Artigos

2024

 

“El ritme en el ensayo ‘Feminismo perfumado’, de Alfonsina Storni”

Link: https://www.revistas.una.ac.cr/index.php/letras/article/view/20237

Como citar: NEUMANN, Daiane.; VIDALES, Antonella. R. S. . El ritmo en el ensayo “Feminismo perfumado”, de Alfonsina Storni. LETRAS, p. 20-35, 2024

 

“À função poética da linguagem em Roman Jakobson.”

Link: https://periodicos.uea.edu.br/index.php/fiosdeletras/article/view/3445/1812

Como citar: STEVANIN, Augusto; MILANO, Luiza. À função poética da linguagem em Roman Jakobson. Fios da Letras, v. 1, n. 1, 2024. Link:

 

“‘Eu não sei fazer, tu me ajuda?’: uma reflexão enunciativa para o ensino”

Link: https://drive.google.com/file/d/1cqCzyr0XftfSdrLxqi0GgR3fD2FdTS8x/view?usp=sharing

Como citar: STEIN, J. Q.; SOUZA, T. G. “Eu não sei fazer, tu me ajuda?”: uma reflexão enunciativa para o ensino. Anais da IV Jise – Jornada Internacional Semântica e Enunciação, mar, 2024.

 

“Apreendendo a língua em discurso: uma relação indissociável entre língua e sociedade.”

Link: http://revistas.urca.br/index.php/MigREN/article/view/1166

Como citar: RODRIGUES DA SILVA, André; NEUMANN, Daiane. Apreendendo a língua em discurso: uma relação indissociável entre língua e sociedade. Miguilim –Revista Eletrônica do Netlli | v. 13, n. 1, p. 73-82, jan.-abr. 2024

 

 

Algumas considerações sobre as dualidades conceituais saussurianas.”

Link: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/26711

Como citar: Milano, L., & da Silveira Riter, C. (2024). Algumas considerações sobre as dualidades conceituais saussurianas. Revista Linguagem & Ensino27(1), 18-29.  

 

 

2023

 

“Um olhar Bakhtiniano sobre a construção vocal de pessoas com diversidade de gênero”

Link: https://periodicos.unb.br/index.php/vozecena/article/view/54578/406924

Como citar: BITENCOURT, Isadora Annes, . Um olhar bakhtiniano sobre a construção vocal de pessoas com diversidade de gênero. 2023. Artigos -vRevista Voz e Cena -Brasília, v. 05, nº 01, janeiro-junho/2024-pp. 185-206.ISSN: 2675-4584

 

“Entre o articulatório, o acústico e o representacional: uma releitura do significante.”

Link: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/25640

Como citar: MILANO, L;. RITER, C. Entre o articulatório, o acústico e o representacional: uma releitura do significante. Revista Linguagem & Ensino, v. 26, n. 2, p. 270-281, 2023.

 

“Poema e ritmo em Meschonnic: uma continuação da linguística do caráter de Humboldt”

Link: https://periodicos.ufba.br/index.php/estudos/article/view/50167 

Como citar: VIDALES, A. R. S.. Poema e ritmo em Meschonnic: uma continuação da linguística do caráter de Humboldt. Estudos linguísticos e literários, v. 75, p. 77-92, 2023.

 

Cantos de trabalho: um discurso entre a música e a fala.”

Link: https://hal.science/hal-04366943v1/document

Como citar: CZARNOBAI DE JORGE, Bianca. Cantos de trabalho: um discurso entre a música e a fala. In: Revista Linguagem & Ensino, v. 26, n. 2, MAIO-AGO, set-dez, 2023.

 

” Entre o articulatório, o acústico e o representacional: uma releitura do significante.”

Link: https://doi.org/10.15210/rle.v26i2.25640

Como citar: MILANO, Luiza; RITER, C.S. Entre o articulatório, o acústico e o representacional: uma releitura do significante. Revista Linguagem & Ensino, 26(2), 270-281, 2023.

 

“Valor e significação/sentido: entrelaçamentos e efeitos na teoria saussuriana”

Link: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/revdia/article/view/13859

Como citar: Figueiredo, C.P. Valor e significação/sentido: entrelaçamentos e efeitos na teoria saussuriana. Revista Diálogos, 11(1), 2023, p. 116–130.

 

“As leis fonéticas no pensamento saussuriano: conceitualização e relevância”

Link: https://periodicos.ufpel.edu.br/index.php/rle/article/view/25647

Como citar: Figueiredo,, C.P. As leis fonéticas no pensamento saussuriano: conceitualização e relevância. Revista Linguagem & Ensino, 26(2), 2023, p. 282-296.

 

“Saussure-Benveniste: uma reflexão de método a partir dos princípios semiológicos”

Link: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/64990

Como citar: FIGUEIREDO, C.P; NEUMANN, D. Saussure-Benveniste: uma reflexão de método a partir dos princípios semiológicos. Domínios de Lingu@gem, v. 17, 2023, p. 1-21.

 

“Projeto de extensão ‘PRALER’: práticas de leitura, escrita e reescrita como proposta de ensino-aprendizagem de letramento literário na escola”

Link: https://wp.ufpel.edu.br/congressoextensao/files/2023/12/Educac%CC%A7a%CC%83o_rev1.pdf

Como citar: SOUZA, T. G. Projeto de extensão “PRALER”: Práticas de Leitura, Escrita e Reescrita como proposta de ensino-aprendizagem de letramento literário na escola. Anais do X Congresso de Extensão e Cultura, nov, 2023.

 

“A escrita de textos escolares em processo: um encontro entre a Genética Textual e os estudos enunciativos benvenistianos.”

Link: https://www.researchgate.net/publication/374794757_A_escrita_de_textos_escolares_em_processo_um_encontro_entre_a_Genetica_Textual_e_os_estudos_enunciativos_benvenistianos

Como citar: STEIN, Jorama. A escrita de textos escolares em processo: um encontro entre a Genética Textual e os estudos enunciativos benvenistianos. Eutomia, v. 1, p. 134-152, 2023.

 

“Demonstratives ‘this’ and ‘that’ in Mansfield’s ‘The fly’ and their counterparts in Brazilian Portuguese target texts”

Link: https://recipp.ipp.pt/bitstream/10400.22/24611/1/DEMONSTRATIVES%2BTHIS%2BAND%2BTHAT%2BIN%2BMANSFIELD’S%2BTHE%2BFLY.pdf

Como citar: RODRIGUES, Roberta Rego. Demonstratives “this” and “that” in Mansfield’s ‘The fly’ and their counterparts in Brazilian Portuguese target texts. Polissema – Revista de Letras do ISCAP, v. 23, p. 26-44, 2023.

 

“As personagens em ‘Oryx and Crake’ e em seu texto de chegada brasileiro”

Link: https://cti.ufpel.edu.br/siepe/arquivos/2023/LA_01809.pdf

Como citar: NEVES, Johann Bonow; RODRIGUES, Roberta Rego. As personagens em “Oryx and Crake” e em seu texto de chegada brasileiro. XXV Enpós, nov. 2023.

 

 

“Entre cabras e espinafre: intertextualidade e interseccionalidade em Homens elegantes, de Samir Machado de Machado”

Link: https://oikoseditora.com.br/files/Fator%20indispens%C3%A1vel%20de%20humaniza%C3%A7%C3%A3o%20-%20E-book.pdf

Como citar: AYUB, Gibran. Entre cabras e espinafre: intertextualidade e interseccionalidade em Homens elegantes, de Samir Machado de Machado. In: ZILBERMAN, Regina (Org.). “Fator indispensável de humanização”: Literatura e Direitos Humanos. 1. ed. São Leopoldo/RS: Editora Oikos, 2024, p. 180-194.

2022

 

“A tradução orientada pelo fônico: um olhar saussuriano para duas traduções de laranja mecânica”

Link: https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/letras/article/view/5940

Como citar: Czarnobai de Jorge, Bianca. A tradução orientada pelo fônico: um olhar saussuriano para duas traduções de laranja mecânica. In: Caderno de Letras, (UFPEL), n. 44, 2022. ffhal04366949f

 

“Saussure-Benveniste: uma reflexão de método a partir dos princípios semiológicos”

Link: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/64990

Como citar: FIGUEIREDO, Camila Pilotto. Saussure-Benveniste: uma reflexão de método a partir dos princípios semiológicos. Domínios de lingu@agem, v. 17, p. 1 – 21, 2022.

 

“Os princípios fundadores do pensamento benvenistiano e a abertura para análise na literatura”

Link: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/22094

Como citar: SILVA, André Rodrigues. Os princípios fundadores do pensamento benvenistiano e a abertura para análise na literatura. Caderno de letras, v. 44, p. 59 – 71, 2022.

 

“O ritmo no e pelo discurso”

Link: https://periodicos.apps.uern.br/index.php/DDL/article/view/4072

Como citar: NEUMANN, Daiane. O ritmo no e pelo discurso. Diálogo das letras, v. 11, p. 1-15, 2022.

 

“O ritmo como interpretante antropológico: uma análise de ‘Bangladesh 24042013′”

Link: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/7152

Como citar: NEUMANN, Daiane; CHACON, Lourenço. O ritmo como interpretante antropológico: uma análise de “Bangladesh 24042013”. Humanidades & Inovação, v 9, p. 339-349, 2022.

 

“De carbono, raiz e minério: a intempestividade Tarso de Melo”

Link: http://periodicos.pucminas.br/index.php/scripta/article/view/28166

Como citar: ANJOS, Aroldo Garcia; NEUMANN, Daiane. De carbono, raiz e minério: a intempestividade Tarso de Melo. Scripta, vol. 25, p. 135 – 144, 2022.

 

“O som percebido palavra: a escuta linguística e o “ouvido” saussuriano”

Link: http://www.revel.inf.br/downloadFile.php?local=artigos&id=755&lang=pt

Como citar: STAWINSKI, Aline Vargas. O som percebido palavra: a escuta linguística e o “ouvido” saussuriano. ReVEL, edição especial, vol. 20, n. 19, 2022.

 

“O Grande-Sertão sob os efeitos do ouvido”

Link: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/22689

Como citar: STEVANIN, Augusto; STAWINSKI, Aline Vargas. O Grande-Sertão sob os efeitos do ouvido. Caderno de Letras, v. 44, p. 135-148, 2022.

 

“À l’écoute de la langue-parole: considérations à partir de la théorie saussurienne”

Link: https://revues.droz.org/index.php/CFS/article/view/3296

Como citar: STAWINSKI, Aline. À l’écoute de la langue-parole: considérations à partir de la théorie saussurienne. Cahiers Ferdinand de Saussure, v. 74, p. 137-146, 2022.

 

“Salum após meio século: uma apresentação das fontes saussurianas ao leitor brasileiro”

Link: http://www.revel.inf.br/files/88546b054aaae781d1c00845dd1ea474.pdf

Como citar: MILANO, Luiza; STAWINSKI, Aline V.; FRYDRYCH, Laura A. K.; OTTARAN, Elisa D. Salum após meio século: uma apresentação das fontes saussurianas ao leitor brasileiro. ReVEL, edição especial, vol. 20, n. 19, 2022.

 

“A contribuição da linguística italiana para os estudos saussurianos no Brasil”

Link: http://www.revel.inf.br/files/33c1e60d9b7882bbc774bb0fc847dd5d.pdf

Como citar: MILANO, Luiza; OTTARAN, Elisa D. A contribuição da linguística italiana para os estudos saussurianos. ReVEL, edição especial, vol. 20, n. 19, 2022.

 

“A voz do leitor: algumas reflexões sobre o que se escuta quando se lê em voz alta”

Link: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/22678

Como citar: MILANO, Luiza; AYUB, Gibran. A voz do leitor: algumas reflexões sobre o que se escuta quando se lê em voz alta. Caderno de Letras. Pelotas, n. 44, 2022.

 

“O Uivo de Ginsberg: a linguagem em julgamento”

Linkhttps://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/52802

Como citar: NEUMANN, Daiane. O Uivo de Ginsberg: a linguagem em julgamento. Bakhtiniana. São Paulo, v. 17, n. 1, 2022.

 

“A linguagem verbal e visual em uma passagem de Ms. Marvel, Volume 1: No normal e em suas traduções para o português brasileiro e europeu”

Link: https://seer.ufu.br/index.php/dominiosdelinguagem/article/view/57582/31314

Como citar: CHICO, Márcia Tavares; RODRIGUES, Roberta Rego. A linguagem verbal e visual em uma passagem de Ms. Marvel, Volume 1: No normal e em suas traduções para o português brasileiro e europeu. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 16, n. 1, jan. mar. 2022.

2021

 

“‘Como se ditas pela primeira vez’: um estudo enunciativo do Teatro Verbatim.”

Link: http://www.olhodagua.ibilce.unesp.br/index.php/revistamosaico/article/view/868/712

Como citar: FERNANDES, M. C. ; STEIN, Jorama. ‘Como se ditas pela primeira vez’: um estudo enunciativo do Teatro Verbatim. Mosaico, v. 1, p. 1, 2021.

 

“Movimento de luta das mulheres nos poemas de Storni: uma proposta de tradução”

Link: https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/article/view/75-87/pdf

Como citar: VIDALES, Antonella Romina Savia. Movimento de luta das mulheres nos poemas de Storni: uma proposta de tradução. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 46, n. 87, sep. 2021.

 

“Escrever, ler, ensinar: cruzamentos entre escrita criativa e formação de professores de literatura”

Link: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/cadernodeletras/article/view/20635

Como citar: GRANDO, Diego. Escrever, ler, ensinar: cruzamentos entre escrita criativa e formação de professores de literatura. Caderno de Letras, Pelotas, n. 40, pp.435-450, maio-agosto 2021.

 

“Saussure e a historicidade da língua” (Saussure und die Geschichtlichkeit der Sprache)

Link: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/24259/14288

Como citar: LÖSENER, Hans. Saussure e a historicidade da língua. In: Revista Odisseia, v. 6, n. 1, p. 1-17, 11 jun. 2021. Tradução: Aroldo Garcia dos Anjos.

“O sentimento do falante nos manuscritos saussurianos”

Link: https://periodicos.ufpb.br/index.php/prolingua/article/view/58620

Como citar: STAWINSKI, A. V.; MILANO, L. . O sentimento do falante nos manuscritos saussurianos. In: PROLÍNGUA (JOÃO PESSOA), v. 16, p. 259-270, 2021.

 

“Dias de abandono: da contenção à libertação pela linguagem”

Link: http://www.periodicos.ufc.br/entrelaces/article/view/71568/218331

Como citar: STAWINSKI, A. V.; SILVEIRA, M. D. Dias de abandono: da contenção à libertação pela linguagem. In: Entrelaces (UFC), v. 11, p. 133-151, 2021.

 

“Da linguística geral à poética do traduzir: a atividade de escuta na tradução”

Link: https://periodicos.ufpe.br/revistas/INV/article/view/250163

Como citar: NEUMANN, Daiane; VIDALES, Antonella Romina Savia. Da linguística geral à poética do traduzir: a atividade de escuta na tradução. Investigações. Pernambuco,, v. 34, n. 2, 2021.

“A tradução interlingual e intermodal em um excerto de ‘MAUS’, de Art Spiegelman”

Link: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/Raido/article/view/12844/8363

Como citar: CHICO, Márcia Tavares; RODRIGUES, Roberta Rego. A tradução interlingual e intermodal em um excerto de “MAUS”, de Art Spiegelman. Raído, Dourados, v. 15, n. 37, jan/abr 2021.

 

2020

 

“A noção de ‘linguagem interior’ em Émile Benveniste: uma problematização para a compreensão da escrita.”

Link: https://www.revel.inf.br/files/de5a6d3784851e60eb70dba688469fd5.pdf

Como citar: STEIN, Jorama. A noção de ‘linguagem interior’ em Émile Benveniste: uma problematização para a compreensão da escrita. Revista Virtual de Estudos da Linguagem, v. 18, p. 105-114, 2020.

 

“‘Activité théorique, activité poétique’: de Benveniste a Meschonnic”

Linkhttps://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/view/17796

Como citar: NEUMANN, Daiane. ‘Activité theórique, activité poétique’: de Benveniste a Meschonnic. Linguagem & Ensino (UFPEL), v. 23, p. 639-648, 2020.

 

“Literatura e enunciação: o eu e o duplo, entre narrador-protagonista e interlocutor, em Grande Sertão: Veredas”

Linkhttps://periodicos.ufsm.br/fragmentum/article/view/48273/pdf

Como citar: CAVALHEIRO, Juciane dos Santos. Fragmentum, Santa Maria, n. 56, p. 243-258, jul./dez. 2020.

“‘As coisas significam alguma coisa?’: sobre as limitações do arbitrário do signo”

Link: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/view/17567

Como citar: MILANO, L. “As coisas significam alguma coisa?”: sobre as limitações do arbitrário do signo.  Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 23, n. 3, p. 828-837, jul.-set., 2020.

“Sobre a cor das palavras e das línguas”

Link: https://periodicos.ufpel.edu.br/ojs2/index.php/rle/article/view/17571/11724

Como citar: TRABANT, Jürgen. Sobre a cor das palavras e das línguas. In: Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 23, n. 3, p. 881-893, jul.-set. 2020. Tradução: Aroldo Garcia dos Anjos.

“Dossiê Baudelaire: o encontro da poética de Benveniste com a poética de Meschonnic”

Linkhttps://periodicos.ufsm.br/fragmentum/article/view/48271/pdf

Como citar: NEUMANN, Daiane. Dossiê Baudelaire: o encontro da poética de Benveniste com a poética de Meschonnic. Fragmentum (Online), v. 56, p. 147-162, 2020.

“O arbitrário e/é a escuta”

Link: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/tl/article/view/13398

Como citar: MILANO, L.; STAWINSKI, A.V. O arbitrário e/é a escuta. Revista Todas as letras (MACKENZIE. Online), v. 22, p. 1-17, 2020.

 

“A atualização da experiência humana: o poema em questão”

Link: http://seer.upf.br/index.php/rd/article/view/10383

Como citar: NEUMANN, Daiane; ANJOS, Aroldo G. A atualização da experiência humana: o poema em questão. In: Revista Desenredo, v. 16, n. 1. Passo Fundo, Editora da UPF, p. 101-113, 2020.

“A ausência de um lugar enunciativo para as mulheres em O Conto da Aia: uma análise benvenistiana”

Link: https://seer.ufrgs.br/cadernosdoil/article/view/103231

Como citar: CAMPO, Louise Ariane da; PERES, Carolina Alves; BOETTGE, Suelen Aires. A ausência de um lugar enunciativo para as mulheres em O Conto da Aia: uma análise benvenistiana. Cadernos do IL, Porto Alegre, p. 40-60, 2020.

 

“Da construção do espaço pela enunciação: a impossibilidade do locus amoenus em Ida e volta, de Aldyr Garcia Schlee”

Link: http://www.revel.inf.br/files/2aa01c112bff93a1ea55f6c7689d8609.pdf

Como citar: ANJOS, Aroldo G.; NEUMANN, Daiane. Da construção do espaço pela enunciação: a impossibilidade do locus amoenus em Ida e volta, de Aldyr Garcia Schlee. In: ReVEL, vol. 18, n. 34, 2020.

 

“Encontro no subsolo: Dostoiévski, Kafka e Bakhtin”

Link:  https://www.revistas.usp.br/linhadagua/article/view/170666/165158

Como citar: CAVALHEIRO, Juciane dos Santos. Encontro no subsolo: Dostoiévski, Kafka e Bakhtin. Linha D’Água (Online), São Paulo, v. 33, n. 3, p. 135-151, set.-dez. 2020.

“A Sobrevivência da Imagem em Paródias de A Última Ceia de Leonardo da Vinci”

Link: http://revista.faculdadeparaiso.edu.br/index.php/Fap_revista1/article/view/46/44

Como citar: PERES, Carolina Alves; CAMPO, Louise Ariane da. A Sobrevivência da Imagem em Paródias de A Última Ceia de Leonardo da Vinci. Revista de Trabalhos Acadêmicos Lusófona, v. 3, p. 1-11, 2020.

“Dossiê Baudelaire e a natureza da linguagem poética”

Link: https://periodicos.ufsm.br/fragmentum/article/view/48272

Como citar: VIER, Sabrina. Dossiê Baudelaire e a natureza da linguagem poética. Fragmentum (on-line), v. 56, p. 163-176, 2020.

“’A biblioteca de babel’, de Jorge Luis Borges, como imagem verbal”

Link:  http://periodicos.urca.br/ojs/index.php/MacREN/article/view/2178/1530

Como citar: CAVALHEIRO, Juciane dos Santos. “A biblioteca de babel”, de Jorge Luis Borges, como imagem verbal.  Macabéa – Revista Eletrônica do Netlli | V.9., N.1., JAN.-MAR. 2020, p. 143-156.

 

“Estilística Tradutória, Temas e Gênero em PSYCHOLOGY, de Mansfield, e três de suas traduções para o português brasileiro”

Link: https://periodicos.unb.br/index.php/belasinfieis/article/view/31214/27821

Como citar: CHICO, M. T. ; RODRIGUES, ROBERTA REGO. Estilística Tradutória, Temas e Gênero em PSYCHOLOGY, de Mansfield, e três de suas traduções para o português brasileiro. In: Revista Belas Infiéis, v. 9, p. 167-191, 2020.

 

“Narrativas de viajantes de ciência pela Amazônia: importa quem fala”

Link:  https://seer.ufrgs.br/organon/article/view/103836

Como citar: CAVALHEIRO, Juciane dos Santos. Narrativas de viajantes de ciência pela Amazônia: importa quem fala? Organon, Porto Alegre, v. 35, n. 70, p. 1-12, 2020.

 

2019

“Dos limites da redução do pensamento saussuriano ao movimento estruturalista”

Link: https://www.seer.ufal.br/index.php/revistaleitura/article/view/4512

Como citar: NEUMANN, Daiane; ANJOS, Aroldo G. Dos limites da redução do pensamento saussuriano ao movimento estruturalista. In: Leitura, Maceió, v. 1, nº 62, p. 315-332, 2019.

 

“Quando ler é criar: princípios para trabalhar a vivência literária na escola”

Link: https://www.revistas.ufg.br/rir/article/view/60179

Como citar: DUARTE, Márcia; VIER, Sabrina. Quando ler é criar: princípios para trabalhar a vivência literária na escola. Itinerarius Reflectionis. v. 15. n. 4. Goiás, 2019. p. 1-11.