Resumo de apresentação

Este grupo de trabalho reúne pesquisadores/as vinculados/as a diferentes instituições de ensino superior das cinco regiões geográficas do país que desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão em diálogo com a arte e a estética. Trata-se de um grupo cujas principais características são a diferença, tanto teórica como metodológica, e a disponibilidade para adensar a interlocução entre psicologia, arte e estética, contribuindo para a produção de conhecimentos em uma perspectiva ética, estética e política.

Objetivos

– Constituir uma rede de pesquisadores/as interessados/as nas relações entre psicologia, estética e arte
– Fomentar a produção científica brasileira em psicologia que tenha a estética e/ou a arte como foco
– Contribuir para a difusão de conhecimentos na interface da psicologia com a arte desenvolvidos a partir de uma perspectiva ética, estética e política.

Histórico

Trata-se de um grupo novo que terá sua primeira reunião neste XVIII Simpósio da Anpepp. Congrega pesquisadoras/es com experiência em outros GTs da ANPEPP e novos/as pesquisadores/as, os quais estão em processo de inserção como docentes universitários e/ou no sistema de pós-graduação brasileiro. Entendemos essa diversidade como importante, pois possibilita a interlocução com diferentes perspectivas e visões de ciência, fundamental ao desenvolvimento da própria psicologia como ciência e profissão.

Apesar da condição inaugural do grupo, a interlocução de seus membros com as artes está presente em suas trajetórias acadêmicas, como é possível compreender pela breve apresentação que segue:

Andréa Vieira Zanella, proponente do GT juntamente com a professora Fabrícia Borges, é docente do PPG em Psicologia da UFSC. Orienta e desenvolve há muitos anos pesquisas na interface da psicologia social com as artes e tem vasta produção acadêmica sobre o tema, das quais destaca-se o livro “Entre Galerias e Museus: diálogos metodológicos no encontro da arte com a ciência e a vida”, publicado pela Editora Pedro & João em 2017.

 

 

Allan Henrique Gomes, docente da ACE e do PPG em Educação da Univille, desenvolve deste 2010 pesquisas sobre cinema, dedicando-se às relações entre produção audiovisual e o campo da desigualdade social.

Asdrúbal Borges Formiga Sobrinho, docente do Programa de Pós-Graduação em Processos de Desenvolvimento e Educação da UnB, tem como foco de interesse, em sua trajetória acadêmica, os processos de criação em diferentes contextos e condições.

Cláudia Regina Brandão Sampaio, docente do PPG em Psicologia da UFAM, incluiu a arte em suas atividades acadêmicas em 2004 e a assume como uma das temáticas de interesse do Laboratório de Intervenção Social e Desenvolvimento Comunitário (LABINS), o qual coordena.

Deise Lucy Oliveira Montardo, docente dos PPG em Antropologia Social e Psicologia da UFAM, realiza pesquisas, desde 1995, sobre arte indígena, mais especificamente sobre música e dança.

Édio Raniere da Silva, Pós-Doutorado em Filosofia pela Université Paris-Nanterre. Doutor em Psicologia Social e Institucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais – PPGAVI – e professor Adjunto do Curso de Psicologia da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, onde coordena o Laboratório de Arte e Psicologia Social: LAPSO.

 

 

Eliane Regina Pereira, docente do PPG em Psicologia da UFU, tem sua trajetória de pesquisa marcada pela investigação das relações entre variados dispositivos estéticos e a promoção de saúde.

 

 

 

Fabrícia Teixeira Borges, docente do PPG em Processos de Desenvolvimento e Educação da UnB, tem orientado e desenvolvido pesquisas sobre experiência estética, arte e mediação estética na construção de si desde 2012.

Gabriel Bueno Almeida, docente do CESUSC, tem percorrido um caminho profissional e pessoal que entrelaça os campos da arte, estética e psicologia a partir de estudos, pesquisas e produções artísticas. Em sua dissertação de mestrado dedicou-se a pesquisar o graffiti e, no doutorado, o cinema.

Jardel Pelissari Machado, psicólogo da Pró-Reitoria de Assuntos Educacionais da UFPR e pesquisador do NUPRA/UFSC (Núcleo de pesquisa em práticas sociais, estética e política), desenvolveu sua tese de doutorado sobre a mediação de oficinas estéticas com fotografia na relação de acadêmicos com a universidade.

Lilian Urnau, docente do PPG em Psicologia da UNIR, desde o mestrado assume a arte como mediadora dos processos que elege como foco de suas investigações, seja em contextos educativos, seja em situações não formais.

Lígia Carvalho Libâneo, psicóloga na Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade universitária da UNB, teve oficinas estéticas como foco de sua tese de doutorado, realizada com servidores técnico-administrativos da universidade.

Luciana Lobo Miranda, docente do PPG em Psicologia da UFC, investiga modos de subjetivação na contemporaneidade e suas relações com a educação. Há algum tempo tem assumido a estética e a arte como eixos transversais de algumas pesquisas que coordena e orienta.

 

 

Maíra Spanghero Ferreira, docente do PPG em Dança da UFBA, é graduada em psicologia e teve toda sua formação e atuação profissional voltada para a área de artes.

Marcos Ribeiro de Melo é professor associado do Departamento de Psicologia e professor permanente do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Psicologia (PPGCine) na Universidade Federal de Sergipe. Interessa-se por estudos e pesquisas com infância, culturas infantis, cinema e educação.

 

 

Miriam Cristiane Alves, docente da UFPEL e do PPG em Psicologia da UFRGS, tem sua trajetória profissional marcada pelos estudos com foco em relações raciais a partir do pensamento crítico descolonial antirracista, o qual tensiona a estética dominante tanto nas ciências como nas artes.

Neiva de Assis, docente da UFSC, desenvolve pesquisas no diálogo com a educação estética desde seu mestrado, quando começou a fazer parte do NUPRA/UFSC (Núcleo de pesquisa em práticas sociais, estética e política).

Renata Magalhães Naves, pesquisadora vinculada ao grupo de pesquisas Del’Artes/UnB (desenvolvimento, estética, linguagens e artes), analisou em sua tese de doutorado o modo como atividades artísticas, desenvolvidas em uma ONG que trabalha com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, se relacionam com as variadas experiências dos participantes e o desencadear de posicionamentos ético.

Tales Vilela Santeiro, docente do PPG em Psicologia da UFTM, desenvolve desde a graduação estudos na interface da Psicologia com a Arte, mais especificamente a literatura e o cinema, com foco nos processos de promoção de saúde.