chuva e de irrigação), armazenamento e ciclagem de nutrientes para as plantas, suporte e fonte de nutrientes, habitat para organismos, meio para obras de engenharia e descarte de resíduos, fonte de material bruto (material para aterros, fabricação de telhas, tijolos, etc.), além de essencial do ponto de vista agrícola, na produção de alimentos, madeira, fibras,etc.

Para que se possa dinamizar o ensino em ciência do solo, as instituições de ensino vêm diversificando cada vez mais o processo de ensino-aprendizagem através de metodologias mais específicas para cada curso bem como para cada perfil de de aluno. Uma estratégia adotada por algumas universidades do Brasil, para cursos voltados as Ciências Agrárias, é a confecção de monólitos de solos. Estes por sua vez podem demonstrar, dentro da sala de aula ou em um laboratório, a realidade do campo ou a diversidade de tipos de solos que podem ser encontrados em uma região, estado ou país.
Dessa maneira a confecção de monólitos de solos serve para como instrumento difusor do conhecimento nos campos da Geologia e da Pedologia, além de facilitar a prática pedagógica nestes ramos da ciência e conscientizar sobre a importância dos solos para a vida das pessoas, ampliando a compreensão de que estes recursos constituem parte essencial do meio ambiente.

O objetivo deste projeto é desenvolver métodos didáticos para auxiliar no ensino da Ciência do Solo, utilizando Monolitos de Solo como ferramenta principal.
Serão selecionados 17 tipos de solos, visando exemplificar todas as regiões do Estado do Rio Grande do Sul com prioridade para os solos da região sul do Estado, incluindo de forma completa os de ocorrência no município de Pelotas.

Este projeto é de cunho permanente, ou seja, os materiais que serão coletados ficaram expostos constantemente. Portanto, tendo em vista que com o acumulo dos monolitos coletados teremos que viabilizar um local que possa acomodar todos bem como as suas informações, assim poderá ser dado sequência na ampliação do projeto. Este local servira como um Museu de Solos, onde terá acesso a visitantes ampliando assim o acesso aos monolitos por parte de toda comunidade.

Professor Responsável: