Considerando que para a realização de atividade envolvendo tanto educação para o patrimônio quanto alfabetização científica e ensino de química necessita-se garantir que os alunos dominem determinados temas prévios de química, e que alguns percalços podem inviabilizar essa etapa, esta parte do site trata de atividades que consideram apenas educação para o patrimônio e alfabetização científica. Além disso, em alguns casos, o interesse pode ser puramente nessas duas atividades.
- Objetivo
A atividade tem como objetivo promover a preservação patrimonial e a alfabetização científica, através de abordagens de química aplicada a bens culturais.
Os objetivos específicos e impactos esperados se desdobraram em:
- desenvolver atividade interdisciplinar com a participação de professores de diversas áreas do conhecimento (química, artes, história e museologia) para promover a interdisciplinaridade no ensino médio e possibilitar aos alunos o reconhecimento de sinergia;
- estimular alunos do ensino médio a reconhecerem e se apropriarem do patrimônio cultural;
- incentivar alunos do ensino médio a promoverem a preservação patrimonial;
- discutir a importância e aplicabilidade de investigações científicas em bens culturais.
- Metodologia
A metodologia se divide em:
- identificar objetivos e público alvo;
- desenvolver proposta curricular;
2.1. definir tópico (seleção de possíveis abordagens químicas dentro da área de bens culturais);
2.2. identificar um bem cultural, ou bens culturais, que apresente interesse histórico-social e que seja compatível com a abordagem química desejada;
2.3. definir os objetivos de aprendizagem.
3. estabelecer contato com a(s) instituição(ões) responsável(is) pelo(s) bem(ns) cultural(is);
4. identificar o acesso a equipamentos;
5. discutir a proposta com o chefe de departamento, colegas e/ou outros;
6. identificar e contatar palestrantes convidados;
7. preparar a metodologia e a atividade considerando química, patrimônio, preservação patrimonial e alfabetização científica;
- desenvolver a atividade.
A atividade aqui apresentada foi contextualizada no Museu da Baronesa, em Pelotas, dividindo-se nas seguintes etapas:
1.Abertura e aplicação de questionário
2.Conversa sobre Patrimônio (O que é? Quais os diversos sentidos? Como você mesmo pode preservar um bem cultural?)
3.Conversa sobre o Museu/Parque da Baronesa
4.Atividade de alfabetização científica
–Como a ciência é feita?
–Qual a relação da Química com o Patrimônio Cultural?
–Estudo de caso de conservação: Museu do Oratório
–Estudo de caso de autenticação: Tarsila do Amaral
–Apresentação de C&R por alunos da C&R
–Preparo de tinta histórica – história da arte técnica
5.Entrega do questionário para ser preenchido novamente e entregue depois de uma semana.