Como posso ingressar na UFPel?
As duas principais formas de ingresso na UFPel são o Sistema de Seleção Unificado (SiSU) e o Programa de Avaliação da Vida Escolar (PAVE). Mas há outras possibilidades de entrar na Universidade, voltadas para públicos específicos, como indígenas e quilombolas, e algumas para quem quer voltar para a Universidade ou trocar de curso. Vamos entender como funciona cada uma dessas formas.
O que é o SiSU?
O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é o sistema informatizado do Ministério da Educação, no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Os candidatos com melhor classificação são selecionados, de acordo com suas notas no exame. Você pode saber mas em https://sisu.mec.gov.br/#/como-funciona#onepage
Quem pode participar?
Pode fazer a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) apenas o estudante que participou do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), obteve nota na redação maior que zero e não tenha participado na condição de treineiro.
O que é PAVE?
É uma modalidade alternativa de seleção para os cursos de graduação da UFPel. Trata-se de um processo seriado organizado em Subprogramas, compostos por três etapas, que acontecem ao longo do Ensino Médio (E.M.). O PAVE é organizado pelos Núcleos de Processos Seletivos e de Gerenciamento de Concursos e Vagas da UFPel.
É gradual e sistemático porque ao final de cada ano do Ensino Médio, o candidato se inscreve e faz as provas do PAVE – um tipo de vestibular realizado em partes que avalia os conteúdos equivalentes aos anos do Ensino Médio, conforme Matriz de Referências própria.
O PAVE proporciona aos candidatos condições para, num período de três anos, corrigir falhas individuais no processo de aprendizagem, porque considera a nota cumulativa das três avaliações.
Para saber mais, acesse: https://wp.ufpel.edu.br/pave/perguntas-frequentes/
Como é a distribuição das vagas na UFPel
A cada ano, a UFPel oferta mais de 4500 vagas em 96 cursos de graduação. Uma parte das vagas é destinada à ampla concorrência, ou seja, qualquer pessoa pode candidatar-se. A outra é destinada para candidatos que se enquadram nas políticas afirmativas do sistema de cotas.
A UFPel destina 80% das vagas para ingresso pelo SISU, sendo que 50% delas são destinadas ao sistema de cotas. As outras 20% das vagas são para ingresso pelo PAVE, com 90% destinadas ao sistema de cotas.
O que é o sistema de cotas?
São vagas destinadas a alunos que se enquadram na Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas), alterada pela Lei nº 13.409/2016.
Essas vagas de referem às seguintes linhas das políticas afirmativas:
- a) candidatos que cursaram o ensino médio em escola pública
- b) cotas étnico-raciais
- c) candidatos com comprovada deficiência
- d) situação sócioeconômica
Durante a chamada regular do SISU, o candidato que optar por uma determinada modalidade de concorrência estará concorrendo apenas com os candidatos que tenham feito a mesma opção, e o sistema selecionará, dentre eles, os que obtiveram as melhores notas no Enem.
No processo de matrícula da lista de espera o cotista concorre tanto na modalidade escolhida como na Ampla Concorrência.
Atenção: é de inteira responsabilidade do candidato certificar-se de que atende aos requisitos exigidos para concorrer a uma vaga destinada à política afirmativa e de que possui os documentos que serão exigidos pela instituição, no momento da matrícula, em caso de aprovação.
Que curso devo escolher: bacharelado, licenciatura ou tecnológico?
- Bacharelado – curso superior generalista, de formação científica ou humanística, que confere ao diplomado competências em determinado campo do saber para o exercício de atividade profissional, acadêmica ou cultural, com o grau de bacharel.
- Licenciatura – curso superior que confere ao diplomado competências para atuar como professor na educação básica, com o grau de licenciado.
- Tecnológico – curso superior de formação especializada em áreas científicas e tecnológicas, que confere ao diplomado competências para atuar em áreas profissionais específicas, caracterizadas por eixos tecnológicos, com o grau de tecnólogo.
Outras modalidades de ingresso
- VESTIBULAR: É o processo seletivo comum para ingresso nos cursos ofertados na modalidade de Ensino a Distância (EAD). Atualmente, a UFPel oferece quatro cursos de licenciatura: Letras-Espanhol; Filosofia; Matemática e História.
- REINGRESSO: É a modalidade para o candidato que já foi da UFPel por pelo menos dois semestres ou um ano letivo e desistiu ou cancelou a vaga na UFPel. A seleção é mediante Edital publicado na página da Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA). (https://wp.ufpel.edu.br/cra/category/editais-reopcao-reingresso-transferencia-e-portador-de-diploma/).
- REOPÇÃO – É a forma para quem já é estudante da UFPel, mas quer trocar para outro curso dentro da própria Universidade. A participação é mediante Edital publicado na página da Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA) (https://wp.ufpel.edu.br/cra/category/editais-reopcao-reingresso-transferencia-e-portador-de-diploma/) Os critérios são definidos por Resolução do COCEPE.
- TRANSFERÊNCIA VOLUNTÁRIA – Essa modalidade é para o estudante que já tenha cursado, no mínimo, dois semestres ou um ano letivo de seu curso em outra Instituição de Ensino Superior (IES) e escolheu vir para a UFPel. A participação é mediante Edital publicado na página da Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA) (https://wp.ufpel.edu.br/cra/category/editais-reopcao-reingresso-transferencia-e-portador-de-diploma/)
- TRANSFERÊNCIA COMPULSÓRIA – Nesse caso, o estudante, ou seus pais, é servidor público federal, civil ou militar (ou dependente) e foi removido por Necessidade de Serviço (Lei 9536/97) para Pelotas quando já estudava em outra Instituição de Ensino Superior (IES). Esse ingresso requer que o estudante procure a UFPel e peça a transferência compulsória para o mesmo curso que fazia na Instituição de origem ou para curso considerado correlato na Tabela de Áreas do INEP
- PORTADOR DE DIPLOMA – Para quem já tem um curso superior e deseja fazer outro curso na UFPel. A participação é mediante Edital publicado na página da Coordenação de Registros Acadêmicos (CRA) (https://wp.ufpel.edu.br/cra/category/editais-reopcao-reingresso-transferencia-e-portador-de-diploma/)
- PEC-G – É a modalidade de ingresso para estudante estrangeiro. O candidato deve comprovar ser capaz de custear suas despesas no Brasil, apresentar certificado de conclusão do ensino médio, ou curso equivalente, e provar ter proficiência em língua portuguesa. Além disso, o seu país deve manter acordos culturais e educacionais com o Brasil. Para participar, o candidato deve se apresentar à Embaixada ou Consulado do Brasil, onde poderá se inscrever no processo seletivo do programa. É importante que ele procure se informar acerca das Instituições de Ensino Superior participantes no Brasil e dos cursos oferecidos. No momento da inscrição, o candidato deverá indicar uma ou duas opções de curso, sendo possível também indicar duas cidades brasileiras onde gostaria de estudar. As inscrições no PEC-G são totalmente gratuitas e devem ser feitas exclusivamente na Embaixada ou Consulado do Brasil, sem necessidade de intermediários.
- PROCESSO SELETIVO – QUILOMBOLAS E INDÍGENAS – É uma modalidade específica de ingresso para membros de comunidade indígena ou quilombola. O processo seletivo ocorre por meio de vestibular específico, regrado por edital da Coordenação de Diversidade e Inclusão da UFPel.