(por Felipe Soares)
Como parte do Monitor das Eleições, do MIDIARS, temos acompanhado as campanhas digitais e realizado o monitoramento de suas páginas dos candidatos no Facebook e Instagram. Ontem, publicamos uma análise sobre os dados de mídias sociais no primeiro turno em Pelotas. Hoje, é a vez de Porto Alegre.
Na capital gaúcha, o segundo turno será entre Sebastião Melo (MDB), que recebeu 31,01% dos votos, e Manuela D’Ávila (PC do B), que alcançou 29%. Utilizamos o CrowdTangle para monitorar as páginas dos candidatos no Facebook e no Instagram. Nas mídias sociais, Manuela D’Ávila foi líder absoluta. Com quase 10 milhões de interações em suas publicações, Manuela foi responsável por mais de 77% do total de interações entre todos os candidatos. Quem também recebeu muitas interações nas mídias sociais, foi Fernanda Melchionna (PSOL), com um total de quase 1,4 milhão – mais de 11% do total de interações entre os candidatos. Apesar dos bons números nas mídias sociais, ela recebeu 4,34% dos votos e terminou a disputa em quinto lugar.
Sebastião Melo, candidato mais votado no primeiro turno, foi apenas o sexto em número de interações nas mídias sociais (o quinto, desconsiderando José Furtunati, do PTB, que retirou a candidatura na véspera do pleito). Melo recebeu aproximadamente 150 mil interações em suas publicações no Facebook e Instagram. O gráfico abaixo detalha os números de interações dos candidatos.
Para analisar como as interações nas mídias sociais se relacionam com a votação nas urnas, foi realizado um teste de correlação comparando o total de interações e o total de votos dos candidatos. O coeficiente de correlação Pearson serve para analisar as correlações entre duas variáveis, ou seja, para identificar se quando uma aumenta, a outra também aumenta. O índice Pearson vai de – 1 (quando há uma correlação negativa perfeita, sempre que uma variável aumenta, a outra diminui) a 1 (quando há uma correlação positiva perfeita, sempre uma variável aumenta, a outra também aumenta), enquanto números próximos de 0 mostram independência entre as variáveis.
No geral, os testes apontaram uma correlação moderada entre interações nas mídias sociais e o resultado nas urnas. Os altos números de interações nas mídias sociais de Manuela e Fernanda em comparação com os outros candidatos podem ter afetado os resultados. No Instagram, a correlação foi de 0,560. No Facebook, 0,584. Já considerando o total de interações nas duas plataformas, a correlação foi de 0,570. Estes resultados mostram que há uma tendência de que candidatos com mais interações nas mídias sociais também recebam mais votos, mas que essa tendência nem sempre se concretiza. Por exemplo, Fernanda Melchionna foi a segunda com mais interações nas mídias sociais e ficou em quinto no pleito eleitoral, enquanto Sebastião Melo foi o mais votado, mesmo aparecendo apenas em quinto no número de interações nas mídias sociais. O gráfico abaixo mostra os percentuais de interações totais e de votos, ilustrando a relação entre as duas variáveis.
Também analisamos que tipo de publicação funcionou melhor para os candidatos que vão disputar o segundo turno. A maioria dos posts dos candidatos no Facebook foram fotos e vídeos nativos. Manuela postou 455 fotos e 239 vídeos nativos. Ela ainda publicou 27 links, realizou sete lives, publicou cinco vídeos do YouTube e compartilhou dois status (somente texto). Melo publicou 217 fotos e 139 vídeos nativos. Ele também publicou três vídeos do Youtube, realizou duas lives e publicou dois links. Manuela teve uma média de 5090 interações em suas 735 publicações. Melo teve média de aproximadamente 326 interações em suas 363 publicações.
As fotos foram o tipo de publicação com maior média para Manuela, com aproximadamente 6557 interações por foto. Em seguida, foram os links, com aproximadamente 5756 interações por publicação. Com médias mais baixas, aparecem os status (2696), os vídeos (2442), as lives (1683) e os vídeos do YouTube (272).
Para Melo, a maior média ocorreu nas lives, com aproximadamente 903 interações por live. Na sequência, foram as fotos, com aproximadamente 408 interações, e os links, com 378. Vídeos nativos (194) e do YouTube (106) foram as médias mais baixas. O gráfico abaixo detalha as médias por tipo de publicação no Facebook.
No Instagram, Manuela alcançou uma média de aproximadamente 9118 interações por publicação (em 697 publicações) e Melo, de 150 interações por publicação (em 256 publicações). Os candidatos fizeram quatro tipos de publicações no Instagram: fotos, quando apenas uma foto era publicada; álbuns, com um conjunto de fotos; vídeos, com vídeos curtos publicados na linha do tempo; e IGTV, ferramenta do Instagram que permite a publicação de vídeos mais longos em espaço específico.
Foram as fotos (474 publicações) que geraram mais interações para Manuela no Instagram, com uma média de aproximadamente 10041 interações por foto. Na sequência, aparecem os vídeos (108 publicações), com uma média de aproximadamente 7418 interações. Em seguida, são as publicações no IGTV (100) com média de quase 7038. Por fim, os álbuns (15) com aproximadamente 6060 interações de média.
Para Melo, ao contrário, os álbuns (39 publicações) geraram maior média de interações, com 241 por publicação. Eles foram seguidos pelas fotos (111) com média de 183 interações. As publicações de IGTV (44) alcançaram média de quase 90 interações e os vídeos (62), de aproximadamente 77 interações. O gráfico abaixo detalha as comparações entre os candidatos no Instagram.
Quer saber mais sobre as propostas de Melo e Manuela e como vai a campanha durante o segundo turno? Temos um live display com monitoramento em tempo real das páginas dos candidatos no Facebook e Instagram. Acompanha lá!