Memórias em Movimento
Este é um espaço cartográfico de formação dos estagiários do LAPSO, que estão desenvolvendo seus estágios dentro do projeto de teatro e psicologia. Por meio de relatos, trechos poéticos e registros, aqui se compartilha não apenas o percurso acadêmico, mas também as experiências, reflexões e criações que emergem nesse processo de aprender a dirigir.
Gracielle Lettnin Raubach – “Em um 28 de abril eu nasci. Adentro o mundo em um parto vaginal do qual não lembro do grito ou choro proferido por mim ou por minha mãe. Há força no nascer e fragilidade no ser que nasce. Afinal, quando a fragilidade vai embora mesmo? Apenas 34 anos depois, também em um 28 de abril, adentro a sala 67 do Centro de Artes da UFPEL.”

Alice Medeiros – “Esse talvez tenha sido o encontro que o grupo de fato se percebeu como tal: onde foram acolhidas as dores, celebradas as singularidades e reconhecida a força que o coletivo estava produzindo em nós.”

Giulia Bergantini Waldemarin – “A memória flui em nossa mente sem nem mesmo ser chamada. Flue como a água flui no rio. Passa sem contudo se prender, e logo dá espaço para outra memória, em um ritmo sem ritmo. Passa, às vezes, por todo o corpo, fluindo, pela cabeça, pescoço, tronco… pelos braços, pernas e dedos.”

Kalléu Schmidt Mendes – “Também fizemos uma reflexão em frente ao espelho, onde o grupo deveria se ver como grupo e não como indivíduos, para lembrarmos que depois de um ano juntos, aquele grupo seria outro grupo, que nos ajudaríamos mutuamente a se tornar melhores diretores de grupo.”