Pesquisa

O emprego da tecnologia do ultrassom em trabalhos vinculados à linguística é recente. No Brasil, o seu uso ainda é restrito a poucos laboratórios de pesquisa. A investigação é interdisciplinar. Logo, possibilita a criação de projetos que incluam diferentes áreas do conhecimento como, por exemplo, a linguística, a fonoaudiologia, a neurociência e a informática. Os trabalhos vinculam-se a pesquisas e experimentos sobre atividades articulatórias relacionadas ao processamento da linguagem em tempo real.

Não há método capaz de dar conta da interação de todos os articuladores envolvidos na produção da fala. Logo, sempre que possível, o trabalho de pesquisa necessita do emprego de mais de uma ferramenta. Por esse motivo, combinam-se técnicas, o que depende, evidentemente, do que se quer observar e estudar e da infraestrutura laboratorial oferecida pela instituição (ou por ela é projetada). O emprego do ultrassom, a sincronização de imagens US com gravações em áudio e espectrogramas (obtidos via softwares de análise acústica), vai nessa direção.

A longo prazo, o LELO visa a auxiliar investigadores que desejem realizar pesquisas sobre a aquisição e a produção da fala de modo a fornecer sistemas multimodais de aquisição e análise de dados dinâmicos mais performáticos. As pesquisas propostas exploram os recursos atuais do LELO, tentam contribuir para que tecnologias atuais sejam empregadas nos estudos sobre a linguagem e o seu funcionamento. Abrindo janelas para a criação de novas interfaces entre a linguística e outras áreas do conhecimento.

Enfim, o LELO fornece apoio a (i) pesquisas de iniciação científica e (ii) investigações desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação em Letras (stricto sensu), mais especificamente as que investigam a emergência de sistemas linguísticos em desenvolvimento. Os trabalhos são realizados com base em dados de aquisição da oralidade em língua materna e em língua estrangeira, com foco na emergência de unidades fonético-fonológicas, na produção de formas variáveis, no papel do léxico e na adequação de modelos teóricos para a formalização das análises empreendidas.

Linhas de Pesquisa
Teoria e Análise Linguística (Teoria da Otimidade e Fonologia Gestual)
Aquisição Fonético-fonológica de língua materna e de língua estrangeira