Início do conteúdo
Como funciona

O grupo de estudantes é organizado em mentores, cuja função é auxiliar o desenvolvimento da ideia proposta através de seu conhecimento adquirido na universidade, cursos e outras extensões.

Este grupo não será responsável por criação de protótipos, nem a criação de empresas, produtos ou tecnologias, ficando a cargo do autor da ideia. A proposta é que os idealizadores sejam informados e auxiliados sobre as etapas necessárias à realização de seu projeto e encaminhados para especialistas, professores ou outros indivíduos necessários à concretização da obra.

________________________________________________________________________________

Todo o processo de análise de ideias terá duração máxima de 3 meses, período de amparo do grupo ao acadêmico.

1. Cadastro –  O formulário cadastral deverá deverá ser preenchido pelo detentor da ideia, interessado em expor a mesma. O formulário coadjuvante será preenchido por acadêmicos que estejam interessados em participar dos projetos já existentes.

1.1 Formulário Cadastral – Este deverá conter os dados do detentor da ideia. Haverá também perguntas como: “Que ferramentas seriam benéficas ao seu projeto?” e “Qual o seu objetivo?”, bem como um espaço para que o estudante possa adicionar comentários. Além disso contará com a possibilidade de agendar dia e horário para a entrevista. Para que o formulário seja enviado, o detentor da ideia deve aceitar um termo de confiabilidade. Este termo tem o objetivo de garantir o não compartilhando do que foi colocado no formulário sem o consentimento de seu autor.
1.2. Formulário Voluntário – Este deverá conter nome e sobrenome do acadêmico, número de matrícula, curso, semestre atual, telefone e e-mail para contato. Haverá também perguntas como: “Qual a sua área de interesse?”, “Quais são suas habilidades?”, bem como um espaço para que o estudante possa adicionar comentários. Este formulário será enviado para o grupo, o qual entrará em contato com o acadêmico caso haja um projeto que necessite de seu auxílio.

2. Entrevista – A entrevista será um encontro do detentor da ideia com os integrantes do grupo acadêmico, a fim de obter maiores informações sobre a ideia proposta e debater a possibilidade de realização com toda a equipe multidisciplinar. Durante essa entrevista, o detentor da ideia será informado de como realizar a apresentação formal de sua ideia ao grupo. A assinatura do contrato de sigilo será necessário nesta fase.

3. Apresentação da Ideia – A apresentação deverá ocorrer conforme critérios expostos anteriormente durante a entrevista e terá duração de, no máximo, 20 minutos. Nesta fase, serão convidados especialistas, professores e outros indivíduos que possam auxiliar na concretização da ideia. Ao final da apresentação, o acadêmico terá uma melhor amplitude de quais os meios são necessários para a realização de seu projeto.

4. Diagnóstico – O diagnóstico é um documento gerado pelo Inovatec em conjunto com especialistas e autoridades convidadas. O documento tem o objetivo de apontar possíveis pontos negativos e positivos, além disso servirá de direcionamento e admissão no Programa de Desenvolvimento de Ideias.

5. Sugestão – Nesta fase, o grupo irá sugerir a melhor opção para o direcionamento da ideia do projeto e comunicará o detentor da ideia, o qual terá total liberdade de escolha para seguir ou não a sugestão.

6. Programa de Desenvolvimento de Ideias (PDI) – Após o detentor da ideia aceitar a etapa de sugestão, ele irá passar para a etapa de desenvolvimento da ideia. Esta etapa irá contar com a participação dos mentores, professores e outros indivíduos que possam colaborar para a concretização da ideia. O objetivo deste programa é aprimorar as ideias através de sugestões dos mentores, visitas técnicas, palestras de especialistas e atividades que contribuam para o desenvolvimento do projeto. O programa será multidisciplinar e estrutura em Design Thinking.

7. Encaminhamento Final – Nesta etapa, o grupo Inovatec fornecerá um documento de conclusão, o qual será composto por um relatório do processo realizado. Este documento também servirá como instrumento de validação e recomendação do grupo Inovatec.

8. Feedback – O autor da ideia será convidado a realizar sugestões para o aperfeiçoamento do grupo Inovatec e pode ser convidados a participar como mentor nos próximos projetos.

A cada ideia apresentada por algum membro da comunidade o objetivo é aperfeiçoar o trabalho da equipe UFPel. Para conseguir agilidade e dinâmica, o grupo UFPel de análise da ideia irá trabalhar de acordo à Metodologia SCRUM, que fomenta a agilidade e dinâmica de trabalho das equipes. Como resultado geral, o detentor da ideia terá um diagnóstico e sugestão de encaminhamento, caso a mesma seja promissora.

O grupo INOVATEC informa que os processos estão em atualizações constantes e qualquer alteração os envolvidos serão informados.