Extensão

PRALER – Práticas de Leitura, Escrita e Reescrita na escola

O PRALER é um projeto de extensão iniciado em 2023 que desenvolve intervenção nas escolas municipais pelotenses com o objetivo de propiciar experiências significativas de leitura e escrita, além de auxiliar os adolescentes em dificuldades relacionadas à alfabetização. O projeto conta, ainda, com ações de ensino, pois a equipe reúne-se semanalmente para planejar, avaliar e discutir estratégias de intervenção junto aos estudantes das escolas; e com ações de pesquisa por meio do GEESE – Grupo de Estudos Enunciação, Subjetividade e Ensino.

 

Leitura em Voz Alta

O Leitura em Voz Alta é um projeto criado em 2015 e que realiza encontros semanais onde reúnem-se pessoas que queiram compartilhar voz e escuta de livros clássicos e contemporâneos. “Acontece todas as quartas-feiras, das 18h-19h30, na Macun – Livraria e Café, em Porto Alegre/RS (em tempos de quarentena, o projeto foi adaptado para modalidade virtual).
Acompanhe o projeto também nas redes sociais!

Linha do Tempo

2015

Grande Sertão Veredas, João Guimarães Rosa

2016

Curso de Linguística Geral, Ferdinand de Saussure

2017

Cem anos de Solidão – Gabriel Garcia Marques

Lavoura Arcaica, Raduan Nassar

2018

O livro do desassossego, Fernando Pessoa

O filho de mil homens, Valter Hugo Mãe

2019

Frankenstein, Mary Shelley

Ruína y Leveza, Julia Dantas

A Hora da Estrela, Clarice Lispector

O Beijo na Parede, Jeferson Tenório

Leituras na quarentena

2020

Manuelzão e Miguelim, João Guimarães Rosa

Memórias do Subsolo, Fiódor Dostoiévski

Cidades Invisíveis, Ítalo Calvino

2021 

Marrom e Amarelo, Paulo Scott 

Dom Quixote, Miguel de Cervantes 

2022

Os supridores, José Falero

2023 [Retorno presencial]

O jogo da amarelinha, de Júlio Cortázar

O parque das irmãs magníficas, de Camila Sosa Villada

2024

Mrs. Dalloway, de Virginia Woolf

A extinção das abelhas, Natalia Borges Polesso

Saiba mais sobre a história do projeto