Projetos de Extensão

Preservação do patrimônio cultural através da química do ensino médio e o ensino de química através do patrimônio

O ensino de química no Brasil se depara frequentemente com desafios associados ao não reconhecimento da aplicabilidade do seu conteúdo na vida prática dos alunos, como em aplicações tecnológicas, ambientais, sociais, políticas, econômicas e históricas, o que muitas vezes torna essa disciplina pouco atrativa ou pouco interessante. Pensando nisso, uma série de trabalhos tem sido desenvolvida com o objetivo de transpor os conteúdos da química para o cotidiano dos alunos, auxiliando-os na compreensão teórica e prática e permitindo uma melhor concepção da importância e da presença da química em suas vidas. É interessante perceber que o ensino de química através de abordagens do cotidiano promove um melhor conhecimento não somente sobre a química, mas também sobre o tema abordado. Há de se considerar, portanto, que o uso de temas do cotidiano no ensino de química pode promover impactos positivos não somente no ensino da química, mas também em questões de interesse direto do tema cotidiano. Na área de patrimônio cultural, por exemplo, é possível pensar que a contextualização da química através de bens culturais pode auxiliar na compreensão e contextualização da disciplina, ao mesmo tempo que, dependendo da metodologia aplicada, pode auxiliar na promoção da preservação patrimonial. Com isso, portanto, envolvendo equipe inter/transdisciplinar e fazendo uso de metodologias do ensino de química associada à educação para o patrimônio e a conhecimentos da ciência da conservação, este projeto de extensão tem como objetivo promover preservação patrimonial através do ensino de química ao mesmo tempo em que promove o ensino de química através do patrimônio cultural. O projeto foca em alunos do ensino médio de escolas da rede pública e oferece formação complementar a professores das escolas participantes e a alunos dos cursos de Museologia e Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFPel.
Integrantes: Thiago Sevilhano Puglieri – Coordenador / Diego Lemos Ribeiro – Integrante / Daniel Maurício Viana de Souza – Integrante / Carla Rodrigues Gastaud – Integrante