Universidade Federal de Pelotas

Informações

Qual o perfil do egresso e as áreas de atuação do jornalista?

Ao centro da foto está uma aluna do curso, Lenise Soares, com um microfone e um telefone celular em mãos. Ela está de pé, na Câmara de Vereadores de Pelotas. Ao fundo vê-se as cadeiras dos parlamentares e a frase "Todo poder emana do povo", escrita em letras brancas na frente da bancada.

O egresso do curso de Jornalismo é o profissional diplomado, com competência para atuar em quaisquer áreas do jornalismo no cenário de convergências, sabendo se adaptar às diferentes mídias. O jornalista é agente da cidadania, produtor e articulador de informações sobre a atualidade. Cabe a ele traduzir os fenômenos naturais e disseminar conhecimento, ciente da complexidade e do pluralismo característicos da sociedade e da cultura contemporâneas. O jornalista deve estruturar e disponibilizar notícias que atendam às demandas do seu público, de forma a relatar o que é real e auxiliar os cidadãos a entenderem o contexto sócio-político e econômico no qual eles vivem.

Para tanto, é necessário conhecer e entender as diferentes realidades de cada camada social. É essencial o domínio do uso da língua em suas diferente modalidades, na expressão oral e escrita em diversos contextos sociais. Durante a busca pela verdade, o jornalista deve apresentar uma postura ética, uma das principais características da profissão.

Tema Rowling por Anders Norén. Criado com WordPress.