“Desculpe o transtorno”, de Jonatan Magella
Leitura dramática on-line:
“Desculpe o transtorno”, de Jonatan Magella
Data: 15/05/2021 (sábado)
Horário: 19h
Leitoras e leitores: Brenda Seneme, Gabriel Pyã, João Vitor, Kelvin Machado, Lorena Zanetti, Mario Celso, Milena Vaz e Thalles Echeverry.
Coordenação: Profa. Fernanda Vieira Fernandes.
—
Sinopse: Um catador de lixo, uma caixa de supermercado e uma diarista são aprisionados em um centro psiquiátrico pelo mesmo motivo: foram acusados de criar outros mundos ao invés de simplesmente aceitar o mundo que lhes foi imposto. Durante o período de confinamento, porém, essas três figuras provocam mudanças drásticas nas engrenagens da poderosa indústria que os faz de loucos e reféns de tantos medicamentos. “Desculpe o transtorno” é uma investigação sobre a necessidade e a importância da criação de outros mundos dentro da opressora realidade que nos obrigam a considerar normal.
Sobre o autor: Jonatan Magella nasceu em 1990, em Nova Iguaçu. É dramaturgo, escritor e professor de História das redes públicas de Seropédica e Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Em 2017, recebeu o prêmio de melhor dramaturgia no I Sarau de Esquetes F.A.M.A. por Dia Útil. Com esse texto, foi selecionado para a quarta turma do Núcleo de Dramaturgia. Durante o trabalho no Núcleo, escreveu Desculpe o transtorno; O eclipse do rosto, lido pelo Coletivo Errante na II Semana do Núcleo de Dramaturgia; e Nessa rua passam Deus e o Mundo, encenado pela Cia. Atores da Fábrica. Em 2018, publicou o livro de contos Vidas irrisórias. Teve seus contos publicados também na revista Sarau Subúrbio e na antologia Repertório de utopias, organizada pelo Itaú Cultural, entre outras publicações.
Publicado em 11/05/2021, na categoria Notícias.