Workshop Justiça Criminal e Questões Sociais no Sul Global – III Congresso Internacional Punição e Controle Social

WORKSHOP JUSTIÇA CRIMINAL E QUESTÕES SOCIAIS NO SUL GLOBAL

III CONGRESSO INTERNACIONAL PUNIÇÃO E CONTROLE SOCIAL

Faculdade de Direito

Universidade Federal de Pelotas

24, 25 e 26 de novembro de 2021

APRESENTAÇÃO

O III Congresso Internacional Punição e Controle Social – Workshop Justiça Criminal e Questões Sociais no Sul Global pretende reunir profissionais, docentes e pesquisadoras e pesquisadores sobre a justiça criminal e as questões sociais e humanas em experiências históricas e perspectivas a partir do sul global. A proposta é unir contribuições na tentativa de prosseguir no debate sobre a conjectura da justiça criminal (e seus atores) na contemporaneidade, como também no reflexo às questões sociais diante das desigualdades, vulnerações e violências que envolvem diferentes jurisdições e contextos, no âmbito da América Latina e África, mas também em outras dimensões d(e)o Sul.

O evento busca aproximar perspectivas internacionais com dimensões correlatas, como o enfrentamento da violência, a desigualdade social e o desrespeito aos direitos humanos. Além disso, propicia relações acadêmicas, científicas e interinstitucionais entres países a partir do Sul-Sul, imprescindível para refletir sobre políticas públicas regionais e locais tendo como base as vivências e experiências próximas e com impacto social, político e jurídico na comunidade.

Os grupos de trabalho estão estruturados a partir da interseção entre justiça criminal e questões sociais, assim indicados:

• Justiça criminal e direitos humanos
  • Justiça criminal e atores
  • Justiça criminal e memória
  • Justiça criminal e perspectivas interdisciplinares

Convidamos todas as pessoas interessadas em participar com o envio de trabalhos (em português, espanhol ou inglês).

TRABALHOS

Os trabalhos apresentados serão publicados nos anais do evento.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

PROGRAMAÇÃO III COPUCS

ATESTADOS

Ouvintes: clique aqui.

Apresentação de Trabalhos: clique aqui.

ORGANIZAÇÃO E PARCEIROS

Libertas – Programa Punição, Controle Social e Direitos Humanos

PPGD/UFPel – Universidade Federal de Pelotas

FD/UR – Universidade Rovuma, Moçambique