(Sobre) vivências em tempos de pandemia: memórias em ensaio

Convidamos tod@s a contribuir com trabalhos para o dossiê “(Sobre) vivências em tempos de pandemia: memórias em ensaio”, organizado por Daniele Borges e Alex Nakaóka para a Revista Fotocronografias!!

“A tarefa e o dever deste dossiê é compor um arquivo imagético cuja relevância se aparenta urgente e necessária, visto que, como nos diz Samain (2012), “a questão do arquivo não é uma questão do passado, mas uma questão de futuro, a questão do futuro mesmo, a questão de uma resposta, de uma promessa e de uma responsabilidade para amanhã”. Ao levarmos em consideração o fato das imagens “constituírem o lugar de um processo vivo, nunca nos mostrando um pensamento único e definitivo” (Samain, 2012), mas incluindo lacunas, não-ditos, lembranças e até os esquecimentos nele contidos, a potência das imagens em resguardar as nossas memórias, como se fossem “relicários” em tempos de pandemia, será essencial para projetarmos um futuro distinto ao que Latour (2020) nomeia como uma “mutação ecológica duradoura e irreversível” causada pelo sistema econômico no qual vivemos”.

Envio dos ensaios até 30 de março de 2021.

Mais informações disponíveis na página da revista:
https://medium.com/fotocronografias/vol-07-n-16-sobre-viv%C3%AAncias-em-tempos-de-pandemia-mem%C3%B3rias-em-ensaio-f47514a43c71