Publicamos na Harvard Misinformation Review um paper inicial sobre as ações no WhatsApp dos grupos que espalham desinformação sobre Covid-19. Neste estudo, analisamos mensagens desinformativas sobre Covid-19 em grupos públicos do WhatsApp. Nossos principais resultados mostram um enquadramento político da desinformação e alta prevalência de teorias da conspiração. Em particular, esta desinformação foi utilizada para reforçar uma narrativa da extrema-direita e combater uma crise sofrida pelo governo Bolsonaro.
Os nossos resultados mostram como a desinformação sobre Covid-19 no WhatsApp conectou a pandemia a questões políticas, produzindo um conteúdo que favorecia uma narrativa de extrema-direita. De forma particular, identificamos como Bolsonaro ajudou a mobilizar esta campanha de desinformação, tendo impacto no número de compartilhamentos e nos tópicos das mensagens. Estes resultados implicam que o discurso de legitimação de líderes políticos pode influenciar diretamente o espalhamento de desinformação sobre Covid-19.
Autores e financiamento
Os autores deste artigo são Felipe Soares (MIDIARS), Raquel Recuero (UFPEL/UFRGS), Taiane Volcan (MIDIARS), Giane Fagundes (UFPEL) e Giéle Sodré (UFPEL). O estudo contou com o apoio da CAPES, CNPq e da FAPERGS. Agradecemos a equipe do Monitor das Eleições, que permitiu o acesso aos dados utilizados no estudo.
Esta pesquisa já tem outros resultados que foram publicados em Português em preprint no Scielo.