UFPel lança iniciativa inédita de Patentes e Transferência de Tecnologias gratuitas a empresas – Entrevista com Vinícius Campos à RBS

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) lançou uma iniciativa inédita para ajudar a população do estado após as enchentes, oferecendo gratuitamente suas pesquisas e projetos científicos para empresas. Entre as principais inovações está uma vacina contra a leptospirose, desenvolvida ao longo de duas décadas. Protótipos do imunizante já foram desenvolvidos, tanto para humanos quanto para animais, e mostraram eficácia acima de 80% em animais de laboratório. Agora, a UFPel busca parceiros na indústria farmacêutica para testes em larga escala, tanto em humanos quanto em animais.

Além da vacina, a UFPel oferece outras tecnologias, como melhorias genéticas para animais e equipamentos para controle de plantas daninhas na agricultura familiar. As empresas interessadas em comercializar essas tecnologias não pagarão royalties, mas devem garantir acesso acessível aos produtos. Vinícius Campos, Superintendente de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional da UFPel, explica em entrevista à RBS como funcionará o contrato entre as empresas e a universidade. Essa transferência de tecnologia pode impulsionar a criação de novas empresas, gerar empregos e melhorar a economia e a sociedade local.

Assista ao vídeo na íntegra.

UFPel lança Licenciamento gratuito de Patentes e Transferência de Tecnologias para enfrentamento das enchentes no Rio Grande do Sul

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) tomou uma iniciativa pioneira e solidária em resposta às devastadoras enchentes que assolam o estado do Rio Grande do Sul.

Em um movimento estratégico e sensível com a situação de calamidade que o Rio Grande do Sul está vivendo devido às enchentes, a Superintendência de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional lançou uma modalidade de licenciamento de patentes e transferência de tecnologias de forma gratuita. Ou seja, isso será feito de forma não exclusiva e sem recebimento de royalties para tecnologias da instituição que possam ser úteis ao enfrentamento dos eventos climáticos do RS e suas consequências.

Essa ação estratégica visa facilitar e acelerar o acesso da sociedade às inovações tecnológicas criadas pela UFPel, fundamentais para o enfrentamento e mitigação dos impactos das enchentes. “A UFPel é a universidade que produz o maior número de patentes do RS, é uma obrigação da instituição colocar todo este portifólio de soluções à serviço da comunidade para que possam minimizar os prejuízos econômicos, sociais e ambientais decorrentes desse evento climático de grande magnitude”, declara Vinicius Farias Campos, Superintendente de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional da UFPel.

Iniciativas Inovadoras e Solidárias

A Instrução Normativa ressalta que as oportunidades de licenciamento e transferência de tecnologias serão analisadas pela equipe técnica da Seção de Desenvolvimento e Transferência de Tecnologias (SDTTEC) e poderão ser aprovadas diretamente pelo Superintendente de Inovação.

Em contrapartida, os beneficiários do licenciamento gratuito se comprometem a distribuir os produtos resultantes de forma ampla e com preços acessíveis, priorizando a mão de obra e a produção nas regiões mais afetadas pelas enchentes.

“O licenciamento gratuito de tecnologias promove o acesso a produtos acessíveis e prioriza a recuperação das regiões mais afetadas pelas enchentes, unindo inovação e responsabilidade social”, afirma Felipe de Souza Marques, Coordenador do Escritório de Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Empreendedorismo (EPITTE).

 

Acelerando Processos para Respostas Rápidas

Propostas de acordos e parcerias para o desenvolvimento de novas tecnologias serão tratadas com prioridade pela Coordenação de Convênios e Contratos (CCONC), destacando o compromisso da UFPel em colaborar com soluções práticas e imediatas. “É papel da UFPel apresentar soluções para as necessidades sociais emergentes, e a aproximação entre a universidade e a sociedade civil é fundamental neste processo. No último ano, por mérito da sua comunidade acadêmica, a instituição mais que dobrou a formalização de parcerias, contratos e convênios, aumentando o valor total destes em 348%, quando comparado com 2022. A equipe CCONC está pronta para auxiliar mais esta frente”, diz Otávio D’Avila, coordenador da CCONC. Escritório de Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologias e Empreendedorismo (EPITTE) dará prioridade aos pedidos de patente relacionados ao enfrentamento das enchentes.

 

Uma Aliança Pelo Bem-Estar da Comunidade

Essa medida da UFPel é uma resposta direta ao estado de calamidade pública decretado pelo governo do Rio Grande do Sul e pela Prefeitura Municipal de Pelotas, visando fomentar a inovação e a colaboração entre universidade, empresas e sociedade civil. “Embora os direitos de propriedade intelectual possam frequentemente servir para incentivar a criação de novos produtos, esses direitos não devem se tornar uma barreira para atender às necessidades urgentes”, enfatiza Campos.

Estas iniciativas são possíveis devido à Política de Inovação da UFPel. Durante a pandemia da COVID-19 a UFPel lançou estratégia similar, colocando as tecnologias da universidade à disposição para o enfrentamento da Pandemia.

A UFPel convida empresas, instituições e demais interessados a consultarem o portfólio de tecnologias disponíveis da instituição na Vitrine MEC de Tecnologias (https://vitrinetecnologica.mec.gov.br/).

Para mais informações sobre a Instrução Normativa Nº 01/2024 (arquivo da IN) e como participar dessa iniciativa, acesse o site da Inova da UFPel, ou entre em contato diretamente com a Superintendência de Inovação e Desenvolvimento Interinstitucional através do e-mail: inova@ufpel.edu.br

INOVA lança edital interno para bolsa de Mestrado acadêmico em inovação do CNPq

Edital INOVA UFPel 2024: 01 (uma) Bolsa de Mestrado Acadêmico.

Inscrições: De 29 de maio a 14 de junho.

A UFPel, através da INOVA, está com um edital interno aberto para 01 (uma) bolsa de Mestrado. Essa bolsa é destinada a um projeto que busque desenvolver tecnologias em parceria com empresas. O projeto selecionado irá compor a proposta institucional da UFPel, que será submetida à Chamada do CNPq nº 009/2024.

O CNPq irá financiar uma bolsa de mestrado acadêmico para um projeto que vise desenvolver tecnologias com empresas parceiras.

Leia na íntegra o edital clicando aqui: Edital 009/2024

Mais informações pelo telefone (53) 3284-3148 ou pelo e-mail inova.ufpel@gmail.com.

Divulgação do resultado final do Edital INOVA 01/2024 MAI-DAI CNPq.

No último mês, foi lançado o Edital Interno Para Bolsas MAI-DAI do CNPq, contando com a participação de diversas empresas e Programas de Pós-Graduação (PPGs) para Bolsas de Mestrado, Doutorado, Iniciação Tecnológica e, este ano, também para Pós-Doutorado Empresarial. A seguir, destacamos algumas das empresas e PPGs que apresentaram propostas particularmente inovadoras e promissoras:

Empresas: Helper, SETA S/A, Pilzer, INVICTA, Ignis Animal Science, Vert Genèse, DC – Soluções Naturais, Agro Farma, HS Tubulações, CMPC, i9Mat, Biopólix, PanoMatrix, Duas Rodas, MHB.

Programas de Pós-Graduação (PPGs): PPGB, PPGCEM, PPGEnf, PPGV, PROGRAU, PPGBBio, PPGCTA, PPGO.

 

*Candidatura desclassificada, pois apenas uma bolsa de pós-doutorado pode ser aprovada por proponente.
#Candidatura desclassificada devido ao proponente solicitar apenas uma bolsa de pós-doutorado. É obrigatório solicitar uma bolsa de
doutorado junto com a bolsa de pós-doutorado.


INOVA lança edital interno para bolsas do CNPq

Edital INOVA UFPel 2024: Bolsas de Mestrado, Doutorado, Iniciação Tecnológica e Pós-Doutorado Empresarial!

Inscrições: De 26 de abril a 22 de maio.

A UFPel, através da INOVA, está com um edital interno aberto para Bolsas de Mestrado, Doutorado, Iniciação Tecnológica e, este ano, também para Pós-Doutorado Empresarial. Essa nova modalidade de bolsa destaca-se como uma oportunidade única para os projetos selecionados, os quais serão integrados à proposta institucional da UFPel e submetidos à chamada nº 009/2024 do CNPq.

O CNPq irá financiar bolsas de mestrado ou doutorado, iniciação tecnológica e pós-doutorado empresarial para projetos que visem desenvolver tecnologias com empresas parceiras.

Leia na íntegra o edital clicando aqui: Edital 009/2024

Mais informações pelo telefone (53) 3284-3148 ou pelo e-mail inova.ufpel@gmail.com.

INOVA participa da 4º edição do Finep Orienta em Foz do Iguaçu

Nos dias 03 e 04 de abril, o Vice-Presidente do Consad, Vinicius Campos, juntamente com os Diretores da Diretoria Técnico Científica, Edgar Mattarredona e Felipe Marques, marcaram presença no Seminário Finep Orienta, realizado em Foz do Iguaçu – PR. Durante dois dias intensos, nos envolvemos em um ambiente focado na gestão e execução de projetos financiados pela Finep. O primeiro dia foi repleto de treinamentos especializados, enquanto o segundo foi seguido por uma visita às instalações do PTI.

Este encontro foi especialmente significativo para colaboradores de Parques Tecnológicos e Centros de Inovação de todo o Brasil, fortalecendo a colaboração e troca de conhecimentos. O evento foi um marco importante no calendário de inovação tecnológica do país, proporcionando uma oportunidade única de aprendizado e networking.

INOVA participa do South Summit Brazil 2024 — uma das maiores feiras de inovação e empreendedorismo do país

Estivemos presentes no incrível South Summit Brazil 2024, realizado entre os dias 20 e 22 de março. O evento, que destaca empreendedorismo, inovação e tecnologia, reuniu startups, investidores, empresários e especialistas de todo o mundo. Foi uma experiência marcante para todos os envolvidos! Neste ano, o evento reuniu 23,5 mil pessoas, de 55 países, e fundos de investimento com mais de 213 bilhões de dólares.
A nossa participação nesta terceira edição contribuiu significativamente para consolidar o Rio Grande do Sul como líder global em inovação. Agradecemos a todos que fizeram parte deste sucesso e seguimos avançando rumo a um futuro ainda mais inovador!

INOVA participa da 5º Conferência Estadual do Rio Grande do Sul de Ciência, Tecnologia e Inovação

No dia 7 de março, tivemos o prazer de estar presentes na Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação no campus da Unisinos, em Porto Alegre. Juntos, mapeamos desafios e estimulamos o Sistema Nacional de CT&I para definir estratégias alinhadas aos desafios do século XXI. O evento, preparatório para a Conferência Nacional em Brasília, reuniu estudantes, academia e setor público e privado, promovendo um ambiente democrático de discussões.
O RS, destaque nacional em inovação e pesquisa, continua liderando rankings e impulsionando o desenvolvimento. Essa iniciativa da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS e da Fundação de Amparo à Pesquisa, com apoio da Unisinos, contou com a participação de diversas entidades parceiras. Juntos, construímos o futuro da CT&I!