Planejamento, morfologia e modelagem urbana

Trabalha com o processo de planejamento do espaço municipal, estudando programas, planos e projetos. A abordagem principal é através da morfologia urbana, que é particularmente investigada mediante recursos de modelagem, geocomputação e SIG. Estão incluídos trabalhos  com crescimento urbano, ambiente natural, espaços abertos, estrutura intraurbana, uso do solo, parcelamento do solo, evolução urbana, mobilidade e mapeamento colaborativo.

Cidade e contemporaneidade

Procura articular-se em torno da abordagem multidisciplinar de questões teóricas e empíricas relacionadas à sociedade contemporânea, em especial na relação entre a arquitetura e cidade, habitando para isso as fronteiras da filosofia, das artes e da educação, a fim de criar ações projetuais e perceptos para uma estética urbana atual. Ver mais em: https://wp.ufpel.edu.br/cmaisc/

Projeto, produção e apropriação do espaço habitado

Estuda os conflitos e contradições inerentes aos processos de projeto, produção e apropriação do espaço habitado urbano em suas diversas escalas. Reconhece a desigualdade e a precariedade como componentes centrais do processo de urbanização dos países da periferia do capitalismo e toma como pressuposto que o processo de projeto deve incorporar as tensões decorrentes desta situação, assumindo necessariamente um caráter político. Busca contextualizar esta discussão, considerando as particularidades da cidade de Pelotas sem abrir mão do diálogo com outras realidades, metropolitanas e latino-americanas.

Investigações em Clima Urbano

Aborda desafios contemporâneos das cidades frente aos cenários de mudanças climáticas. Avalia os efeitos do planejamento urbano sob a ótica do conforto ambiental, simulando interações entre os sistemas naturais e urbanos. De caráter multidisciplinar, inclui investigações de processos e soluções mais sustentáveis, desde a escala urbana até os objetos construídos. Busca analisar efeitos de decisões projetuais e de planejamento sobre os microclimas urbanos e nas edificações.