Universidade Federal de Pelotas

Docentes

Carlos André Dominguez 

cadredominguez@gmail.com

Doutor em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em Comunicação e Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP) da FioCruz. Coordenador Adjunto do curso de Jornalismo da UFPel. 

Vencedor do Prêmio José Lutzemberg de Jornalismo Ambiental, em 2014, e duas vezes campeão do Prêmio Fepam de Jornalismo Ambiental. Já foi Editor de política do jornal Zero Hora, nas redações de Blumenau (SC) e Santa Maria (RS). 

Atual coordenador da Agência de Notícias Em Pauta Web. Projeto de extensão voltado a produção de conteúdo web com foco na comunidade acadêmica da UFPel e acontecimentos de Pelotas e região, funcionando como um laboratório voltado para atender as demandas e necessidades que as comunidades excluídas da mídia comercial possuem.

Currículo Lattes

Eduardo Ritter 

rittergaucho@hotmail.com

Doutor e mestre em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com estágio doutoral de um ano pelo Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da Capes na New York University (NYU) em Nova Iorque (Estados Unidos). 

É autor dos livros “Jornalismo Gonzo: medo, delírio, mentiras sinceras e outras verdades” e “A tribo jornalística de Erico Verissimo”. Já foi professor na UFSM e Unipampa e atuou em veículos de comunicação do Rio Grande do Sul, tais como Rádio Gaúcha de Porto Alegre e Agência RSCOM da Serra Gaúcha, além de jornais impressos do interior.

Currículo Lattes

Fábio Cruz 

fabiosouzadacruz@gmail.com

Doutor em Cultura midiática e Tecnologias do Imaginário pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), com pós-doutorado em Direitos Humanos, Mídia e Movimentos Sociais pela Universidade Pablo de Olavide, em Sevilha/Espanha. Mestre em Comunicação e Práticas Sócio-Políticas pela PUC-RS. Atual coordenador do curso de Jornalismo da UFPel. 

Autor do livro “A cultura da mídia no Rio Grande do Sul: o caso MST e Jornal do Almoço”. Especialista em Teoria do Jornalismo e Comunicação de Massa pela PUC-RS. 

Coordenador do projeto de pesquisa Cultura da mídia, rock e recepção, na qual aplica os estudos de recepção em reportagens exibidas na mídia tradicional brasileira sobre grupos de rock. 

Currículo Lattes

Gilmar Adolfo Hermes 

ghermes@yahoo.com.br

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Experiência docente com ênfase nas áreas de História da Arte e Semiótica.

Já foi repórter e editor no Jornal NH, do Grupo Editorial Sinos, em Novo Hamburgo (RS). 

Coordenador do projeto de extensão Arte no Sul, site de notícias culturais. Também coordenador do projeto de pesquisa “O universo de sentidos nos textos jornalísticos sobre cinema de Luiz Carlos Merten”, onde trabalha os conceitos de semiótica nos textos do crítico de cinema Luiz Carlos Merten.

Currículo Lattes

Marislei da Silveira Ribeiro 

marislei.ribeiro@cead.ufpel.edu.br

Doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), com pós-doutorado em Estudos Culturais, Gênero e Performance pelo Departamento em Línguas e Cultura da Universidade de Aveiro, em Portugal. Mestre em Comunicação Social pela PUC-RS na área de Concentração em Comunicação e Poder nas Organizações. 

Professora orientadora da Marte Agência de Conteúdo. Pesquisadora líder do grupo de pesquisa do CNPQ na área de Mídia e Representação Feminina – Uma análise da Mídia Televisiva dos países Brasil e Portugal. Pesquisadora da Fundação de Amparo À Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS) no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. 

Coordenadora do projeto de extensão Inclusão Digital e Promoção dos Direitos Sociais – Utilização da WebRádio e WebTV para criar um ambiente interativo entre universidade e sociedade, aplicado na Associação Escola Louis Braille. Pesquisadora líder do grupo de pesquisa Gênero, Sexualidade e Comunicação. 

Currículo Lattes

Michele Negrini 

mmnegrini@yahoo.com.br

Doutora em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), com pós-doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Pesquisadora do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Telejornalismo (UFSC); e integrante do Centro de Pesquisa em Estudos Culturais e Transformações na Comunicação (TRACC). Professora orientadora do livro “Técnicas de entrevista jornalística: Um manual da prática na teoria”. 

Coordenadora do projeto de extensão Em Pauta TV, laboratório televisivo da Universidade Federal de Pelotas, espaço destinado ao aprendizado dos alunos em vista do telejornalismo e exposição dos assuntos da universidade. Também coordenadora do projeto de pesquisa Audiodescrição a partir dos estudos culturais, na qual promove as relações de identificação das pessoas com deficiência visual com os telejornais, através da audiodescrição. 

Currículo Lattes

Raquel da Cunha Recuero

raquel@pontomidia.com.br

Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com pós-doutorado na área de Linguística, Letras e Artes pela RyersonUniversity, no Canadá. Mestre em Comunicação e Informação pela UFRGS. 

Autora dos livros: Blogs.com: Estudos sobre Blogs e Comunicação; A conversação em Rede; Métodos de Pesquisa para a Internet, Redes Sociais na Internet; e Análise de Redes para a Mídia Social. 

Coordenadora Grupo de Pesquisa em Mídia, Discurso e Análise de Redes Sociais (Midiars) e do projeto de pesquisa Filtros-Bolha e Circulação de Informações na Mídia Social. Também faz parte do Programa de Pós-Graduação em Comunicação/PPGCOM da UFRGS. 

Currículo Lattes

Ricardo Zimmermann Fiegenbaum

ricardozifi@gmail.com

Doutor e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Atual coordenador da Coordenação de Comunicação Social (CCS/UFPel). 

Coordenador dos projetos de extensão Federal em Campo, laboratório radiofônico voltado à cobertura dos jogos dos clubes de futebol de Pelotas, e Ciência em Si – Divulgação Científica, programa de rádio de entrevistas com pesquisadores da UFPel, ambos exibidos pela Rádio Federal FM 107,9. 

Também é coordenador do projeto de pesquisa Discursos e Práticas Educativas das Emissoras de Rádio das Universidades Federais do Rio Grande do Sul. 

Currículo Lattes

Silvia Porto Meirelles Leite  

silviameirelles@gmail.com

Doutora em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com período sanduíche em Universidade de Lisboa, em Portugal, e mestre em Educação (UFRGS). Realiza Pós-Doutorado em Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). 

Já atuou como avaliadora de Periódicos e na Pré-Qualificação de Tecnologias Educacionais para o Ministério da Educação (MEC). Também trabalhou na elaboração e na implementação de projetos interdisciplinares e interinstitucionais, principalmente na área de Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação.

Coordenadora do projeto de pesquisa Parâmetros  para o uso de fontes jornalísticas do Ciberespaço, na qual estuda a utilização das fontes nos ambientes online, como sites de redes sociais. 

Currículo Lattes

Paulo Cajazeira

paulo.cajazeira@ufpel.edu.br

Professor Associado I da Universidade Federal de Pelotas lotado no Centro de Letras e Comunicação – Curso de Jornalismo. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (Mestrado) da Universidade Federal do Cariri, Ceará.

Pós-doutorado em Ciências da Comunicação no Laboratório de Comunicação e Conteúdos Online (Labcom Online) da Universidade da Beira Interior (Portugal), Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Mestre em Comunicação e Linguagens pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP-PR) e Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Sócio membro da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo e da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJOR). Membro das seguintes redes de pesquisa: Rede de Pesquisadores em Telejornalismo (Rede Telejor), Rede Alcar (Pesquisadores em História da Mídia) e da Rede de Pesquisa em Comunicação Eleitoral (CEL/UFPR). Líder do Grupo de Pesquisa: Centro de Estudos de Pesquisa em Jornalismo (CNPq).

As pesquisas na área de Comunicação e Informação possuem ênfase nos seguintes temas: jornalismo audiovisual, jornalismo e acessibilidade (legendagem, janela de Libras e audiodescrição de produtos audiovisuais), educomunicação, ensino do jornalismo, jornalismo e trabalho.

Atua como docente em cursos de Jornalismo desde o ano de 2000. Servidor docente concursado desde o ano de 2010. Lecionou de 2010 a 2021 no Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri – UFCA. E, a partir de julho de 2021, é professor efetivo do Curso de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Pesquisas atuais: 1) “A saúde e o trabalho do jornalista de TV em tempos de pandemia da Covid-19”;  2) “A produção científica docente em cursos de jornalismo de universidades federais brasileiras: colaboração científica e regimes de coautoria”. 3) “Comunicação eleitoral nas redes sociais digitais”.

Currículo Lattes

 

Tema Rowling por Anders Norén. Criado com WordPress.