Início do conteúdo
    Notícias
  • Aula Prática Processos de Corte em Madeira – PCM em parceria com LEP – IFSul Pelotas

    Dia 07 de março a partir das 13h30 discentes do curso de Engenharia Industrial Madeireira da UFPel participaram da aula prática sobre o processo de corte em madeira com uma máquina CNC laser. Na sequência foi realizada a gravação a laser do logotipo do curso em partes dos artefatos em madeira produzidos em aulas práticas anteriores desenvolvidas na marcenaria do curso de EIM / CEng / UFPel. A aula prática foi ministrada em parceria com a Profa. Dra. Érika Ferreira, responsável pelo componente curricular Processos de Corte em Madeira – PCM, e a Profa. Dra. Silvie Jobim, curso de Design do IF Sul Pelotas, com auxílio técnico do Juan Vitor, aluno voluntário vinculado ao LEP – Laboratório de Experimentações em Prototipagem.

     

  • Aula Prática / Visita Técnica a empresa Arauco do Brasil Unidade Montenegro RS (Fabricação de MDP)

    Na última quarta-feira, dia 28 de fevereiro, discentes do curso de Engenharia Industrial Madeireira participaram da aula prática / visita técnica na fábrica da Arauco do Brasil, localizada no pólo petroquímico do município de Montenegro – RS. O ramo de atuação da empresa é produção de painéis de partículas de média densidade (MDP) com madeiras de pinus e eucalipto aglutinadas por meio de resina ureia-formaldeído com baixa emissão de formaldeído. Suas chapas atendem as demandas de matéria-prima das indústrias moveleiras nacionais e no exterior. A visita faz parte das atividades práticas desenvolvidas pelo componente curricular Painéis de Madeira Reconstituída – PMR (1500042), que atualmente está sob responsabilidade da professora Érika da Silva Ferreira.

  • Alunos da Engenharia Industrial Madeireira realizam Visita Técnica / Aula Prática na empresa Leitz

    Na última quinta-feira, dia 15 de fevereiro, discentes do curso de Engenharia Industrial Madeireira participaram da aula prática / visita técnica na empresa  Leitz GmbH & Co. KG – Ferramentas e Sistemas de Precisão, localizada no município de São Sebastião do Caí – RS. O ramo de atuação da empresa é produção de ferramentas de corte para madeira e derivados (serras circulares, fresas, brocas e sistemas de fixação), bem como afiação de ferramentas de metal duro e diamante. A visita faz parte das atividades práticas desenvolvidas pelo componente curricular Processos de Corte em Madeira (1500031), que atualmente está sob responsabilidade da professora Érika da Silva Ferreira.

  • 9º SIIEPE UFPel

    De 20 a 24 de novembro ocorreu a 9º SIIEPE – Semana Integrada de Inovação Ensino Pesquisa e Extensão da UFPel e o Laboratório de Painéis de Madeira – LAPAM esteve presente nos Congressos de Iniciação Científica – XXXII CIC, Extensão e Cultura – X CEC e Ensino de Graduação – IX CEG. Sendo representado pelas colaboradoras do LAPAM Amanda Corrêa, Mariana Figueira, Marina Lima e Marina Neves, onde todas apresentaram oralmente seus trabalhos. Parabéns a equipe por mais esse momento de divulgação dos nossos projetos de ensino, pesquisa e extensão!!!

  • Visita Técnica Sena Madeiras Ltda.

    Na dia 24 de agosto discentes do curso de Engenharia Industrial Madeireira participaram da  aula prática / visita técnica à empresa Sena Madeiras LTDA., localizada no município de Rio Grande – RS. O ramo de atuação da empresa é o processamento mecânico primário da madeira de Pinus eliottii, bem como sua secagem em estufa progressiva, tendo como produto final tábuas para produção de cercas que atendem ao mercado norte americano, além de uma unidade para geração de cavacos. A visita faz parte das aulas práticas desenvolvidas pelo componente curricular Técnicas e Planejamento de Serrarias (15000402) e uma ação do projeto Grupo de Estudos em Tecnologia da Madeira – GETECMA, ambos coordenados pela professora Érika da Silva Ferreira.

  • FIMMA e Movelsul 2023

    Na última segunda-feira, dia 28 de agosto, discentes e docentes da Universidade Federal de Pelotas que participam da XV Semana Acadêmica da Engenharia Industrial Madeireira – XV SAEIM estiveram presentes nas Feiras Movelsul e FIMMA, ambas voltadas à cadeia produtiva da madeira. Evento desenvolvido na cidade de Bento Gonçalves e promovido pela Movergs e Sindimóveis proporcionando uma imersão nas inovações tecnológicas do setor e novidades no segmento moveleiro. A viagem foi coordenada pelas professoras Merielen Lopes e Érika Ferreira, coordenadora e coordenadora adjunta da XV SAEIM, bem como os discentes que fazem parte da Comissão Organizadora do evento (Nathália Gomes, Marina Neves, Ávila Ferreira e Fernando Devantier).

    .

     

  • Oficina de Marchetaria Prof. Danieli Nejeliski

    Dia 10 de agosto as 14h foi realizada a Oficina de Marchetaria ministrada pela Dra. Danieli Nejeliski, professora vinculada ao curso de Design do IFSul Campus Pelotas, nas novas instalações do curso de Engenharia Industrial Madeireira / CEng / UFPel. A turma foi constituída por alunos do curso de Engenharia Industrial Madeireira, Design e Artes da UFPel. O evento se caracterizou por mais uma ação desenvolvida pelo Grupo de Estudos em Tecnologia da Madeira – GETECMA coordenado pela Prof. Érika Ferreira e como a bolsista a acadêmica Mariana Figueira.

     

  • Visita Técnica / Aula Prática – empresa Sena Madeiras

    Dia 24 de agosto (quinta-feira) as 08h da manhã sairá o ônibus no prédio onde se localiza o curso de Engenharia Industrial Madeireira da UFPel para realização de uma visita técnica aula / aula prática a empresa Sena Madeiras LTDA., localizada no município de Rio Grande – RS. O ramo de atuação da empresa é o processamento mecânico primário da madeira de Pinus eliottii, bem como sua secagem em estufa progressiva tendo como produto final tábuas para produção de cercas que atendem ao mercado americano, bem como peças para pallets atendendo o mercado interno, além de uma nova unidade para geração de cavacos.

    A inscrição deverá ser realizada pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeCQ6bMcnXVM6GuINOmQ2ZZmmoTana8ozowFzbHk1tIp5JCPA/viewform

    Observação: os alunos que não estão matriculados no componente curricular Técnicas e Planejamento de Serrarias poderão contabilizar essa visita técnica como atividade complementar.

  • Oficina de Marchetaria

     

    Como uma das ações de 2023 do Grupo de Estudos em Tecnologia da Madeira – GETECMA a oficina de Marchetaria vem trazer mais uma oportunidade de trabalhar com madeira e seus derivados. Em parceria com a Profª Danieli Nejelski  do IFSUL – Pelotas do Curso de Design. Marchetaria é uma técnica de ornamentação de superfícies com lâminas de madeira de diferentes cores, formando padrões e desenhos.

    Onde serão abordados os seguintes tópicos:
    • Breve histórico
    • Exemplos de aplicações
    • Materiais utilizados
    • Passo a passo da técnica
    • Parte prática da oficina, onde cada participante vai fazer uma peça de marchetaria.

    Data: 10 de agosto (quinta-feira);

    Horário: a partir das 14h até as 17h;

    Local: Novas instalações da Engenharia Industrial Madeireira – Marcenaria;

    As inscrições devem ser realizadas pelo link:

    https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdb0d9EYgx2_rzqNzhcy07o9OgcqdynQNG3ITk1F-

    r_eeSHvw/viewform

  • Parceria Laboratório de Painéis de Madeira – LAPAM e Sesi Pelotas

    Em 2022 o Laboratório de Painéis de Madeira – LAPAM UFPel realizou uma parceria com a Escola Sesi – Pelotas para auxiliar de forma direta no desenvolvimento do projeto intitulado “Chapa sustentável feita de casca de arroz” vinculado ao Programa Rota Inovadora, com os alunos do 3º ano do ensino médio Felipe Cruz, Rafael da Hora, Bruno Magiari, Juan Silva e Eduardo Kagawa, sob orientação da professora de matemática Jéssica Mafaldo e coorientação dos professores Gustavo Medina Tavares e Felipe Abreu da Silva. A coordenadora do laboratório Prof. Érika Ferreira e suas orientadas vinculadas ao curso de graduação em Engenharia Industrial Madeireira da UFPel (Amanda Correa, Mariana Figueira e Nathalia Gomes), realizaram a transferência do conhecimento e tecnologias que são desenvolvidas pelo LAPAM em seus projetos de ensino, pesquisa e extensão criando a possibilidade de desenvolvimento do produto almejado pelos alunos do ensino médio e professores da Escola Sesi. Esse tipo de iniciativa é de suma importância para o desenvolvimento tecnológico do país e da população que se encontra dentro da vulnerabilidade social. Maiores informações sobre o projeto e a indicação da Prof. Jéssica ao prêmio Educador Transformador podem ser visualizados no link clicando na imagem abaixo:

    Imagens cedidas pelo LAPAM, onde podem ser visualizadas as etapas de testes iniciais antes do desenvolvimento do produto final.