Pandemia de narrativas: vida em quarentena

Pandemia de narrativas nasce num período em que a Pandemia do Covid-19 nos obriga a traçar novas rotas de vivência diária, nos impulsiona a adentrar cada vez mais esse espaço denso e concentrado que é casa, cada canto, cada brecha,repensando nosso cotidiano e nossas práticas de circulação e consumo, o que afeta diretamente nossas emoções e nos torna mais atentos às experiências sensoriais que temos diariamente.  A arte, em sua potência política, oferece os meios de expressão para transcendermos as fronteiras materiais ou simbólicas percebidas neste momento em que o recolhimento se faz uma forma de cuidado de si e dos outros. Sendo assim, torna-se uma aliada nos processos de representação e compartilhamento das emoções que permeiam as experiências individuais e torna possível vislumbrar um cenário compartilhado à distância, pelo meio virtual.  Entendemos as narrativas de si como meios para refletir sobre as vivências individuais, partilhadas numa situação social comum: a quarentena. As narrativas tornam-se, assim, meios de expressar e provocar emoções, se (re)perceber e arremessar afora qualquer sentimento latente. Nosso objetivo é, portanto, estimular reflexões sobre Tempo, Espaço, Percepção, Cuidado, Ética, Afetos e Vida. E, a partir disso, estimular o compartilhamento de produções que estejam sendo feitas durante o período da quarentena com o objetivo de expressar emoções e refletir sobre o período atual.

Sejam bem-vindes!

A ação é desenvolvida por professores e alunos que integram o projeto de pesquisa Antropoéticas, vinculado ao LEPPAIS.

Hashtags: #vidaemquarentena #NarrativasdaQuarentena;  #QuarentineDays; #Covid19; #Coronavirus; #isolamentosocial; #antropologia; #ufpel; #leppais; #antropoéticas; #pandemiadenarrativas

E-mail: narrativasdaquarentena@gmail.com

Insta: @pandemiadenarrativas

SAIBA COMO PARTICIPAR desta PANDEMIA DE NARRATIVAS

Você pode enviar fotografias, desenhos, bordados, colagens, vídeos, ambiências sonoras (de até 1 minuto) e poesias, acompanhados ou não de pequenos textos (com até 5 frases). No e-mail informe como você gostaria de ser identificade (nome e sobrenome), envie uma pequena biografia (ex.: artista nas horas vagas), o título da narrativa (quando houver), materiais utilizados (qdo for o caso) e informe o seu Id no Instagram. Depois de nos enviar, por e-mail, siga-nos no Instagram para que possamos marcar você na publicação.

Requisito único: As narrativas devem ter sido produzidas durante a Pandemia de COVID-19

No e-mail você também deve informar:  Nome do/a autor/a; Mês e ano de produção; Título da narrativa (se for o caso); Técnicas/ materiais (quando for o caso); Cidade do/a autor/a; e Id do Instagram.

Se você tem dúvidas envie um e-mail para narrativasdaquarentena@gmail.com e entraremos em contato.

Especificações para as Imagens
Postagem individual- As fotos serão postadas em formato quadrado (10 x10cm ou 8 x 8cm) e panorâmica (6x3cm), especificações do Instagram.
Recurso carrossel – Apresenta uma imagem de capa e uma sequência de imagens que podem ser visualizadas clicando na seta de avanço para a direita. (Até 10 fotos podem ser postadas nessa modalidade).
Montagem- As imagens são enviadas pelos autores já em formato quadrado (10 x10 cm ou 8 x 8 cm) e panorâmica (6×3 cm), especificações do Instagram.

Especificações para Vídeos e Ambiências sonoras
Devem ser enviados arquivos em Mp4 (com no máximo 1 minuto), acompanhados de uma imagem a ser utilizada como capa da postagem. Caso não seja enviada utilizaremos nossa capa padrão.

Especificações para as Poesias
Podem ser enviadas em vídeo (até um minuto) ou por escrito. Se for por escrito o ideal é que caibam num Banner de divulgação do Instagram