Grupo de Pesquisa aprova Projeto no Edital PqG FAPERGS

A FAPERGS divulgou, no dia 24 de outubro de 2019, o resultado final dos projetos de pesquisa aprovados junto ao Edital 05/2019 – Programa Pesquisador Gaúcho (PqG). Este edital teve como objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que visem a contribuir significativamente para o desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação no estado do Rio Grande do Sul.

No total, foram aprovados e financiados 238 projetos de pesquisa, sendo um deles coordenado pelo Prof. Hugo Alexandre Soares Guedes, integrante do Grupo de Pesquisa Rede Temática de Bio-óptica Aquática/CNPq.

Esse Grupo de Pesquisa é integrado por pesquisadores de diferentes instituições, bem como, seus laboratórios e equipes, para trocar informações, técnicas de medição e processamento de dados (espectrais, imagens de satélites e dados bio-ópticos), e elaborar projetos de pesquisa, ensino e extensão, visando o fortalecimento dessa área do conhecimento tão importante para a gestão dos recursos hídricos em território nacional.

O projeto aprovado é intitulado “Mapeamento de florações de cianobactérias usando imagens de satélite em um importante manancial de abastecimento de água no município de Pelotas, RS”. Esse projeto é uma parceria entre a Universidade Federal de Pelotas, o Serviço Autônomo de Saneamento de Pelotas (SANEP), a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o Instituto Federal Sul-riograndense campus Pelotas (IFSUL) e a Iowa State University/EUA.

Segue abaixo uma síntese do projeto:

A proliferação de algas representa uma ameaça significativa e crescente para os sistemas aquáticos, uma vez que deteriora a qualidade de água para usos humanos e ecológicos. O florescimento algal em um manancial usado para abastecimento pode alterar a qualidade da água tratada e causar problemas operacionais em várias etapas de tratamento. Todos esses problemas elevam o custo de produção da água e aumentam a necessidade de monitoramento da sua qualidade com maior frequência e em mais pontos do manancial. O processo natural de urbanização associado ao incremento de matéria orgânica traz como consequência a alteração do estado natural da água do “lago”, ocasionando transtornos ao SANEP durante o tratamento da água para consumo, e à população pelo consequente sabor e odor resultante da decomposição de cianobactérias. Atualmente, o monitoramento, identificação e controle das florações de cianobactérias na barragem é feita pela ETA Santa Bárbara, localizado a jusante do empreendimento, a qual trata um volume diário de 40.000 m3 de água. Os pontos de monitoramento são localizados nos principais afluentes e no ponto de captação, mas são insuficientes para se ter uma visão global do sistema. Há uma falta de informação sobre a distribuição espacial dessas florações, em função da grande área do manancial, altos custos envolvidos no monitoramento e limitações de tempo em análises. Desta forma, o objetivo principal do estudo é desenvolver um sistema de monitoramento de floração de algas para a barragem Santa Bárbara, Pelotas -RS, usando imagens MSI/Sentinel-2.

Publicado em 30/10/2019, na categoria Sem categoria.