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Circular

CIRCULAR 2023

 

  1. APRESENTAÇÃO

 

A 6ª Jornada de Estudos da Linguagem (JEL) ocorrerá entre os dias 4 e 8 de dezembro de 2023, no CEHUS (R. Cel. Alberto Rosa, 117 – Centro). O evento é organizado anualmente por discentes do Programa de Pós‑Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Neste ano, o evento incluirá, em sua programação, atividades relacionadas às três linhas de pesquisa do Programa: Aquisição, Variação e Ensino, Literatura, Cultura e Tradução e Texto, Discurso e Relações Sociais.

Busca-se, com a realização da JEL:

  • proporcionar um ambiente de reflexão e de aprendizagem aos acadêmicos de Letras da região;
  • apresentar à comunidade acadêmica trabalhos que estão sendo desenvolvidos por discentes de pós-graduação e de graduação em Letras;
  • atualizar e qualificar professores, pesquisadores, estudantes e demais interessados pelos estudos da linguagem;
  • aproximar alunos de graduação das atividades da pós-graduação;
  • propiciar o crescimento e o desenvolvimento do PPGL/UFPel.

O evento contará com a participação de discentes e docentes do PPGL/UFPel e de outras instituições. As atividades propostas serão palestras, ciclos de conversas, sessões de comunicações e minicursos.

 

  1. PROGRAMAÇÃO E CARGA-HORÁRIA

 

A programação geral do evento será postada aqui. A carga-horária da 6ª JEL será de 40 h/a, divididas em 15 turnos.

Para a emissão de atestado de participação integral (40h), os ouvintes deverão comparecer a, no mínimo, 10 turnos do evento. Os ouvintes com presença em, no mínimo, 4 turnos, receberão certificado de participação parcial (20h).

 

  1. SUBMISSÕES DE TRABALHOS E INSCRIÇÕES

 

O período de inscrições, conforme o cronograma abaixo, será de 14 de agosto até 13 de outubro, tanto para ouvintes quanto para apresentadores. 

OUVINTES  14/08 a 04/12: período de inscrições
 
APRESENTADORES 14/08 a 13/10: período de inscrições
05/11: envio das cartas de aceite
05/11 a 10/11: pagamento das inscrições

3.1 Inscrição para OUVINTES

As inscrições para ouvintes devem ser feitas através deste formulário.

IMPORTANTE! A opção de acesso ao RU ficará disponível até o dia 20/11.

3.2 Submissão de resumos para apresentação em SESSÃO DE COMUNICAÇÃO

As comunicações serão apresentações de 15 minutos em sessões coordenadas por professores do PPGL/CLC, acompanhados de mestrandos e doutorandos. Participantes que desejarem apresentar comunicação deverão baixar o modelo de resumo aqui e depois acessar a página do formulário de submissão de resumos para comunicação, na qual deverá indicar em qual das três linhas de pesquisa (descritas abaixo) o seu trabalho se encaixa melhor e, então, selecionar o resumo para envio. O modelo de slide para apresentação de comunicação pode ser encontrado aqui!

As sessões de comunicação serão organizadas depois do período de inscrições e buscarão agrupar trabalhos de temáticas afins. Proponentes que não conseguirem classificar o seu trabalho em uma das três linhas poderão marcar a opção “Outros”, autorizando, assim, a Comissão Organizadora a incluí-los na sessão de comunicação que for mais conveniente.

Cada participante poderá submeter no máximo dois trabalhos como autor e poderá ser coautor de mais um trabalho. Participantes que apresentarem dois trabalhos pagarão uma taxa extra de R$ 10,00. A coautoria em outro trabalho também acarreta taxa de R$ 10,00. Participantes que forem apenas coautores só terão direito a atestado se pagarem a inscrição na modalidade apresentador (cf. seção 3.4) e apresentarem o trabalho junto com o autor.

LINHA

DESCRIÇÃO

Aquisição, Variação e Ensino Esta linha integra as investigações dos processos naturais e formais de aquisição da língua (materna e estrangeira), bem como da variação da linguagem e sua articulação com o ensino e outras interações que envolvam fronteiras linguísticas, culturais, políticas e/ou sociais.
Literatura, Cultura e Tradução Esta linha reúne investigações sobre o texto literário e suas relações com outras artes, discursos, processos culturais, criativos, sua dinâmica intertextual e questões teóricas e práticas da tradução literária.
Texto, Discurso e Relações Sociais Esta linha congrega toda investigação de processos textuais/discursivos em sua organização interna e em seu funcionamento em diferentes práticas sociais, dentro e fora do contexto escolar.

3.3 Submissão de propostas de MINICURSO

Os minicursos, diferente das comunicações, serão atividades mais longas (podem ter duas a três horas de duração), de cunho mais prático e de temáticas mais abrangentes. Ministrantes de minicurso oferecerão uma introdução a alguma área ou assunto e/ou conduzirão atividades de aplicação prática de assuntos relacionados tanto ao ensino quanto à pesquisa. Serão desconsideradas as propostas de minicursos puramente teóricos ou de apresentação da pesquisa do ministrante (o espaço ideal para apresentação de pesquisa é o das sessões de comunicação). As propostas serão avaliadas pela Comissão Organizadora e pela Comissão Científica composta por professores do Programa.

Participantes que desejarem ministrar um minicurso na 6ª JEL deverão baixar este modelo e depois acessar a página de formulário de submissão de propostas de minicurso para enviar a sua proposta. Poderão ministrar minicursos proponentes que forem pós-graduandos (alunos de especialização, mestrado ou doutorado) ou pós-graduados (especialistas, mestres e doutores).

Se um minicurso tiver dois ministrantes, os nomes e dados de ambos devem constar no resumo da proposta e cada ministrante deverá efetuar sua própria inscrição como apresentador. Proponentes de minicurso também poderão apresentar mais um trabalho em sessão de comunicação como autor ou coautor, seguindo as instruções da seção 3.2, mas pagando apenas uma inscrição, na modalidade apresentador (cf. seção 3.4).

Cada participante poderá submeter apenas uma proposta de minicurso e poderá ser coautor de mais um. A coautoria em outro minicurso acarreta taxa de R$ 10,00. Participantes que forem apenas coautores só terão direito a atestado se pagarem a inscrição na modalidade apresentador (cf. seção 3.4) e realizarem o minicurso junto com o autor.

3.4 Modalidades e valores de inscrição

O período de inscrições para o evento começa no dia 14 de agosto e vai até 29 de setembro.

As inscrições serão feitas através do Google Formulários, onde cada participante deverá seguir as instruções expostas nos formulários indicados nas seções acima.

MODALIDADE VALOR

 

APRESENTADORES
(comunicações e minicursos)

1 – Bolsistas PRAE/UFPEL¹ Grátis
2 – Estudantes UFPEL R$30,00
3 – Professores da Rede Pública R$35,00
4 – Outros RS45,00

 

OUVINTES

5 – Bolsistas PRAE/UFPEL¹ Grátis
6 – Estudantes UFPEL 25,00
7 – Professores da Rede Pública 35,00
8 – Outros 35,00

1  Beneficiários dos Programas de Assistência Estudantil da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da Universidade Federal de Pelotas.

ATENÇÃO! Aqueles que se inscreverem nas modalidades “bolsista PRAE/UFPEL” (categorias 1 e 5) ou “estudantes da UFPEL” (modalidades 2 e 6) deverão enviar, através do campo indicado no formulário de inscrição, a comprovação de sua condição.

Bolsistas PRAE/UFPEL deverão enviar atestado PRAE e estudantes da UFPEL deverão enviar atestado de matrícula.

Inscritos nas modalidades 1 e 5 que não cumprirem a exigência de comprovação de condição no ato da inscrição online terão sua participação condicionada ao pagamento, no horário de credenciamento no evento, do valor correspondente à inscrição na categoria “outros” (R$ 45,00 para apresentador e R$ 35,00 para ouvinte).

Inscritos nas modalidades 2 e 6 que não cumprirem a exigência de comprovação de condição no ato da inscrição online terão sua participação condicionada ao pagamento, no horário de credenciamento no evento, do valor correspondente à diferença entre o valor já pago e o de inscrição na categoria “outros” (R$ 45,00 para apresentador e R$ 35,00 para ouvinte).

 

  4. ANAIS DO EVENTO

Os resumos de todas as atividades do evento (palestras, minicursos e comunicações) serão reunidos nos Anais da 6ª JEL, que serão publicados nesta página depois da Jornada.

 

5. OUTRAS INFORMAÇÕES

Em caso de dúvidas sobre assuntos não contemplados nas circulares, no site WordPress, no perfil do Instagram ou na página do Facebook, favor entrar em contato com a Comissão pelo e-mail do evento (jel.ufpel.ppgl@gmail.com).