Alabastro

Definição: O Alabastro é uma designação aplicada a dois minerais distintos: gesso (sulfato de cálcio hidratado) e calcita (um carbonato de cálcio).  Atenção, não confundir este "gesso" com o gesso em pó ou Gesso de Paris; quando se fala aqui de alabastro de gesso, trata-se de um mineral estruturado e não o pó de gesso obtido por mistura. Desta forma, é completamente incorreto chamar alabastro a uma peça feita em gesso de Paris (vulgo pó de gesso).

Além disso, o alabastro de calcite, sendo um carbonato, efervesce por reação com o ácido clorídrico, ao invés do alabastro de gesso, que praticamente não é afetado por este ácido. Seu nome se deve ao fato do Alabastro oriental ser muito usado para a produção de pequenos frascos de perfume e vasos de unguento (chamados de Alabastra).

O Alabastro mais famoso do mundo é extraído na região da Toscana, na Itália. Quando desejam diminuir a translucidez deste Cristal (para lhe dar mais opacidade), algumas pessoas os colocam imersos em Água e os esquentam gradualmente, até chegar próximo ao ponto de ebulição. Também existe uma variação mais rara dele (vista somente em Oklahoma, na China e na Itália) conhecida como Alabastro negro.

Cor: É uma variedade maciça e translúcida de gipsita (gipso), com cristais diminutos, geralmente branca, com manchas alongadas e paralelas claras. As seguintes tonalidades podem ocorrer: amarela, cinza, vermelha, marrom e alaranjada

Textura: O alabastro de gesso é macio, sendo riscado com a unha (dureza 1,5 a 2);

Alabastro de calcita é demasiado duro para ser riscado nesta maneira (dureza 3).

Aplicação: Muito usada na produção de objetos ornamentais.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Alabastro

 

Voltar