O presente projeto de pesquisa se constitui em uma ação universitária de investigação dos processos de mediação cultural, formação estética e artísticas em espaços formais e não formais de educação e integra várias pesquisas (Iniciação científica, trabalho de conclusão de curso, monografia e dissertação). A ação é promovida pela Universidade Federal de Pelotas, por meio do Grupo de Pesquisa OMEGA – Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte, em parceria com o Grupo de Pesquisa Arte e Estética na Educação da Universidade Regional de Blumenau. Este projeto de pesquisa tem como questão problema guarda-chuva: Como a mediação cultural pode potencializar a formação estética, artística e política em espaços formais e não formais de educação em Pelotas e região? Nesse sentido é necessário que o professor/artista reflita sobre seu papel na mediação, o mediador cultural na qualidade de profissional que trabalha em museus ou outros segmentos artísticos, culturais e educacionais. Ele precisa atentar para formas de reinventar seu trabalho e redefinir sua própria atividade de mediador, visando, principalmente, à autonomia do público. Esta atividade exige reflexão estética e política sobre a vida e a arte, que considere que os indivíduos que participam do processo de compreensão são sujeitos ativos. Além de política, a mediação cultural também é social. Tem como objetivo geral: Analisar processos de mediação cultural em espaços formais e não formais de educação no Rio Grande do Sul, identificando as relações estabelecidas com a formação estética, artística e política, discutindo como esses espaços lidam com a cultura e a arte como fator de desenvolvimento humano. Os estudos a ser desenvolvidos irão apresentar características essencialmente qualitativa. Serão utilizados instrumentos de geração de dados como a observação in loco, análise de documentos, entrevistas, grupos focais, entrevistas semi-estruturadas, registros fotográficos e filmográficos, consulta a documentos institucionais, roteiros de análise, desenvolvimento de materiais educativos, atividades de formação docente, entre outros, pois compreende-se que nestes momentos é possível um trabalho de pesquisa e formação estética, artística e política na medida em que se faz pesquisa. Espera-se integrar áreas da educação, arte e estética interrelacionando conhecimentos, contribuindo com a construção de reflexões acerca da mediação cultural, em especial ressaltando a relevância de estudos que articulem espaços formais e não formais em educação. Ainda, deseja-se analisar processos de mediação cultural com vistas a formação estética, artística e política que possam contribuir em desenvolvimento de metodologias e materiais que potencializem ações educativas em arte para espaços formais e não formais de educação.