Os grupos de pesquisa LabForma, GEPI e Projeto Montessori – Educação para paz convidam para o IV Ciclo de Debates e I Seminário Internacional Infâncias e Formação Docente: práticas não-hegemônicas na Educação Infantil
Tem interesse em mandar trabalho para o evento? Confere AQUI as informações para submissão de trabalhos.
Atente-se as datas:
Prazos para submissão: 05 a 19 de agosto
Previsão do resultado da avaliação: 31 de agosto
Quer participar apenas como ouvinte do evento? É só fazer sua inscrição AQUI.
Onde vai ser o evento? No auditório do CEHUS
Onde fica o CEHUS? Na rua Coronel Alberto Rosa, 117 – Centro, Pelotas.
Esta ação cria um espaço de discussão e reflexão sobre a educação e o cuidado na Educação Infantil, constituindo-se numa oportunidade para fortalecer a formação docente numa perspectiva não-hegemônica.
Alguns dos nossos objetivos são discutir as concepções e práticas que justificam o trabalho na Educação Infantil; fortalecer as parcerias entre universidade e escola; dar visibilidade à documentação pedagógica produzida por estagiárias no curso de Pedagogia e fortalecer as ações de ensino, pesquisa e extensão desenvolvida pelos grupos de pesquisa parceiros, sediados na UFPel, na UFSM e em Instituto Politécnico de Portalegre/Portugal.
Os anais do nosso evento já estão disponíveis!
Você pode conferir clicando AQUI.
Confere aqui a programação do evento
DIA 02/09/2024
13h30 – Credenciamento
14h – Um olhar para os espaços de cuidado e educação dos bebês nas instituições da infância
Profa. Ma. Carmen Orofino (Associação Pikler Brasil)
Mediadora: Profa. Dra. Elisa Vanti (UFPel)
16h – Palestra: Invisibilidade das infâncias: repercussões na Educação Infantil
Profa. Dra. Narjara Mendes Garcia (FURG)
Mediadora: Profa. Dra. Hardalla do Valle (UFPel)
19h- Vernissage: cartografias possíveis na ousadia de desafiar pedagogias hegemônicas.
Organização: Professoras e estagiárias de Educação Infantil 2024
DIA 03/09/2024
9h – Apresentação de trabalhos
14h – Palestra: As práticas de estágios curriculares com as infâncias: desafios emergentes nos contextos de formação inicial docente em Portugal
Profa. Dra. Amélia de Jesus G. Marchão (Instituto Politécnico de Portalegre-Portugal)
Mediadora: Profa. Dra. Maiane Ourique
16h – Mesa temática: As práticas de estágios curriculares com as infâncias: desafios emergentes nos contextos brasileiros de formação inicial docente
Profa. Dra. Sueli Salva (UFSM)
Profa. Dra. Elisa Vanti (UFPel)
Profa. Dra. Hardalla do Valle (UFPel)
Profa. Dra. Maiane Ourique (UFPel)
19h- Encerramento do evento
Comissão científica do evento
Profa Dra Elisa dos Santos Vanti – http://lattes.cnpq.br/1814729352827890
Profa Dra Marta Cristina Cezar Pozzobon – http://lattes.cnpq.br/9502904964107859
Profa Dra Helenara Plaszewski – http://lattes.cnpq.br/0501305200912745