Programação

Durante a Mostra de Cursos, além de poder conhecer mais sobre os cursos do seu interesse, você também poderá participar das seguintes atividades:

 

Rodas de Conversa

Um momento de trocas de ideias com as pessoas que representam as instâncias da formação superior de ensino, pesquisa e extensão e que atuam diretamente no atendimento aos discentes ingressantes da universidade.
Cada setor realiza uma breve apresentação de seu trabalho e responde questões trazidas pelos participantes. É uma oportunidade única de conhecer os direitos e os deveres de quem sonha em ingressar na Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade.
Esperamos vocês!

 

Atividades Culturais

 

O Núcleo de Teatro da UFPel apresentará o texto A M’BOITATÁ, de João Simões Lopes Neto, com atuação de Lucas Furtado e direção de Giselle Cecchini. A apresentação será no Auditório da ESEF, após a Roda de Conversa da manhã, às 11h30.

O grupo Tropa da Dança, do Projeto Dança no Bairro, do Curso de Dança da UFPel, sob direção de Catia Fernandes de Carvalho, se apresentará na quadra do Ginásio às 15h.

 

TROPA DA DANÇA:
Apresenta:
DUNAS FUNK

Fragmentos Coreográficos em Cena na Mostra de Cursos da UFPEL

Projeto de Extensão Dança no Bairro do Curso de Dança- Centro de Artes- UFPel
Em parceria com o CDD- comitê de Desenvolvimento do Loteamento Dunas
se consolida há mais de 11 anos através de ações artístico-pedagógicas em diferentes territórios da cidade de Pelotas com o apoio de diversas instituições parceiras. Ele surge com a proposta de democratizar e potencializar a prática da dança a partir da valorização dos saberes produzidos pela cultura local. Dentro desse cenário foi criado no loteamento Dunas, em parceria com o CDD, o grupo “Tropa da Dança”, onde é trabalhado o sentido de pertencimento ao bairro, constituindo-se como espaço que promove a legitimidade de cada sujeito na convivência humana, cria alternativas de socialização para as crianças e jovens que se reúnem para dançar, produzir arte e ressignificar suas existências a partir da potência de seus corpos criativos e protagonistas na dança.

O TROPA DA DANÇA traz como proposta artística coreografias de danças urbanas, Funk, Dança do passinho e Afrohouse. As coreografias surgem de um processo de criação coletiva e tem como sua principal referência as manifestações culturais e populares do universo funk. A dança em cena vem para nos contar sobre os modos de vida e estéticas da existência dos jovens da comunidade do Dunas, Os corpos transbordam movimentos experimentados nas oficinas de dança, nas ruas do bairros, nas rodas de rap, nos nas festas, nos diferentes territórios de encontros. O Funk é mais que um estilo musical, é uma forma de comunicação e expressão dos jovens. Assim, a partir suas músicas, danças, corpos e atitudes os bailarinos tornam visíveis suas formas de se colocar diante do mundo. A cultura aqui é a nossa força, nossa forma de existência, somos a tropa que dança!!!
Direção Artística: Catia Fernandes de Carvalho
Bailarinos(as): Kauana Almeida; Endriw Marques; Milena da Costa Rodrigues; Thayla Duarte Madeira; Lavinia da Rosa Rodrigues; Larissa da Silva Almeida; Mariana Rodrigues; Bettina Carvalho Ferreira; Maria Laura de Almeida; Nicole Marques, Maria Eduarda Falcão Vieira da Cunha; Amanda Falcão; Maria Eduarda Feira; Raissa da Costa Correia; João Victor Almeida; Júlia Coelho; Wendel Rodrigues; Raissa Silva; Davi Flores; Sara Reis, Maria Eduarda Souza;

Criação Coreográfica: Catia Fernandes de Carvalho e grupo Tropa da Dança.

 

Confira a programação para o dia 06/12:

Horário Atividade
10h30 – 11h30

Roda de Conversa

Local: Auditório

11h30 – 12h

A M’BOITATÁ

Texto: João Simões Lopes Neto

Atuação: Lucas Furtado

Direção: Giselle Cecchini

Projeto: Núcleo de Teatro da UFPEL

Local: Auditório

15h – 15h30

Apresentação artística

“Do Dunas pra Cena” Grupo Tropa da Dança

Projeto Dança no Bairro – Curso de Dança – UFPEL

Direção: Catia Fernandes de Carvalho

Local: Quadra do ginásio

15h30 – 16h30

Roda de Conversa

Local: Auditório