-
Notícia 1
Donec nec nulla vitae sapien consectetur mattis. Etiam eu ipsum tellus. Donec vehicula dui et dui placerat, non facilisis erat vestibulum. Morbi a nunc rutrum, dictum nisi non, ultrices justo. Aliquam eget sem quis nulla laoreet tincidunt. Suspendisse iaculis, nibh imperdiet auctor viverra, ante nulla euismod justo, sed lobortis risus felis sit amet ligula. Morbi nec consequat metus, quis aliquam nulla. Vivamus sagittis ante id nisl suscipit, eget pretium ex pellentesque. Aenean molestie sit amet ipsum blandit volutpat. Maecenas nec nulla et purus ornare rhoncus.
-
Notícia 2
Donec nec nulla vitae sapien consectetur mattis. Etiam eu ipsum tellus. Donec vehicula dui et dui placerat, non facilisis erat vestibulum. Morbi a nunc rutrum, dictum nisi non, ultrices justo. Aliquam eget sem quis nulla laoreet tincidunt. Suspendisse iaculis, nibh imperdiet auctor viverra, ante nulla euismod justo, sed lobortis risus felis sit amet ligula. Morbi nec consequat metus, quis aliquam nulla. Vivamus sagittis ante id nisl suscipit, eget pretium ex pellentesque. Aenean molestie sit amet ipsum blandit volutpat. Maecenas nec nulla et purus ornare rhoncus.
Sobre Nós
INOVA – Superintendência de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional
Órgão responsável pela política de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico e Social da UFPel, além de discutir, planejar e coordenar as demandas da Universidade e suas relações com a comunidade regional, nacional e internacional.
Principais Objetivos

A INOVA tem a missão de promover a política e a cultura de inovação, internacionalização e desenvolvimento regional em suas esferas tecnológicas e sociais.

A INOVA tem papel fundamental no fortalecimento da indissociabilidade entre ensino, pesquisa, extensão e inovação

A INOVA irá incrementar as relações da UFPel com a sociedade, buscando levar o conhecimento gerado na instituição fomentando iniciativas de cooperativismo, associativismo, empreendedorismo social e demais formas de organização de empreendimentos solidários e organizações comunitárias;

A INOVA irá fomentar atividades que envolvam a formalização de parcerias com instituições públicas e privadas, visando a realização de atividades conjuntas de pesquisa científica e tecnológica para o desenvolvimento e/ou inserção de inovações ou melhorias em produtos, serviços ou processos nos diversos setores da economia.

A INOVA poderá fomentar atividades relacionadas a criação e/ou gestão de ambientes inovadores, próprios ou em associação com outras organizações públicas e/ou privadas, tais como incubadoras tecnológicas ou sociais, parques tecnológicos e a participação no capital social de empresas de base tecnológica e social, entre outros.
Estruturas Administrativas
Coordenação de Convênios e Contratos - CCONC
A Coordenação de Convênios e Contratos tem como função intermediar as relações institucionais entre a UFPel e as entidades dos setores públicos e privados, atendendo as áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação.
Agência de Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim - ALM
A Agência de Desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim (ALM), foi criada por força do Decreto 1.148 de 26 de maio de 1994, quando da transferência para a Universidade Federal de Pelotas do acervo técnico-científico e patrimonial, bem como a administração das obras (Barragem Eclusa do São Gonçalo e Distrito de Irrigação do Chasqueiro) anteriormente sob a responsabilidade do Departamento da Lagoa Mirim da extinta SUDESUL.
A ALM atua como instituição voltada para o desenvolvimento da Bacia da Lagoa Mirim – lado brasileiro – e como organismo operativo e de apoio à Seção Brasileira da CLM, sempre de forma articulada com os Ministérios representados no âmbito desta última (das Relações Exteriores, da Integração Nacional e do Meio Ambiente) e com vários outros (Agricultura, Educação, Desenvolvimento, Transportes) quando em ações e projetos específicos.
Além disso, cabe à ALM a responsabilidade pela operação e manutenção da Barragem Eclusa do Canal São Gonçalo, pela administração da Barragem e do Distrito de Irrigação do Arroio Chasqueiro e pela operação de parte da Rede Hidrometeorológica e de Qualidade da Água do lado brasileiro da Bacia da Lagoa Mirim.
Pelo Decreto Nº 4.258, que ratifica a condição da ALM como instituição de apoio administrativo, técnico e financeiro, de forma complementar ao Ministério da Integração Nacional, esta, passa a ser Sede Executiva da Seção Brasileira da CLM (Art. 3º, § 2º), conforme acima mencionado, devendo sediar suas reuniões.
Coordenação de Relações Internacionais - CRInter
A Coordenação de Relações Internacionais (CRInter), antigo Departamento de Intercâmbio e Programas Internacionais (DIPI) da UFPel, criado em 1993 através da Resolução nº 01/1993 do Conselho Universitário, pertence ao Gabinete do Reitor, atende aos discentes e estrangeiros interessados em mobilidade internacional, responde pelos convênios internacionais e executa as políticas de relações internacionais da instituição.
Essa coordenação tem como finalidades principais o intercâmbio acadêmico, docente, técnico administrativo e de pesquisadores, assim como todas as atividades relacionadas com Cooperação Internacional
São atribuições e objetivos da CRInter:
- Planejar, coordenar e executar as ações ligadas ao relacionamento internacional, primando pela colaboração multilateral entre as pessoas ou órgãos envolvidos;
- Encaminhar para organismos de fomento internacional propostas recebidas das unidades e acompanhar a execução das respectivas atividades;
- Gestionar, em articulação com os diversos setores da Universidade, junto a entidades financiadoras públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, visando à captação de recursos para o desenvolvimento de planos, estudos e projetos nas áreas do conhecimento;
- Viabilizar e manter, em conjunto com diversos setores da Universidade, a relação de acordos e/ou convênios de cooperação internacional com instituições estrangeiras;
- Promover e manter intercâmbio com instituições universitárias e outros organismos internacionais, estimulando o desenvolvimento de estudos, estágios, cursos e pesquisas nas diversas áreas do conhecimento;
- Manter o relacionamento com outros organismos que desempenham atividades correlatas, visando seu constante aperfeiçoamento;
- Divulgar informações sobre cursos, eventos, congressos, programas de instituições do exterior e bolsas de estudo.
Escritório de Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo - EPITTE
É o órgão responsável por criar um ambiente propício ao desenvolvimento de projetos e negócios a partir das incubadoras tecnológicas e sociais da UFPel, com foco na geração de inovação no setor produtivo, na economia criativa ou na economia solidária, através do desenvolvimento de melhoria e/ou criação de novos produtos, processos e/ou serviços por Grupos de Pesquisa da UFPEL, pela interação entre a Universidade e organizações públicas e privadas, com outros setores da sociedade e com os movimentos sociais, bem como pela política de propriedade intelectual da UFPel e as negociações que envolvam a transferência e/ou o licenciamento de tecnologia.
Além disso deverá levar o conhecimento gerado na instituição fomentando iniciativas de cooperativismo, associativismo, empreendedorismo social e demais formas de organização de empreendimentos solidários e organizações comunitárias.
Atualmente, a unidade que abarca estas atividades é a Coordenação de Inovação Tecnológica, que está sendo transformada no EPITTE, ampliando seu escopo de atuação.