Voltar para Programação

Comunicações

05/12 – TERÇA – 14:00-17:00

  • SESSÃO 1 – LITERATURA, CULTURA E TRADUÇÃO – Miniauditório 1 (CEHUS)
NOME TÍTULO
Ana Carolina Boni Pires A Monstruosidade da Diferença: Uma análise sobre a relação entre vilania e as atipicidades na Literatura de Horror
Anderson Brum Sementes de Transformação: Afrofuturismo e Diáspora em A Parábola do Semeador e A Parábola dos Talentos, de Octavia Butler, e Binti, de Nnedi Okorafor
Carmelina Pereira A construção do gênero Dark Academia
Jade Bueno Arbo O Monstro do Capitalismo: ciência, conhecimento e exploração na ficção científica de “Frankenstein”, de Mary Shelley
Eduardo Ramson Sanes Corpos Trans no Fim Do Mundo: As faces da violência Em Manhunt, de Gretchen Felker-Martin
Larissa Migliavacca Pacheco Capitalismo, Identidade e Poder em Jogos Vorazes, de Suzanne Collins
Natália Fernanda Silveira da Pureza Fleabag e Blanche Dubois: uma análise comparativa
  • SESSÃO 2 – AQUISIÇÃO, VARIAÇÃO E ENSINO – Miniauditório 2 (CEHUS)
NOME TÍTULO
Aline Mackedanz dos Santos A Identidade do Professor-Autor na formação de professores de Línguas
Bruno da Silva Oliveira Inteligências Artificiais e Educação Linguística: caminhos possíveis para a aprendizagem mediada por TDICs
Caroline Gonçalves Feijó-Quadrado Ensino de línguas e Tecnologias Digitais: uma análise do processo de formação inicial de professores
Marília Lima Santos A percepção do Processo de internacionalização por docentes e discentes de Pós-Graduação
Júlia Fernandes Ruas e Bernardo Pires Petrucci Souto Formação de professores de Português como língua adicional: impactos do programa Português para Estrangeiros da Universidade Federal de Pelotas
Juliana Ribeiro Dos Santos Relação entre a Teoria da Distância Transacional e Metodologias Ativas em ambientes virtuais de aprendizagem de segunda língua
Marion Rodrigues Dariz Das redes sociais para a sala de aula: o gênero meme para promover a leitura literária
  • SESSÃO 3 – TEXTO, DISCURSO E RELAÇÕES SOCIAIS – Auditório (CEHUS)
NOME TÍTULO
Ariadne Siqueira de Medeiros e Rosely Diniz da Silva Machado A mão que aponta a arma: uma análise sobre as formações discursivas do jornal Estadão
Maren Camile Rutz Bergmann Gêneros textuais & ensino nos livros didáticos de LP – que discurso é esse?
Raquel Portella de Souza Educação Dialógica Alteritária: considerações acerca da regência em Língua Portuguesa no programa Residência Pedagógica
Nikolas Corrêa A valoração em enunciados sobre o patrono da educação brasileira: Paulo Freire em comentários de páginas no Facebook

06/12 – QUARTA – 14:00-17:00

  • SESSÃO 4 – LITERATURA, CULTURA E TRADUÇÃO – Miniauditório 1 (CEHUS)
NOME TÍTULO
Ana Paula Chamorro Bonow “Haf You Guessed Him?”: a tradução do humor em um conto de O. Henry
Carla Araújo de Macêdo Nogueira A tradução para a comunidade e seu papel na promoção de direitos linguísticos fundamentais
Larissa Gonçalves Medeiros Comentários de tradução: apresentando soluções de tradutórias
Lóren Cristine Ferreira Cuadros Tarja Turunen na “Wacken Metal Church”: reflexões acerca da performance enquanto potencial fator de influência na tradução de letras de canções
Lúcia Maciel “O essencial é invisível para os olhos”/”O essencial é invisível aos olhos”: uma análise comparativa da tradução de Le Petit Prince, de Saint-Exupéry, realizada por Dom Marcos Barbosa e sua versão revisada por André Marinho e Taís Monteiro
Nathaly Silva Nalerio Aportes para a construção de um projeto de tradução poética
  • SESSÃO 5 – AQUISIÇÃO, VARIAÇÃO E ENSINO – Miniauditório 2 (CEHUS)
NOME TÍTULO
Ana Paula Rodrigues Bastos Apresentando o grupo Palavrativa: programa de estimulação linguístico-cognitiva para pessoas idosas
Andréa Ualt Fonseca As atitudes linguísticas dos estudantes, falantes de línguas minoritárias de imigração, do campus IFSul – Visconde da Graça/CaVG
Débora Medeiros da Rosa Aire Ideologias Linguísticas e Abordagem da Alternância na formação de professores de Língua Estrangeira
Joseane Maciel Viana A política linguística da UFPel e a acessibilidade da Pessoa Surda usuária de Libras
Lissa Pachalski Relações entre Escrita, Percepção e Consciência Fonológica das Sílabas Complexas em Dados de Crianças dos Anos Iniciais: um Estudo Piloto
Luiza Meirelles Análise de algumas políticas linguísticas de uma família palestina em Pelotas
Thaíssa Godoi de Souza Projeto de extensão “Praler: práticas de leitura, escrita e reescrita na escola” como proposta de letramento literário
  • SESSÃO 6 – TEXTO, DISCURSO E RELAÇÕES SOCIAIS – Auditório (CEHUS)
NOME TÍTULO
Ana Clara Molina Maternidade independente do contexto: discurso intolerante e valoração em comentários no Facebook
Bruna Vitória Tejada O trabalho de cuidado na pandemia: análise discursiva de um vídeo de uma mãe
Gabriele Valim Vargas “Minha idade não me define”: etarismo feminino, dialogia e alteridade na plataforma de rede social Instagram
Laís Almeida da Silva Santo O uso de pronomes neutros: uma reflexão sobre a relação língua e cultura
Letícia Garcia Silva Negação do “eu”: valoração e discurso de ódio em enunciados-comentários online
Luiza Siqueira Katrein Poder simbólico e a naturalização de discursos sobre gênero
Virginia Lucena Caetano Discurso, corpo e subjetividade em testemunhos sobre gordofobia médica

06/12 – QUARTA – 19:00-22:00

  • SESSÃO 7 – LITERATURA, CULTURA E TRADUÇÃO – Miniauditório 1 (CEHUS)
NOME TÍTULO
Cristian Borba da Silveira A Construção do autor no Espectro Autoficcional
Larissa Dias Taborda A Emancipação de Effi Briest Pelas Lentes de Hermine Huntgeburth (2009)
Laura Bado Kuchert O Tribalismo em Mayombe, de Pepetela e a Contradição Revolucionária na figura da personagem Ondina
Larissa Gonçalves Medeiros Legendas em tela: da organização à compreensão
Luiza Prates dos Santos Do que é feito um Narrador? Um estudo sobre quatro soldados, de Samir Machado de Machado
Mariana Link Martins O Lugar das Mulheres Intelectuais nas revistas culturais alternativas da década de setenta
  • SESSÃO 8 – AQUISIÇÃO, VARIAÇÃO E ENSINO – Auditório (CEHUS)
NOME TÍTULO
Bianca Schmitz Bergmann A ordenação de adjetivos em Português Brasileiro: uma análise das construções realizadas por monolíngues e bilíngues
Gustavo Gabriel Coelho Um estudo sobre o uso do diacrítico ‘til’ em grafias que envolvem a nasalidade vocálica
Luisa da Costa Silva Gallas e Bruno da Silva Oliveira O uso do ChatGPT na criação de plano de aula de Língua Inglesa baseado na Abordagem Comunicativa
Lucas Röpke da Silva “Para você, qual imagem representa o Brasil?”: análise de uma tarefa de PLA
Nathalia Vitória Reinehr Uma análise sobre as motivações para as rasuras em textos de escrita inicial
Renan Castro Ferreira Diferenças translinguísticas conceituais entre Português e Inglês na lexicalização de movimento
Rômulo Schwanz Diel A ultrassonografia aplicada ao processo de ensino de idiomas: a produção das vogais /Æ/ E /Ɛ/ por estudantes brasileiros de Inglês como L2
  • SESSÃO 9 – TEXTO, DISCURSO E RELAÇÕES SOCIAIS – Miniauditório 2 (CEHUS)
NOME TÍTULO
André Rodrigues da Silva O Aniquilamento do Ele: uma análise da ausência presentificada de Meursault na obra O Estrangeiro, de Albert Camus
Andrew Oliveira De Oliveira Introjeção Discurso-Canibal
Angel Alves Hilian A Subjetividade na Tradução: uma análise de The Sun And Her Flowers
Juliana Tagliari Martineli e Hully Chedieck da Rocha A obra “O Cortiço” analisada sob o viés da teoria Bakhtiniana
Jhuly Nolasco Madruga “Se Algo Acontecer, Te Amo”: uma proposta de análise discursiva
Évelyn Caseira Nunes A recategorização do discurso bíblico no álbum Sobrevivendo no Inferno (1997), de Racionais MC’s

07/12 – QUINTA – 09:00-12:00

  • SESSÃO 10 – LITERATURA, CULTURA E TRADUÇÃO – Sala 43 (CEHUS)
NOME TÍTULO
Ana Carolina Boni Pires O Mau é o Outro: uma Análise das Formas que Produzem a Estilística do Medo e do Estranho em “Ele”, de H. P. Lovecraft
Andrei Gimenes Hardtke O Mito de Cam: uma análise comparativa entre Teologia e Racismo
Andrew Oliveira De Oliveira O discurso capitalista no poema “A Flor e a Náusea”
Bianca Becker Pertuzatti Maremoto e Menos que Um: os sujeitos em situação de rua e as relações de poder que os atravessam
Gabriel Dias Morales Angústia Identitária Anestesiada: O Corpo Masoquista em Mãos de Cavalo, de Daniel Galera
Lisiani Coelho As manifestações do grotesco no universo ficcional de Ana Paula Maia
Yasmin de Oliveira Guidotti A Morte como alegoria: uma leitura de a Passagem Tensa dos Corpos, de Carlos de Brito e Mello
  • SESSÃO 11 – AQUISIÇÃO, VARIAÇÃO E ENSINO – Auditório (CEHUS)
NOME TÍTULO
Barbara de Lima Sobral Paisagens que nos guiam pela Língua: resgate e promoção da Língua através da variação em nomes de lugares em Pelotas – RS
Diego Domingos Goulart Produção de onsets complexos em dados de escrita de alunos brasileiros, portugueses e moçambicanos
Gabriel Zardo de Oliveira A influência morfossintática do Espanhol na escrita em Português em comunidade fronteiriça
Julia da Rosa Diogo Avaliação de estímulos para uma tarefa de decisão lexical
Lurian da Silveira Chaves Variação Linguística na estrutura com dar auxiliar modal sob a ótica das práticas sociais
Marta da Rosa e Silva Língua e Cultura: uma experiência interdisciplinar na fronteira entre Santana do Livramento e Rivera
Thomas de Julio Línguas Artificiais: características e funcionalidades
Patricia de Oliveira Morais e Helen Cristina da Silva Variação na gradação morfológica de diminutivo: O uso de -íneo como um novo afixo no Português Brasileiro
  • SESSÃO 12 – TEXTO, DISCURSO E RELAÇÕES SOCIAIS – Sala 35 (CEHUS)
NOME TÍTULO
Adrienne Peixoto Cardoso “Testis Iurata Et Interrogata” uma análise discursiva sobre o registro inquisitorial de Toulouse (Séc. XIII)
Camila Pilotto Figueiredo É Saussure um positivista? Sobre o que torna alguém alguma coisa
Catharina Lauterbach Corecore: como a experiência de usuário tem afetado o concreto
Letícia Chrisostomo Bortt Moreira Contribuições da análise do discurso para a revisão textual
Millaine de Souza Carvalho O funcionamento discursivo de estruturas relativas na oralidade: uma proposta de pesquisa
Shane Alves Costa Acessibilidade no texto jornalístico: uma análise da repercussão do Decreto 10.502 de 2020
Débora Müller e Rosely Diniz da Silva Machado Os processos de produção de sentidos nos discursos sobre leitura, escrita e interpretação na EJA Rio Grande