Esta Circular foi publicada em 01/05/2019 e atualizada em 16/08/2019. Para acessar a Circular 01/2019, clique aqui.
CIRCULAR 02/2019
- APRESENTAÇÃO
A 5ª Jornada de Estudos da Linguagem (JEL) ocorrerá entre os dias 2 e 6 de setembro de 2019. O evento é organizado anualmente por discentes do Programa de Pós‑Graduação em Letras (PPGL) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Neste ano, o evento incluirá, em sua programação, atividades relacionadas às três linhas de pesquisa do Programa: “Aquisição, variação e ensino”, “Texto, discurso e relações sociais” e “Literatura, cultura e tradução”.
Busca-se, com a realização da JEL:
- proporcionar um ambiente de reflexão e de aprendizagem aos acadêmicos de Letras da região;
- apresentar à comunidade acadêmica trabalhos que estão sendo desenvolvidos por discentes de pós-graduação e de graduação em Letras;
- atualizar e qualificar professores, pesquisadores, estudantes e demais interessados pelos estudos da linguagem;
- propiciar o crescimento e o desenvolvimento do PPGL/UFPel.
O evento contará com a participação de discentes e docentes do PPGL/UFPel e de outras instituições. As atividades propostas serão palestras, ciclos de falas, sessões de comunicações e minicursos.
- PROGRAMAÇÃO E CARGA-HORÁRIA
A programação geral preliminar do evento pode ser encontrada aqui. A carga-horária da 5ª JEL será de 40 h/a, divididas em 13 turnos.
Para a emissão de atestado de participação integral (40h), os ouvintes deverão comparecer a, no mínimo, 9 turnos do evento. Os ouvintes com presença em, no mínimo, 5 turnos, receberão certificado de participação parcial (20h).
- SUBMISSÕES DE TRABALHOS E INSCRIÇÕES
Diferentemente das edições anteriores, a 5ª JEL contará com períodos distintos para submissão de resumos e para inscrições, de acordo com o seguinte cronograma:
SUBMISSÃO DE RESUMOS | encerrada: submissões de propostas de minicursos |
encerrada: submissões de resumos para comunicações em simpósio | |
16/06: envio das cartas de aceite | |
INSCRIÇÕES | 17/06 a 05/07: 1º período de inscrições (ouvintes e apresentadores) |
06/07 a 31/07: 2º período de inscrições (ouvintes e apresentadores) e prazo final para inscrições de apresentadores | |
01/08 até 23/08: 3º período de inscrições (apenas para ouvintes) |
3.1 Submissão de resumos para apresentação em SESSÃO DE COMUNICAÇÃO
As comunicações serão apresentações de 10 minutos em sessões coordenadas por professores do PPGL/CLC, acompanhados de mestrandos e doutorandos. Os participantes que desejarem apresentar comunicação deverão baixar o modelo de resumo aqui e depois acessar a página de Submissão de resumos para comunicação. Nessa página, o proponente deverá indicar em qual das três linhas de pesquisa (descritas abaixo) o seu trabalho se encaixa melhor e, então, selecionar o resumo para envio.
As sessões de comunicação serão organizadas depois do período de submissão de resumos e buscarão agrupar trabalhos de temáticas afins. Os proponentes que não conseguirem classificar o seu trabalho em uma das três linhas poderão marcar a opção “outras temáticas”, autorizando, assim, a Comissão Organizadora a incluí-los na sessão de comunicação que for mais conveniente.
Cada participante poderá submeter apenas um trabalho como autor, mas poderá também ser coautor de mais um trabalho. Os participantes que apresentarem dois trabalhos (um como autor e outro como coautor, pagarão a inscrição na modalidade apresentador apenas uma vez. Participantes que forem apenas coautores só terão direito a atestado se pagarem a inscrição na modalidade apresentador (cf. seção 3.2) e apresentarem o trabalho junto com o autor.
LINHA |
DESCRIÇÃO |
Aquisição, variação e ensino | Esta linha integra as investigações dos processos naturais e formais de aquisição da língua (materna e estrangeira), bem como da variação da linguagem e sua articulação com o ensino e outras interações que envolvam fronteiras linguísticas, culturais, políticas e/ou sociais. |
Texto, discurso e relações sociais | Esta linha congrega toda investigação de processos textuais/discursivos em sua organização interna e em seu funcionamento em diferentes práticas sociais, dentro e fora do contexto escolar. |
Literatura, cultura e tradução | Esta linha reúne investigações sobre o texto literário e suas relações com outras artes, discursos, processos culturais, criativos, sua dinâmica intertextual e questões teóricas e práticas da tradução literária. |
3.2 Modalidades e valores de inscrição
O período de inscrições para o evento começa no dia 17 de junho, após o período de submissões de trabalhos.
As inscrições serão feitas na plataforma Even3 (https://www.even3.com.br/jel), onde cada participante deverá criar uma conta e, através dela, realizar sua inscrição e efetuar o pagamento.
Haverá dois prazos de inscrição para participantes apresentadores e três prazos para participantes ouvintes, conforme a tabela abaixo:
1 Beneficiários dos Programas de Assistência Estudantil da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) da Universidade Federal de Pelotas.
ATENÇÃO! Os participantes que se inscreverem nas modalidades “bolsista PRAE/UFPEL” (categorias “a” e “e”) ou “aluno de graduação UFPEL” (modalidades “b” e “f”) deverão enviar, através do campo indicado no formulário de inscrição, a comprovação de sua condição.
Os bolsistas PRAE/UFPEL deverão enviar atestado PRAE e os alunos de graduação da UFPEL deverão enviar atestado de matrícula.
Os inscritos nas modalidades “a” e “e” que não cumprirem a exigência de comprovação de condição no ato da inscrição online terão sua participação condicionada ao pagamento, no horário de credenciamento no evento, do valor correspondente à inscrição na categoria “outros” (R$ 45,00 para apresentador e R$ 35,00 para ouvinte).
Os inscritos nas modalidades “b” e “f” que não cumprirem a exigência de comprovação de condição no ato da inscrição online terão sua participação condicionada ao pagamento, no horário de credenciamento no evento, do valor correspondente à diferença entre o valor já pago e o de inscrição na categoria “outros” (R$ 45,00 para apresentador e R$ 35,00 para ouvinte).
4. ANAIS DO EVENTO
Os resumos de todas as atividades do evento (palestras, minicursos e comunicações) serão reunidos nos Anais da 5ª JEL, que serão publicados na página (https://wp.ufpel.edu.br/jel) depois da Jornada.
5. OUTRAS INFORMAÇÕES
Em caso de dúvidas sobre assuntos não contemplados nas circulares, no site WordPress ou na página do Facebook, favor entrar em contato com a Comissão pelo e-mail do evento (jel.ufpel.ppgl@gmail.com).