Início do conteúdo
Projetos

Ciências Geodésicas como suporte a gestão pública e aos desafios ambientais do ordenamento territorial

É função da órgão públicos (Governo Federal, Estados e municípios) elaborar as políticas de planejamento e gestão do território. Esse processo é altamente complexo e envolve considerações explícitas de critérios múltiplos: sociais, econômicos e ambientais. Um processo que precisa ser consciente e sistemático. Para que ocorra de forma a gerar resultados significativos para a gestão publica e a sociedade, é fundamental entender e respeitar as especificidades de cada região, para tal existe a necessidade de conhecer o ambiente em estudo de forma ampla nos seus diferentes aspectos físicos, biológicos, culturais e territoriais. Neste contexto, o projeto busca utilizar os conhecimentos oriundos do: Sensoriamento Remoto, Geodésia, Cartografia, Sistemas de Informações Geográficas e Cadastro Técnico Multifinalitário (CTM), associadas as informações de áreas afins como uma ferramenta de gestão pública. Que possibilite mapear os municípios estabelecer Sistema de Informações Territoriais (SITs). E esses sejam utilizados para o equacionamento correto dos problemas ambientais em cada região, para gerar subsídios para politicas de planejamento e a gestão territorial ambientalmente correta.

 

Geotecnologias como instrumentos de políticas públicas para cidades inteligentes

O conhecimento do uso e ocupação do solo de um município é de extrema importância para o planejamento municipal e ambiental, com o auxilio das geotecnologias pode-se ter mais segurança técnica nas tomadas de decisões referente aos processos a serem aprovados e também na elaboração de projetos para a própria gestão pública. O projeto visa promover atividades junto aos municípios para a implementação de soluções para a gestão e planejamento com o uso de geotecnologias, assim como a possibilidade de atividades de capacitação para servidores técnicos municipais, estaduais e federais.

 

Fortalecimento da Defesa Civil nos municípios da Região Sul

O Programa de fortalecimento da defesa civil nos municípios da Região Sul , visa consolidar o conhecimento institucional nos municípios da região, desenvolvendo mecanismos de construção de soluções eficazes para combate a riscos e desastres ambientais. Para isto serão realizadas atividade de mapeamento da estrutura das defesas civis, capacidade de respostas á eventos e mapeamento das áreas de risco nos municípios, assim como atividades de capacitação para os técnicos ligados a defesa civil dos municípios envolvidos e órgãos competentes.

Translate »