Educação para o patrimônio e alfabetização científica

Considerando que para a realização de atividade envolvendo tanto educação para o patrimônio quanto alfabetização científica e ensino de química necessita-se garantir que os alunos dominem determinados temas prévios de química, e que alguns percalços podem inviabilizar essa etapa, esta parte do site trata de atividades que consideram apenas educação para o patrimônio e alfabetização científica. Além disso, em alguns casos, o interesse pode ser puramente nessas duas atividades.

• Objetivo

A atividade tem como objetivo promover a preservação patrimonial e a alfabetização científica, através de abordagens de química aplicada a bens culturais.

Os objetivos específicos e impactos esperados se desdobraram em:

1. desenvolver atividade interdisciplinar com a participação de professores de diversas áreas do conhecimento (química, artes, história e museologia) para promover a interdisciplinaridade no ensino médio e possibilitar aos alunos o reconhecimento de sinergia;
  2. estimular alunos do ensino médio a reconhecerem e se apropriarem do patrimônio cultural;
  3. incentivar alunos do ensino médio a promoverem a preservação patrimonial;
  4. discutir a importância e aplicabilidade de investigações científicas em bens culturais.
  • Metodologia

A metodologia se divide em:

1. identificar objetivos e público alvo;
  2. desenvolver proposta curricular;

2.1. definir tópico (seleção de possíveis abordagens químicas dentro da área de bens culturais);

2.2. identificar um bem cultural, ou bens culturais, que apresente interesse histórico-social e que seja compatível com a abordagem química desejada;

2.3. definir os objetivos de aprendizagem.

3. estabelecer contato com a(s) instituição(ões) responsável(is) pelo(s) bem(ns) cultural(is);
4. identificar o acesso a equipamentos;
5. discutir a proposta com o chefe de departamento, colegas e/ou outros;
6. identificar e contatar palestrantes convidados;
7. preparar a metodologia e a atividade considerando química, patrimônio, preservação patrimonial e alfabetização científica;

1. desenvolver a atividade.

A atividade aqui apresentada foi contextualizada no Museu da Baronesa, em Pelotas, dividindo-se nas seguintes etapas:

1.Abertura e aplicação de questionário

2.Conversa sobre Patrimônio (O que é? Quais os diversos sentidos? Como você mesmo pode preservar um bem cultural?)

3.Conversa sobre o Museu/Parque da Baronesa

4.Atividade de alfabetização científica

–Como a ciência é feita?

–Qual a relação da Química com o Patrimônio Cultural?

–Estudo de caso de conservação: Museu do Oratório

–Estudo de caso de autenticação: Tarsila do Amaral

–Apresentação de C&R por alunos da C&R

–Preparo de tinta histórica – história da arte técnica

5.Entrega do questionário para ser preenchido novamente e entregue depois de uma semana.