PRALER – Práticas de Leitura, Escrita e Reescrita na escola
O PRALER é um projeto de extensão iniciado em 2023 que desenvolve intervenção nas escolas municipais pelotenses com o objetivo de propiciar experiências significativas de leitura e escrita, além de auxiliar os adolescentes em dificuldades relacionadas à alfabetização. O projeto conta, ainda, com ações de ensino, pois a equipe reúne-se semanalmente para planejar, avaliar e discutir estratégias de intervenção junto aos estudantes das escolas; e com ações de pesquisa por meio do GEESE – Grupo de Estudos Enunciação, Subjetividade e Ensino.
Leitura em Voz Alta
Linha do Tempo
2015
Grande Sertão Veredas, João Guimarães Rosa
2016
Curso de Linguística Geral, Ferdinand de Saussure
2017
Cem anos de Solidão – Gabriel Garcia Marques
Lavoura Arcaica, Raduan Nassar
2018
O livro do desassossego, Fernando Pessoa
O filho de mil homens, Valter Hugo Mãe
2019
Frankenstein, Mary Shelley
Ruína y Leveza, Julia Dantas
A Hora da Estrela, Clarice Lispector
O Beijo na Parede, Jeferson Tenório
Leituras na quarentena
2020
Manuelzão e Miguelim, João Guimarães Rosa
Memórias do Subsolo, Fiódor Dostoiévski
Cidades Invisíveis, Ítalo Calvino
2021
Marrom e Amarelo, Paulo Scott
Dom Quixote, Miguel de Cervantes
2022
Os supridores, José Falero
2023 [Retorno presencial]
O jogo da amarelinha, de Júlio Cortázar
O parque das irmãs magníficas, de Camila Sosa Villada
2024
Mrs. Dalloway, de Virginia Woolf
A extinção das abelhas, Natalia Borges Polesso