Workshop Justiça Criminal e Questões Sociais no Sul Global – III Congresso Internacional Punição e Controle Social

WORKSHOP JUSTIÇA CRIMINAL E QUESTÕES SOCIAIS NO SUL GLOBAL

III CONGRESSO INTERNACIONAL PUNIÇÃO E CONTROLE SOCIAL

Faculdade de Direito

Universidade Federal de Pelotas

24, 25 e 26 de novembro de 2021

APRESENTAÇÃO

O III Congresso Internacional Punição e Controle Social – Workshop Justiça Criminal e Questões Sociais no Sul Global pretende reunir profissionais, docentes e pesquisadoras e pesquisadores sobre a justiça criminal e as questões sociais e humanas em experiências históricas e perspectivas a partir do sul global. A proposta é unir contribuições na tentativa de prosseguir no debate sobre a conjectura da justiça criminal (e seus atores) na contemporaneidade, como também no reflexo às questões sociais diante das desigualdades, vulnerações e violências que envolvem diferentes jurisdições e contextos, no âmbito da América Latina e África, mas também em outras dimensões d(e)o Sul.

O evento busca aproximar perspectivas internacionais com dimensões correlatas, como o enfrentamento da violência, a desigualdade social e o desrespeito aos direitos humanos. Além disso, propicia relações acadêmicas, científicas e interinstitucionais entres países a partir do Sul-Sul, imprescindível para refletir sobre políticas públicas regionais e locais tendo como base as vivências e experiências próximas e com impacto social, político e jurídico na comunidade.

Os grupos de trabalho estão estruturados a partir da interseção entre justiça criminal e questões sociais, assim indicados:

• Justiça criminal e direitos humanos
  • Justiça criminal e atores
  • Justiça criminal e memória
  • Justiça criminal e perspectivas interdisciplinares

Convidamos todas as pessoas interessadas em participar com o envio de trabalhos (em português, espanhol ou inglês).

____

TRABALHOS

Os trabalhos apresentados serão publicados nos anais do evento.

ANAIS DO III CONGRESSO INTERNACIONAL PUNIÇÃO E CONTROLE SOCIAL – WORKSHOP JUSTIÇA CRIMINAL E QUESTÕES SOCIAIS NO SUL GLOBAL

ALMEIDA, B. R.; CUCO, A. F. (Org.) . Justiça criminal e questões sociais no sul global. São Paulo/SP: Max Limonad, 2022. v. 1. 214p. Disponível aqui.

ALMEIDA, B. R.; RODRIGUES, A. N. ; SANTOS, A. A. D. ; SALLET, B.H. ; SANTOS, E.A. ; SILVA, M. D. O. ; CABRAL, M. R. ; ROSA, M. L. ; MOREIRA, R. B. ; CASTANHO, R.P. ; FRAGA, R. S. ; GOMES, T. B. ; CARVALHO, V. D. . Direitos sociais, prisões e justiça no Brasil: impactos da pandemia (2020 – 2021). São Paulo/SP: Max Limonad, 2022. v. 1. 169p. Disponível aqui.

ALMEIDA, B. R.. Justiça criminal e direitos humanos. São Paulo/SP: Max Limonad, 2022. v. 1. 91p. Disponível aqui.

ALMEIDA, B. R.. Justiça criminal e atores. São Paulo/SP: Max Limonad, 2022. v. 1. 110p. Disponível aqui

ALMEIDA, B. R.. Justiça criminal, memória e perspectivas interdisciplinares. São Paulo/SP: Max Limonad, 2022. v. 1. 115p. Disponível aqui.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

PROGRAMAÇÃO III COPUCS

ATESTADOS

Ouvintes: clique aqui.

Apresentação de Trabalhos: clique aqui.

ORGANIZAÇÃO E PARCEIROS

Libertas – Programa Punição, Controle Social e Direitos Humanos

PPGD/UFPel – Universidade Federal de Pelotas

FD/UR – Universidade Rovuma, Moçambique