A pesquisadora e coordenadora do laboratório Midiars, Taiane Volcan, participou nesta segunda-feira, 17, da aula pública “educar em tempos de emergência climática”, ao lado do professor e escritor Juremir Machado da Silva (PUC-RS) e com mediação da professora Luciana Neves Loponte (IFSul). A atividade foi organizada e transmitida pelo Observatório da Educação Profissional e Tecnológica do IFSul.
Com o avanço de eventos climáticos extremos, como as enchentes que atingiram o estado do Rio Grande do Sul no início de maio, o objetivo da aula foi discutir o papel da educação na formação de cidadãos capazes de pensar e de enfrentar os desafios contemporâneos.
Juremir Machado destacou a necessidade de não apenas pensarmos, mas de vivermos de forma mais próxima a realidade que nos cerca. Ele acredita que precisamos recuperar a conexão com a natureza e com o planeta, inclusive em situações de crise, para que possamos recuperar a dimensão que a natureza e o meio ambiente efetivamente têm em nossas vidas.
Juremir retomou uma reflexão de Martin Heidegger sobre a essência da técnica, que pela sua simples existência transforma o mundo ao nosso redor, façamos uso dela ou não. Nesse sentido, o homem contemporâneo tem acreditado que, em função das tecnologias por ele desenvolvidas, ele tem se tornado cada vez mais senhor da natureza, quando, na verdade, a natureza tem sido de tal modo tensionada que agora ela reage, se transforma e se volta contra nós.
Taiane Volcan apresentou resultados de sua pesquisa junto ao MIDIARS e destacou a necessidade de pensarmos a nossa formação enquanto uma sociedade cada vez mais mediada. A forma como nos relacionamos com as pessoas, com as informações e com o mundo foi profundamente modificada pelas novas tecnologias, em contrapartida, não houve um preparo, um letramento para esse processo. O resultado, agora, é que situações de crises têm sido ainda mais agravadas pela desordem informativa que atravessa a nossa sociedade. Nesse sentido, a educação tem um papel fundamental que passa, em grande parte, por um letramento digital que deve ser amplo e permanente, considerando a velocidade com que as transformações se dão na sociedade contemporânea.
A aula pública está disponível na íntegra no Youtube do Observatório: https://www.youtube.com/live/yWLyw7gM2iI?si=oubjPDbFTLssbmPk