Raquel Recuero ministra curso para integrantes do INCT-DSI, na Universidade Federal Fluminense

A coordenadora do Midiars e pesquisadora do INCT-DSI, Raquel Recuero, ministra entre os dias 10 e 13 de setembro o curso “Introdução à Análise de Redes Sociais” para integrantes de graduação e pós-graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF). O curso é ofertado pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Disputas e Soberanias Informacionais (INCT-DSI).

No curso, Recuero revisita e atualiza conceitos fundamentais sobre a pesquisa em plataformas digitais e metodologias de coleta e análise de dados em plataformas de rede social. Através da ferramenta Communalytic, os alunos aprendem a coletar dados em tempo real, criar graphos e analisar os discursos que circulam em plataformas como o Bluesky, Mastodon e Reddit.

O curso faz parte do projeto de pós-doutorado que está sendo desenvolvido pela pesquisadora junto ao INCT-DSI, que tem como um dos eixos a divulgação das pesquisas desenvolvidas pelo grupo e a formação de novos pesquisadores na área.