WORKSHOP PRISÕES, CONTROLE E DANO SOCIAL NA AMÉRICA LATINA
II CONGRESSO INTERNACIONAL PUNIÇÃO E CONTROLE SOCIAL
Faculdade de Direito
Universidade Federal de Pelotas
25 e 26 de novembro de 2019
APRESENTAÇÃO
Encontrar elementos de aproximação entre diferentes países é sempre um grande desafio. A exploração de distintas conjecturas com o intuito de forçar o diálogo entre variadas experiências é um caminho necessário para a busca de ferramentas e mecanismos para o enfrentamento da questão prisional. Neste contexto, a América Latina vem apresentando, em maior ou menor grau, altos índices de encarceramento, de superlotação, de aprisionamento de mulheres, e de presos sem condenação definitiva. As degradações carcerárias e as violações de direitos humanos são constantes nas prisões latino-americanas. Aproximando-se da realidade social latino-americana, é possível trazer ao ambiente acadêmico e científico a discussão de técnicas e a solidificação de parcerias que contemplem as reais demandas da sociedade e, a partir da compreensão das mesmas, compor mecanismos capazes de promover a transformação social.
Assim, o II Congresso Internacional Punição e Controle Social tem como objetivo reunir pesquisadores e profissionais em torno do Workshop Prisões, Controle e Dano Social na América Latina, buscando alavancar, no âmbito do intercâmbio de várias instituições de ensino e pesquisa, e da integração da agenda de distintas redes de pesquisa e grupos de trabalho internacionais, o conhecimento cientifico e a produção teórica e prática de pesquisas e ações voltadas a melhor compreender as estratégias de punição e de controle social em diferentes países, porém com o cuidado de refletir sobre o contexto e as consequências sociais do castigo e do controle no âmbito latino-americano.
O evento está sendo organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Pelotas e pelo Libertas – Programa de Pesquisa, Ensino e Extensão em Punição, Controle Social e Direitos Humanos (UFPel), em parceria com as seguintes instituições: Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas (PPGPSDH/UCPel); Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Alagoas (PPGD/UFAL); Universidad Nacional del Litoral (UNL, Argentina); Universidad Nacional de Pilar (UNP, Paraguai); e Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO).
O II Congresso Internacional Punição e Controle Social, a ser realizado nos dias 25 e 26 de novembro, na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pelotas, faz parte da agenda do Grupo de Trabalho “Sistema penal y cambio social” do “Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO)”, e do cronograma de atividades da “Red Cono Sur de Investigación en Cuestión Penitenciaria (RCSICP).
Diante da abertura do diálogo com pesquisadores e grupos acadêmicos de diversos países da América Latina, percebe-se a necessidade de promover um ambiente de debate e permuta científico-acadêmica permeado por perspectivas críticas em torno de eixos temáticos estruturados a partir da interseção entre prisões, controle e dano social, assim indicados: Prisão e diversidade; Relação de grupos e violência nas prisões; Sistema de justiça, política e prisão; e Prisão: abordagens históricas e perspectivas metodológicas.
É com este espírito que resolvemos apresentar esta convocatória para além das muralhas nacionais, e promover o Workshop Prisões, Controle e Dano Social na América Latina, no marco do II Congresso Internacional Punição e Controle Social. O Congresso se desenvolverá em duas línguas: português e espanhol. Uma seleção dos trabalhos apresentados será publicada como um número especial de periódico (anais). Portanto, convidamos todas as pessoas interessadas em participar com o envio de resumos (em português ou espanhol).
CONVOCATÓRIA DE RESUMOS
Data limite de recepção dos resumos (até 250 palavras): 15/11/2019 – prazo encerrado
E-mail para envio dos resumos: punicaoecontrolesocial@gmail.com
ORGANIZAÇÃO E PARCEIROS
Libertas – Programa de Pesquisa, Ensino e Extensão em Punição, Controle Social e Direitos Humanos
PPGD/UFPel – Universidade Federal de Pelotas
PPGPSDH/UCPel – Universidade Católica de Pelotas
PPGD/UFAL – Universidade Federal de Alagoas
UDELAR – Universidad de la República, Uruguai
UNL – Universidad Nacional del Litoral, Argentina
UNP – Universidad Nacional de Pilar, Paraguai
CLACSO – Conselho Latino Americano de Ciências Sociais
COORDENAÇÃO
Bruno Rotta Almeida (UFPel/Universidade Federal de Pelotas)
Máximo Sozzo (UNL/Universidad Nacional del Litoral)
Evento gratuito.
Carga horária: 20 horas.