Seminário Internacional Abordagens de Paz e Sistema Penal

SEMINÁRIO INTERNACIONAL

ABORDAGENS DE PAZ E SISTEMA PENAL. AÇÕES, MÉTODOS E POLÍTICAS DE PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA E PROTEÇÃO DA VIDA EM CONTEXTO PENAL E PENITENCIÁRIO

Faculdade de Direito

Universidade Federal de Pelotas

27 e 28 de maio de 2024

APRESENTAÇÃO

As degradantes condições estruturais e operacionais do sistema penal e prisional indicam uma automatização da violência institucional, cujas sobrecargas prisionais se apresentam de forma mais intensa quando envolve grupos sociais vulneráveis. Assim, é necessário refletir sobre perspectivas epistemológicas e metodológicas que buscam eliminar ou reduzir a violência.

As abordagens de paz possuem expressiva potência para agir, pois tratam de uma ótica que busca a negação ou redução da violência (Johan Galtung, 1969), além de constituir uma relevante área de pesquisa acadêmica e de atuação social alicerçada pelo compromisso explícito com a não-violência, contribuindo com a agenda de ações de combate às variadas formas de violência e na potencialização de políticas públicas de proteção da vida no contexto penal.

Diante disso, o Seminário pretende analisar e avaliar ações, métodos e políticas de prevenção da violência e proteção da vida no sistema penal, e promover um ambiente de permuta científico-acadêmica através de perspectivas críticas em torno de eixos estruturados a partir da interseção entre paz, violência, ações, métodos e políticas de prevenção e proteção da vida em contexto penal e prisional.

Os grupos de trabalho estão distribuídos da seguinte forma:

Eixo 1: Abordagens de paz e sistema penal;

Eixo 2: Prevenção da violência e proteção da vida no sistema penal.

Convidamos todas as pessoas interessadas em participar com o envio de trabalhos (em português, espanhol ou inglês). As propostas e os trabalhos completos devem ser enviados ao e-mail: libertasufpel@gmail.com

ENVIO DE TRABALHOS

Versão em português: Seminário Internacional. Abordagens de Paz e Sistema Penal

Versão em espanhol: Seminario Internacional. Abordajes de Paz y Sistema Penal

Data limite de recepção das propostas (até 3 páginas): 22/03/2024 (prorrogação)

Resultado das propostas aceitas: 31/03/2024 03/04/2024

Data limite de envio dos trabalhos completos: 15/05/2024 20/05/2024

As propostas e os trabalhos completos devem ser enviados ao e-mail: libertasufpel@gmail.com

Os trabalhos completos não devem passar de 15 páginas, incluindo notas e referências. Uma seleção dos trabalhos completos apresentados será publicada nos anais do evento.

Modelo de proposta: Modelo de proposta

PROGRAMAÇÃO EM BREVE

COORDENAÇÃO

Ana Vigna Bejérez (Universidad de la República, Uruguai)

Bruno Rotta Almeida (Universidade Federal de Pelotas, Brasil)

Rodrigo Chaverra Agudelo (Politécnico Colombiano Jaime Isaza Cadavid, Colômbia)

ORGANIZAÇÃO

Libertas – Programa Punição, Controle Social e Direitos Humanos, PPGD/UFPel – Universidade Federal de Pelotas, Brasil;

Universidad de la República, Uruguai;

Politécnico Colombiano Jaime Isaza Cadavid, Colômbia.

….

APOIO